DIVERSIDADE E DIFERENÇA NO ESPAÇO ESCOLAR: DESAFIOS PARA A EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Autores

  • Tânia Mara Pedroso Müller
  • Jorge Luís Rodrigues dos Santos

Palavras-chave:

Igualdade, Diversidade, Diferença, Racismo

Resumo

A reflexão a que nos propomos neste texto visa resgatar o direito à diversidade e à diferença no
contexto da defesa da igualdade. Entendemos que a ressignificação da diferença e da diversidade pode ser
melhor compreendida sob a perspectiva da igualdade quando são utilizados termos que redefinem o sentido
do problema. Para tanto, apoiamo-nos nas análises realizadas sobre a temática que visaram a conjugação de
dados quantitativos e qualitativos, mensuráveis através de diferentes indicadores sociais e educacionais para
reflexão dos conceitos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BOTELHO, André; SCHWARCZ, Lilia Moritz. Cidadania e direitos: aproximações e rela-

ções. In: BOTELHO, André; SCHWARCZ, Lilia Moritz. Cidadania, um projeto em construção: minorias, justiça e direitos. São Paulo: Claro Enigma, 2012.

BOURDIEU, Pierre. A Escola conservadora: as desigualdades frente à escola e à cultura.

In:______. Escritos de educação. Organizadores Maria Alice Nogueira e Afrânio Catani.

Petrópolis, RJ: Vozes, 2007. p. 41-64.

CHAUÍ, Marilena. Cultura e democracia. Crítica e emancipácion: Revista latinoamericana de Ciencias Sociales, Buenos Aires: CLACSO, ano 1, n. 1, jun. 2008. Disponível

em: <http://bibliotecavirtual.clacso.org.ar/ar/libros/secret/CyE/cye3S2a.pdf>. Acesso em:

/03/2015.

COELHO, Wilma de Nazaré Baía; COELHO Mauro Cezar (Orgs.). Raça, cor e diferença:

a escola e a diversidade. Belo Horizonte: Mazza, 2012.

COUTINHO, Diogo R. Diminuição das desigualdades deve ser comemorada com cautela. Instituto Humanitas Unisinos (IHU). Entrevistas, 28 de outubro de 2013. Disponível

em: <http://www.ihu.unisinos.br/entrevistas/diminuicao-das-desigualdades-deve-sercomemorada-com-cautela-entrevista-especial-com-diogo-coutinho/525027-diminuicao-das-desigualdades-deve-ser-comemorada-com-cautela-entrevista-especial-com-diogo-coutinho>.

Acesso em: 04/02/2015.

FERNANDES, Florestan. O negro no mundo dos brancos. São Paulo: Difusão Europeia

do Livro, 1972.

FLEURI, Reinaldo Matias. Intercultura e educação. Revista Brasileira de Educação, n.

, p. 16-35, 2003. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_pdf&pid=S1413-24782003000200003&lng=en&nrm=iso&tlng=pt>. Acesso em: 08/03/2015.

FOUCAULT, Michel. A ordem do discurso. São Paulo: Edições Loyola, 1996.

FRIGOTTO, Gaudêncio. A produtividade da escola improdutiva: um (re) exame das

relações entre educação e estrutura econômica social e capitalista. São Paulo: Cortez, 1989.

GARCIA, Ronaldo Coutinho. Iniquidade social no Brasil: uma aproximação e uma tentativa de dimensionamento. Brasília: IPEA, 2003. Disponível em: <http://www.ipea.gov.br/

portal/images/stories/PDFs/TDs/td_0971.pdf>. Acesso em: 08/03/2015.

IPEA. Retrato das desigualdades de gênero e raça. Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada ... [et al.]. - 4ª ed. - Brasília: Ipea, 2011.

JULIA, Dominique. A cultura escolar como objeto historiográfico. Tradução Gizele de

Souza. Revista Brasileira de História da Educação, São Paulo, n. 1, 2001, p. 9-44.

MARCON, Telmo. Políticas de ação afirmativa no contexto da sociedade brasileira. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 93, n. 233, p. 11-33, jan./abr. 2012. Disponível em: . Acesso em:

/03/2015.

MCLAREN, Peter. Multiculturalismo revolucionário: pedagogia do dissenso para o novo

milênio. Porto Alegre: Arte Médicas Sul, 2000.

PAIXÃO, Marcelo. A dialética do bom aluno. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2008.

PERÉZ-GOMÉZ, A. I. A cultura escolar na sociedade neoliberal. Tradução Ernani Rosa.

Porto Alegre: Artmed Editora, 2001.

POCHAMANN, Marcio. Políticas sociais: acompanhamento e análise, Brasília: Ipea, v.

, n. 21, jun. 2011. Disponível em: <http://www.ipea.gov.br/portal/images/stories/PDFs/

politicas_sociais/bps_21_completo.pdf>. Acesso em: 08/03/2015.

SILVA, Tomaz Tadeu; HALL, Stuart; WOODWARD, Kathryn. Identidade e diferença. Petrópolis: Vozes, 2009.

THOMPSON, E. P. A formação da classe operária inglesa: a maldição de Adão. Tradução

Renato Busatto Neto, Cláudia Rocha de Almeida. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987. v. 2.

Downloads

Publicado

2015-12-16

Como Citar

Müller, T. M. P., & Santos, J. L. R. dos. (2015). DIVERSIDADE E DIFERENÇA NO ESPAÇO ESCOLAR: DESAFIOS PARA A EDUCAÇÃO INCLUSIVA. História E Diversidade, 6(1), 51–63. Recuperado de https://periodicos.unemat.br/index.php/historiaediversidade/article/view/865