SABERES HISTÓRICOS ESCOLARES ENTRE O CURRÍCULO E O EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO (1998-2011)
Palavras-chave:
Ensino de História, currículo, história das disciplinas escolares, Exame Nacional do Ensino Médio.Resumo
Este artigo apresenta algumas reflexões realizadas na pesquisa de mestrado Currículo e Exame Nacional do Ensino Médio: rupturas e permanências na conformação dos saberes históricos escolares, a qual cotejou as Competências e Habilidades para a disciplina escolar História presentes em questões do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e as propostas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (PCNEM) e as Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN+). A análise das mudanças e permanências no período de 1998 a 2011 quanto à concepção da disciplina História presente nas provas, além das reformulações do ENEM pretendeu averiguar se ele pode ser considerado um instrumento que reflete a implementação dos PCNEM e PCN+ no território nacional.