JUNTANDO AS PONTAS NO ENSINO DE HISTÓRIA DA ÁFRICA: DO CHÃO DA ESCOLA PARA A UNIVERSIDADE

Autores

  • Valeska Garbinatto
  • Gerson Wasen Fraga

Palavras-chave:

Ensino de História da África, Experiências de Ensino, Currículos, Ensino Médio, Expansão do Ensino Superior

Resumo

O objetivo deste texto é refletir sobre duas experiências que envolvem o ensino de História da
África. De um lado, uma universidade federal nova, criada em uma zona de forte valorização ideológica da
cultura do migrante europeu, onde a disciplina de História da África aparece como obrigatória dentro da
grade curricular. De outro, a experiência em uma escola estadual de uma zona periférica de Porto Alegre
onde, através de uma reforma na grade curricular, implantou-se um programa que privilegia a História da
África e da cultura afro-brasileira no ensino secundário. Os autores procuraram, através de suas práticas, refletir sobre como estas experiências, aparentemente diversas, se relacionam, bem como sobre a importância
de estabelecer a necessária ligação entre tais realidades.

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Publicado

2015-12-16

Como Citar

Garbinatto, V., & Fraga, G. W. (2015). JUNTANDO AS PONTAS NO ENSINO DE HISTÓRIA DA ÁFRICA: DO CHÃO DA ESCOLA PARA A UNIVERSIDADE. História E Diversidade, 6(1), 35–50. Recuperado de https://periodicos.unemat.br/index.php/historiaediversidade/article/view/864