A DIVERSIDADE NA HISTÓRIA ENSINADA NOS LIVROS DIDÁTICOS: MUDANÇAS E PERMANÊNCIAS NAS NARRATIVAS SOBRE A FORMAÇÃO DA NAÇÃO

Autores

  • Mauro Cezar Coelho
  • Wilma de Nazaré Baía Coelho

Palavras-chave:

Ensino de história, Diversidade cultural, Livro didático Nação, Leis 10.639/2003 e 11.645/2008

Resumo

A reflexão proposta discutirá a incorporação, pela literatura didática, das críticas ao “mito da democracia racial” nas abordagens sobre a formação nacional. A partir da análise de obras didáticas utilizadas
nas décadas de 1980, 1990 e 2000, pretende-se analisar as formas pelas quais um dos dispositivos daquele
“mito”, a ideologia da mestiçagem, é problematizado e conformado em saber histórico escolar. Argumentarse-á que a crítica àquela ideologia tornou-se mais presente na literatura didática, no entanto, ela não significou o abandono de alguns de seus pressupostos.

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Referências

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Publicado

2015-12-16

Como Citar

Coelho, M. C., & Coelho, W. de N. B. (2015). A DIVERSIDADE NA HISTÓRIA ENSINADA NOS LIVROS DIDÁTICOS: MUDANÇAS E PERMANÊNCIAS NAS NARRATIVAS SOBRE A FORMAÇÃO DA NAÇÃO. História E Diversidade, 6(1), 6–21. Recuperado de https://periodicos.unemat.br/index.php/historiaediversidade/article/view/866

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