Dinâmica de grupo no desenvolvimento de competências dos profissionais da saúde / Group dynamics in the development of competencies of health professionals / Dinámica de grupo en el desarrollo de competencias de los profesionales de la salud

Autores

  • Marisol Vincensi Massaroli Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT)

DOI:

https://doi.org/10.30681/25261010

Palavras-chave:

Competência Profissional, Avaliação de Processos, Habilidades Sociais

Resumo

Objetivo: descrever sobre a eficácia da técnica de dinâmica de grupo para a conscientização do desenvolvimento de competências dos profissionais da saúde. Metódo: trata-se de um ensaio reflexivo, construído em agosto de 2016, baseado em uma revisão de literatura e em experiência profissional na área de coaching e psicologia. Resultados: as competências, quando trabalhadas, geram oportunidades para que estudantes e profissionais redescubram suas potencialidades.  A técnica da dinâmica de grupo contribui para o processo de reflexão, visando uma mudança mais consistente. Essa metodologia permite trabalhar emoções, razão e cognição, focando aspectos intrapessoal, interpessoal e grupal. A partir da dinâmica de grupo, obtêm como resultado um aprendizado para além do ambiente da atividade realizada, com uma visão racional, responsável, comprometida com a dignidade humana e a saúde integral do ser humano. Conclusão: os resultados foram afirmativos em relação a hipótese de que a técnica de dinâmica de grupo denominada Educação de Laboratório pode trazer  contribuições para a reflexão acerca do desenvolvimento das competências dos profissionais de saúde.

Biografia do Autor

Marisol Vincensi Massaroli, Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT)

Psicóloga, Coach, Consultora e Palestrante. Mestre em Educação (UFRRJ). Psicóloga da Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT). Campo Novo do Parecis – Mato Grosso - Brasil.

Referências

Carletto B. Competências essenciais: contribuições para o aumento da competitividade. Anais do XXXV Encontro Nac. de Eng. De Produção. Porto Alegre; 2005.

Zabala A. Como aprender e ensinar competências. Porto Alegre: Artmed; 2010.

Delors J. Educação: Um Tesouro a Descobrir. São Paulo: Cortez; 1999.

Deluiz N. A Globalização Econômica e os Desafios à Formação Profissional - Boletim do SENAC. 1996; 22(2). [internet] 1996 [acesso 2010 agos 15] Disponível em: http://www.senac.br/informativo/bts/222/boltec222b.htm.

Dias GB, Brecker GV, Dutra JS, Ruas R, Ghedine T. Revisando a noção de competência na produção científica em administração: avanços e limites. IN. Dutra JS, Fleury MTL, Ruas R (org). Competência, Conceitos, Métodos e Experiência. São Paulo: Atla; 2010.

Perrenoud P. Construir as competências desde a escola. trad. Bruno Charles Magne. Porto Alegre: Artmed; 1999.

Marquis BL, Huston CJ. Administração e liderança em enfermagem: teoria e aplicação. Porto Alegre: Artes Médicas; 1999.

Ministério da Educação (BR). Conselho Nacional de Educação, Câmara de Educação Superior. Resolução CNE/CES, n° 3 de 9 de novembro de 2001. Dispõe sobre as Diretrizes Curriculares para os Cursos de Graduação em Enfermagem. [internet] 2001 [acesso 2016 nov 05] Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CES03.pdf acesso 05/11/2016

Moscovici F. Laboratório de Sensibilidade: um estudo exploratório. Rio de Janeiro: FGV; 1965.

Moscovici F. Desenvolvimento Interpessoal: treinamento em grupo. Rio de Janeiro: José Olympio; 2011.

Massaroli MV. Dinâmica de Grupo X competência na Educação: estratégias para auxiliá-lo em suas atividades. Curitiba: Appris; 2016.

Downloads

Publicado

2016-12-01

Como Citar

Vincensi Massaroli, M. (2016). Dinâmica de grupo no desenvolvimento de competências dos profissionais da saúde / Group dynamics in the development of competencies of health professionals / Dinámica de grupo en el desarrollo de competencias de los profesionales de la salud. Journal Health NPEPS, 1(2). https://doi.org/10.30681/25261010

Edição

Seção

Ensaio Teórico-Reflexivo/ Reflective Analysis/ Artículo de Reflexión