Dinâmica de grupo no desenvolvimento de competências dos profissionais da saúde / Group dynamics in the development of competencies of health professionals / Dinámica de grupo en el desarrollo de competencias de los profesionales de la salud
DOI:
https://doi.org/10.30681/25261010Palavras-chave:
Competência Profissional, Avaliação de Processos, Habilidades SociaisResumo
Objetivo: descrever sobre a eficácia da técnica de dinâmica de grupo para a conscientização do desenvolvimento de competências dos profissionais da saúde. Metódo: trata-se de um ensaio reflexivo, construído em agosto de 2016, baseado em uma revisão de literatura e em experiência profissional na área de coaching e psicologia. Resultados: as competências, quando trabalhadas, geram oportunidades para que estudantes e profissionais redescubram suas potencialidades. A técnica da dinâmica de grupo contribui para o processo de reflexão, visando uma mudança mais consistente. Essa metodologia permite trabalhar emoções, razão e cognição, focando aspectos intrapessoal, interpessoal e grupal. A partir da dinâmica de grupo, obtêm como resultado um aprendizado para além do ambiente da atividade realizada, com uma visão racional, responsável, comprometida com a dignidade humana e a saúde integral do ser humano. Conclusão: os resultados foram afirmativos em relação a hipótese de que a técnica de dinâmica de grupo denominada Educação de Laboratório pode trazer contribuições para a reflexão acerca do desenvolvimento das competências dos profissionais de saúde.
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