PERCEPÇÃO DE UMA PEDAGOGIA COLONIAL

Autores

  • Fábio Falcão Oliveira

Palavras-chave:

Bons Costumes, Ratio Studiorum, Normas Complementares, Professores, Mães e Educação

Resumo

O presente artigo tem como finalidade mostrar um pouco da configuração como Alexandre de
Gusmão entendia a educação. A pedagogia se manifesta, neste sentido, como práxis e forma de perceber
o mundo. Mas toda aplicação de Alexandre de Gusmão está pautado nos documentos da Companhia de
Jesus. O Ratio Studiorum e as Normas Complementares sempre se apresentam como bases de construção do
discurso deste jesuíta. Alexandre de Gusmão contribui e oferece sua parcela de contribuição e possibilita
entendermos como a educação apresenta-se no âmbito dos bons costumes.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

LIVROS E DOCUMENTOS

ABREU, C. de. Capítulos de História Colonial (1500 – 1800). Rio de Janeiro: Briguet,

, p. 220.

ALDEN, D. The Making of na Enterprise. The Society of Jesus in Portugal, Its Empire, and

Beyond/1540 – 1750. Califórnia: Stanford University Press, 1996.

CONSTITUIÇÕES DA COMPANHIA DE JESUS/Normas complementares. São Paulo:

Loyola, 2004.

GUSMÃO, Alexandre de. Escola de Bethlem, Jesvs Nascido no Prezepio. Pello P. Alexandre de Gusmão da Companhia de JESU da Provincia do Brazil. Dedicado Ao Patriarcha S. Ioseph. Évora: Na Officina da Universidade, 1678.

_____________________. Arte De Crear Bem Os Filhos Na Idade Da Puericia. Dedicada Ao Minino De Belem Iesv Nazareno. Dedicada Ao Minino de Belém, Iesv Nazareno.

Lisboa. Officina de Miguel Deslandes, Rua da Figueira, 1685.

_____________________. História do Predestinado Peregrino, e seu Irmam Precito,

Em a qual debaixo de huma misteriosa Parabola se descreve o successo feliz, do que se

ha de salvar, & a infeliz sorte do que se ha de condenar. Dedicada ao Peregrino Celestial,

S. Francisco de Xavier, Apostolo do Oriente. Évora: Officina da Universidade, 1685.

____________________. Sermão Que Pregou na Cathedral da Bahia de Todos os Santos. Lisboa. Officina de Miguel Manescal, 1686.

______________________. Meditação para Todos os dias da semana Pelo Exercício das

três potências da alma, conforme ensina S.to Ignácio Fundador da Companhia de Jesus.

Lisboa: Officina de Miguel Deslandes, 1689.

_______________________. Rosa de Nazareth nas Montanhas de Hebron, A Virgem

Nossa Senhora na Companhia de Jesv, Dedicada à mesma Soberana Virgem em sua gloriosa Assumpção. Lisboa: Officina Real Deslandesiana, 1715.

_______________________. Árvore da Vida, Jesus Crucificado. Dedicada à Santíssima

Virgem Maria N. S.Ra Dolorosa ao pè da Cruz. Obra Posthuma dada à estampa pelo P.

Martinho Borges, da mesma Companhia, Procurador Geral da Provincia do Brasil. Lisboa:

Officina De Bernardo Da Costa Carvalho, 1734.

______________________. “Carta do P. Alexandre de Gusmão Provincial ao P. Geral Tirso

González, da Baía, 4 de junho de 1687 [Seminário do P.e Alexandre de Gusmão em Belém

da Cachoeira]”. In_: FREITAS, César Augusto Martins Miranda de. Alexandre de Gusmão: Da Literatura Jesuíta de Intervenção Social/Tese de Doutoramento em Literaturas e

Culturas Românicas apresentada à Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Porto:

Universidade do Porto, 2011.

LEITE, S. História da Companhia de Jesus no Brasil, Tomo V. Lisboa: Portugália, 1945.

____________. História da Companhia de Jesus no Brasil, Tomo VII. Lisboa: Portugália,

LOYOLA, I. de. “SANTO INÁCIO DE LOYOLA/CARTAS”. In_: (org) COELHO, António

José, S.J. CARTAS, 2006, p. 296-297.

PEREIRA, N. M. Compêndio Narrativo do Peregrino da América. Rio de Janeiro: Academia Brasileira de Letras, 1959, p. 46.

PITTA, R. História da América Portuguesa. São Paulo/Rio de Janeiro/Porto Alegre: W.

M. Jackson Inc, 1958, p. 335;

“RATIO ATQUE INSTITUTIO STUDIORUM”. In_: FRANCA, Leonel. O Método Pedagó-

gico dos Jesuítas – O Ratio Atque Institutio Studiorum. Rio de Janeiro: AGIR, 1952.

RIEDEL, D. Coqueirais e Chapadões/Sergipe e Bahia, 2ª Ed. São Paulo: Editora Cultrix,

VAINFAS, R. “A Inquisição e o cristão-novo no Brasil Colonial”. In: (org) P. R. Pereira.

Brasiliana da biblioteca nacional: guia das fontes sobre o Brasil. 1ª ed. Rio de Janeiro:

Nova Fronteira, 2002

VIOTTI. H. A. O Anel e a Pedra/ dissertações históricas. Belo Horizonte/Rio de Janeiro:

Itatiaia Limitada, 1993.

DICIONÁRIO

CUNHA, A. G. da. Dicionário Etimológico – Nova Fronteira da língua Portuguesa. 2ª Ed.

Rio de Janeiro; Nova Fronteira, 1997.

MACHADO, D. B. Bibliotheca Lusitana – História, Crítica e Cronologia, Tomo I. Lisboa: Officina de António Isidoro da Fonseca (1741 – 1759), 1741.

SILVIA, I. F. da. Diccionário Bibliográphico Português/Aplicáveis a Portugal e ao Brasil,

Tomo I, Lisboa: Imprensa Nacional, 1858.

ARTIGOS DE REVISTAS ELETRÔNICAS

NASCIMENTO, M. I. M. “Instituições escolares no Brasil colonial e imperial”. In_: Revista HISTEDBR On-line. Campinas: Gráfica da Faculdade de Educação - Unicamp, n.28,

p.181 –203, dez. 2007. Disponível na World wide web: http://www.histedbr.fe.unicamp.br/

navegando/artigos_pdf/Maria_Isabel_M_Nascimento_artigo.pdf

OLIVEIRA, F. F. “No processo de uma Educação Colonial”. In_: Revista HISTEDBR On

-line: IX Seminário Nacional de Estudos e Pesquisas História, Educação e Sociedade no

Brasil, 2012, p. 2002. Disponível na World wide web: http://www.histedbr.fe.unicamp.br/

acer_histedbr/seminario/seminario9/PDFs/3.01.pdf

SILVA, P. J. C. da e MASSIMI, M. “A construção do Conhecimento psicológico na obra

História do Predestinado Peregrino e seu irmão Precito (1682) de Alexandre de Gusmão S.J.”.

In_: Revista da SBHC. Campinas: Unicamp, no 17, 1997, p. 71-80. Disponível na World

wide web: http://www.ifi.unicamp.br/~ghtc/sbhc.htm

DISSERTAÇÕES E TESES

FREITAS, C. A. M. M. de (2011). Alexandre de Gusmão: Da Literatura Jesuíta de Intervenção Social/Tese de Doutoramento em Literaturas e Culturas Românicas apresentada à

Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Porto: Universidade do Porto.

Downloads

Publicado

2015-12-16

Artigos Semelhantes

1-10 de 48

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.