DESCOLONIZANDO HISTÓRIAS DE ÁFRICA, CULTURAS AFRICANAS E DA DIÁSPORA
Palavras-chave:
Cultura, Ensino Dialógico, Intercultural, Intertextual, InterdisciplinarResumo
Analisando duas imagens com representações de modos de ser e lutar de povos africanos surpreende-se mais que profundas clivagens entre cosmovisões de povos europeus e povos em diáspora.Apreendendo que a expansão da superioridade da Europa realizou-se barbarizando culturas africanas, inferiorizando a humanidade de habitantes de África e Américas, argumenta-se por ensino/pesquisa de História
da África, culturas africanas e afro-brasileiras, como de povos indígenas, no avesso de fundamentos da modernidade ocidental, erguida sob pressupostos raciais e coloniais. Além atenção crítica a verdades e abstra-
ções de uma história universal, as Leis 10.639 e 11.645 potencializam ensino/aprendizagem interdisciplinar,
intercultural, intertextual, descolonizando nossos devires.
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Publicado
2015-12-16
Edição
Seção
DOSSIÊ
Como Citar
ANTONACCI, Maria Antonieta. DESCOLONIZANDO HISTÓRIAS DE ÁFRICA, CULTURAS AFRICANAS E DA DIÁSPORA. História e Diversidade, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 77–92, 2015. Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/historiaediversidade/article/view/868. Acesso em: 11 abr. 2025.