DIVERSIDADE E DIFERENÇA NO ESPAÇO ESCOLAR: DESAFIOS PARA A EDUCAÇÃO INCLUSIVA
Palavras-chave:
Igualdade, Diversidade, Diferença, RacismoResumo
A reflexão a que nos propomos neste texto visa resgatar o direito à diversidade e à diferença nocontexto da defesa da igualdade. Entendemos que a ressignificação da diferença e da diversidade pode ser
melhor compreendida sob a perspectiva da igualdade quando são utilizados termos que redefinem o sentido
do problema. Para tanto, apoiamo-nos nas análises realizadas sobre a temática que visaram a conjugação de
dados quantitativos e qualitativos, mensuráveis através de diferentes indicadores sociais e educacionais para
reflexão dos conceitos.
Downloads
Referências
BOTELHO, André; SCHWARCZ, Lilia Moritz. Cidadania e direitos: aproximações e rela-
ções. In: BOTELHO, André; SCHWARCZ, Lilia Moritz. Cidadania, um projeto em construção: minorias, justiça e direitos. São Paulo: Claro Enigma, 2012.
BOURDIEU, Pierre. A Escola conservadora: as desigualdades frente à escola e à cultura.
In:______. Escritos de educação. Organizadores Maria Alice Nogueira e Afrânio Catani.
Petrópolis, RJ: Vozes, 2007. p. 41-64.
CHAUÍ, Marilena. Cultura e democracia. Crítica e emancipácion: Revista latinoamericana de Ciencias Sociales, Buenos Aires: CLACSO, ano 1, n. 1, jun. 2008. Disponível
em: <http://bibliotecavirtual.clacso.org.ar/ar/libros/secret/CyE/cye3S2a.pdf>. Acesso em:
/03/2015.
COELHO, Wilma de Nazaré Baía; COELHO Mauro Cezar (Orgs.). Raça, cor e diferença:
a escola e a diversidade. Belo Horizonte: Mazza, 2012.
COUTINHO, Diogo R. Diminuição das desigualdades deve ser comemorada com cautela. Instituto Humanitas Unisinos (IHU). Entrevistas, 28 de outubro de 2013. Disponível
Acesso em: 04/02/2015.
FERNANDES, Florestan. O negro no mundo dos brancos. São Paulo: Difusão Europeia
do Livro, 1972.
FLEURI, Reinaldo Matias. Intercultura e educação. Revista Brasileira de Educação, n.
, p. 16-35, 2003. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_pdf&pid=S1413-24782003000200003&lng=en&nrm=iso&tlng=pt>. Acesso em: 08/03/2015.
FOUCAULT, Michel. A ordem do discurso. São Paulo: Edições Loyola, 1996.
FRIGOTTO, Gaudêncio. A produtividade da escola improdutiva: um (re) exame das
relações entre educação e estrutura econômica social e capitalista. São Paulo: Cortez, 1989.
GARCIA, Ronaldo Coutinho. Iniquidade social no Brasil: uma aproximação e uma tentativa de dimensionamento. Brasília: IPEA, 2003. Disponível em: <http://www.ipea.gov.br/
portal/images/stories/PDFs/TDs/td_0971.pdf>. Acesso em: 08/03/2015.
IPEA. Retrato das desigualdades de gênero e raça. Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada ... [et al.]. - 4ª ed. - Brasília: Ipea, 2011.
JULIA, Dominique. A cultura escolar como objeto historiográfico. Tradução Gizele de
Souza. Revista Brasileira de História da Educação, São Paulo, n. 1, 2001, p. 9-44.
MARCON, Telmo. Políticas de ação afirmativa no contexto da sociedade brasileira. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 93, n. 233, p. 11-33, jan./abr. 2012. Disponível em: . Acesso em:
/03/2015.
MCLAREN, Peter. Multiculturalismo revolucionário: pedagogia do dissenso para o novo
milênio. Porto Alegre: Arte Médicas Sul, 2000.
PAIXÃO, Marcelo. A dialética do bom aluno. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2008.
PERÉZ-GOMÉZ, A. I. A cultura escolar na sociedade neoliberal. Tradução Ernani Rosa.
Porto Alegre: Artmed Editora, 2001.
POCHAMANN, Marcio. Políticas sociais: acompanhamento e análise, Brasília: Ipea, v.
, n. 21, jun. 2011. Disponível em: <http://www.ipea.gov.br/portal/images/stories/PDFs/
politicas_sociais/bps_21_completo.pdf>. Acesso em: 08/03/2015.
SILVA, Tomaz Tadeu; HALL, Stuart; WOODWARD, Kathryn. Identidade e diferença. Petrópolis: Vozes, 2009.
THOMPSON, E. P. A formação da classe operária inglesa: a maldição de Adão. Tradução
Renato Busatto Neto, Cláudia Rocha de Almeida. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987. v. 2.