PERCEPÇÃO DE UMA PEDAGOGIA COLONIAL

Autores

  • Fábio Falcão Oliveira

Palavras-chave:

Bons Costumes, Ratio Studiorum, Normas Complementares, Professores, Mães e Educação

Resumo

O presente artigo tem como finalidade mostrar um pouco da configuração como Alexandre de
Gusmão entendia a educação. A pedagogia se manifesta, neste sentido, como práxis e forma de perceber
o mundo. Mas toda aplicação de Alexandre de Gusmão está pautado nos documentos da Companhia de
Jesus. O Ratio Studiorum e as Normas Complementares sempre se apresentam como bases de construção do
discurso deste jesuíta. Alexandre de Gusmão contribui e oferece sua parcela de contribuição e possibilita
entendermos como a educação apresenta-se no âmbito dos bons costumes.

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Referências

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DISSERTAÇÕES E TESES

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Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Porto: Universidade do Porto.

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Publicado

2015-12-16

Como Citar

Oliveira, F. F. (2015). PERCEPÇÃO DE UMA PEDAGOGIA COLONIAL. História E Diversidade, 6(1), 195–209. Recuperado de https://periodicos.unemat.br/index.php/historiaediversidade/article/view/876