RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NO PNBE 2008 PARA A EDUCAÇÃO INFANTILATIVAS SOBRE A FORMAÇÃO DA NAÇÃO

Autores

  • Paulo Vinicius Baptista da Silva
  • Verediane Cintia de Souza de Oliveira

Palavras-chave:

Relações étnico-raciais, Educação infantil, Literatura infanto-juvenil, Estratégias ideológicas, PNBE

Resumo

Esta pesquisa teve como objetivo central analisar as estratégias ideológicas presentes no acervo de 2008 do Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE) destinada à Educação Infantil. O estudo analisou os editais do PNBE (2003-2012) além de um acervo com vinte obras de literatura infanto-juvenil distribuídas em 2008. Utilizou-se do método da Hermenêutica da Profundidade (HP), sistema interpretativo que permite identificar a presença de relações assimétricas de poder. Observou, ainda que em baixa frequência, representações positivas de alguns personagens negros. Contudo, os personagens brancos, além de continuarem mais
frequentes, foram também mais detalhados. Além disso, analisou-se como o branco consta como norma social e pressupondo, inclusive, que os leitores presumidos sejam também brancos.

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Publicado

2015-12-16

Como Citar

Silva, P. V. B. da, & Oliveira, V. C. de S. de. (2015). RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NO PNBE 2008 PARA A EDUCAÇÃO INFANTILATIVAS SOBRE A FORMAÇÃO DA NAÇÃO. História E Diversidade, 6(1), 22–34. Recuperado de https://periodicos.unemat.br/index.php/historiaediversidade/article/view/863