Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista JOURNAL HEALTH NPEPS?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

INFORMAÇÕES GERAIS

- Os artigos para publicação devem ser enviados exclusivamente à Journal Health NPEPS, não sendo permitida a apresentação simultânea a outro periódico, quer na íntegra ou parcialmente.

- Os manuscritos poderão ser encaminhados em Português, Espanhol ou Inglês.

- Na Journal Health NPEPS podem ser publicados artigos escritos por especialistas de outras áreas, desde que o tema seja de interesse para a área de Ciências da Saúde.

- Tem-se a exigência de originalidade na aceitação de artigo à revista.

- A submissão dos artigos é on-line no site: http://periodicos.unemat.br/index.php/jhnpeps

- Todos os autores deverão ser cadastrados na página da revista, informando ORCID e/ou ResearchID sendo que, uma vez submetido o artigo, a autoria não poderá ser modificada.

- A revista não cobra taxas para submissão e publicação.

- O encaminhamento do manuscrito, anexos e o preenchimento de todos os dados, são de inteira responsabilidade dos autores que estão submetendo o manuscrito.

- Também são de exclusiva responsabilidade dos autores, as opiniões e conceitos emitidos nos manuscritos, bem como a exatidão e procedência das citações, não refletindo necessariamente a posição/opinião do Conselho Diretor e Conselho Editorial da Journal Health NPEPS.

- A Revista não assume a responsabilidade por equívocos gramaticais, e se dá, portanto, ao direito de solicitar a revisão de português aos autores.

- O(s) autor(es) têm total responsabilidade pelo conteúdo do manuscrito.

- Quando do aceite do trabalho, o autor principal deverá indicar o papel desempenhado por cada autor do manuscrito, não sendo permitido inclusão de novos coautores.

- Antes da publicação, será encaminhado à todos os autores do manuscrito, a versão final para leitura de prova. Após o retorno desta versão pelos autores e publicação do artigo não será realizado alterações na ordem de autoria, grafia de nomes/sobrenomes, dados pessoais, e-mail, ORCID e endereço, caso o equívoco tenha sido do(s) autor(es).  

- O processo editorial segue a regulamentação da Associação Brasileira de Editores científicos - ABEC, o Código de Ética de Publicação Internacional e Orientação sobre Boa Prática em Publicações(COPE), de acordo com as recomendações da Elsevier, bem como a Declaração de Singapura.

- A revista apoia às políticas para registro de ensaios clínicos com inclusão de nome da base e número de registro do ensaio clínico.

- A revista adota os padrões para apresentação de resultados de pesquisa clínica indicados por ICJME, rede Equator e Organização Pan-americana de saúde (OPAS):

▪ Ensaio clínico randomizado - CONSORT (CheckList e Fluxograma)

▪ Estudos de acurácia diagnóstica - STARD ou TRIPOD

▪ Revisões sistemáticas e metanálises - PRISMA (Checklist e Fluxograma)

▪ Estudos observacionais em epidemiologia - STROBE

▪ Relatos de Casos – CARE

▪ Estudos qualitativos - COREQ ou SRQR

▪ Estudos de melhoria da qualidade - SQUIRE

▪ Protocolos de estudos - SPIRIT

▪ Estudos pré-clínicos em animais - ARRIVE

▪ Avaliação econômica - CHEERS

METADADOS

Nome completo de TODOS os autores (no máximo 8 autores por artigo), por extenso, como os demais dados, resumo da biografia (afiliação completa e credenciais), categoria profissional, maior título universitário, nome do departamento e instituição de origem, endereço eletrônico, cidade, estado e país devem ser completados no momento da submissão e informados apenas nos metadados.

Portanto, no manuscrito submetido em "doc" deve conter apenas o trabalho científico e não apresentar os nomes ou qualquer outra forma que identifique os autores.

 Para estudos multicêntricos, o número de autores pode ser superior a oito, todavia a submissão deve vir acompanhada de carta ao editor informando essa particularidade.

 

 AGRADECIMENTOS

- Os agradecimentos por ajuda financeira, assistência técnica e outros auxílios para a execução do trabalho não deverão ser mencionados no momento da submissão.

- Quando do aceite do trabalho, os autores serão orientados sobre a forma de proceder para realizar a sua inserção.

 - A informação referente ao financiamento da pesquisa deverá ser reportada com publicação de nome e número do projeto e agência financiadora da pesquisa.


DOCUMENTAÇÃO OBRIGATÓRIA

- Os autores dos trabalhos encaminhados para avaliação deverão assinalar sua concordância com a "Declaração de Direito Autoral" do CREATIVE COMMONS, o qual consta no Passo 1 da Submissão. Ao clicar no ícone do CREATIVE COMMONS (This obra is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Não a obras derivadas 3.0 Unported License) será aberta uma página que contém (em vários idiomas, inclusive o português) as condições da atribuição, uso não-comercial, vedada a criação de obras derivadas.

- Os manuscritos resultantes de estudos que envolvem seres humanos deverão indicar os procedimentos adotados para atender o constante da Resolução 466/2012 do Conselho Nacional de Saúde e indicar o número do protocolo de aprovação do projeto de pesquisa e a data da aprovação no Comitê de Ética em Pesquisa (CEP). Para os artigos oriundos de outros países os procedimentos adotados serão os constantes na Declaração de Helsinki (1975 e revisada em 1983). A carta de aprovação do CEP (digitalizada e em pdf) deverá ser anexada no momento da submissão no Passo "4 - Transferência de Documentos Suplementares".

Conflitos de interesses podem surgir quando autores, revisores ou editores possuem interesses que não são completamente aparentes, mas que podem influenciar seus julgamentos sobre o que é publicado. O conflito de interesses pode ser de ordem pessoal, comercial, político, acadêmico ou financeiro. Quando os autores submetem um manuscrito, seja um artigo ou carta, eles são responsáveis por reconhecer e revelar conflitos que possam influenciar seu trabalho.

 

PROCESSO DE JULGAMENTO DOS MANUSCRITOS

- Para publicação, além do atendimento às normas, serão considerados: atualidade, originalidade e relevância do tema, consistência científica e respeito às normas éticas.

- Os artigos enviados serão primeiramente analisados pela Comissão de Editoração em relação à adequação à linha editorial e às normas da revista, podendo, inclusive, apresentar sugestões aos autores para alterações que julgarem necessárias, por meio de um checklist. Nesse caso, o referido artigo será reavaliado. A decisão desta análise será comunicada aos autores. Posteriormente, a avaliação do artigo é realizada por dois consultores, membros do Conselho Editorial ou Ad-Hoc, convidados pela Comissão de Editoração, utilizando o sistema Double blind peer review, preservando a identidade dos autores e consultores. Os pareceres são apreciados por essa comissão que emite o parecer final, ou no caso de divergência entre os pareceres, solicita um terceiro parecer.

- O Conselho Diretor assegura o anonimato dos autores no processo de avaliação por pares, bem como o anonimato dos avaliadores e sigilo quanto à participação, o que lhes garante liberdade para julgamento.

- A avaliação indicará três possibilidades:

1- Favorável (pontuação 10): o manuscrito é aceito para publicação sem nenhuma alteração ou com pequenas alterações, as quais podem ser feitas pela Editoria da Revista. O trabalho não necessitará retornar ao autor. As pequenas alterações devem estar indicadas no parecer.

2- Favorável, desde que atendidas as reformulações indicadas neste parecer e/ou anotadas no texto (pontuação de 5 a 9): a proposta de publicação deve ser revista pelo autor. As recomendações devem ser acompanhadas de sugestões detalhadas que orientem o autor sobre os elementos a serem observados para melhorar a apresentação do trabalho.

3- Desfavorável (pontuação de 0 a 4): o manuscrito NÃO deve ser aceito para publicação. Isto porque deve ser completamente reformulado de acordo com as justificativas apresentadas no parecer.

- Os pareceres dos avaliadores serão disponibilizados on-line para o autor responsável pela submissão que terá o prazo de 15 (quinze) dias para atender as solicitações. Caso contrário, o manuscrito será ARQUIVADO, após envio de comunicado para todos os autores, por entender-se que não houve interesse em atender a solicitação para ajustes. Porém, se houver interesse ainda em publicá-lo, o artigo deverá ser submetido novamente, sendo iniciado novo processo de julgamento por pares. Os autores deverão manter seus e-mails atualizados para receber todas as comunicações.

- O autor, identificando a necessidade de solicitar uma errata, deverá enviá-la à Revista no prazo máximo de 15 dias após a publicação do artigo, e ficará a critério da Revista a decisão sobre sua relevância e possível divulgação.

 

CATEGORIAS DE MANUSCRITOS

 

Editorial\Editorial: de responsabilidade do Conselho Diretor da Revista, que poderá convidar autoridades para escrevê-lo. Limite máximo de cinco páginas.

Original Article\Artigos originais: são contribuições destinadas a divulgar resultados de pesquisa científica, original, inédita e concluída. Limite máximo de 25 páginas.

Review article\Artigo de revisão: as revisões podem ser sistemáticas, integrativas ou narrativas. Um artigo de revisão compreende avaliação crítica da literatura sobre temas específicos. Deve incluir uma seção que descreva os métodos utilizados para localizar, selecionar, extrair e sintetizar os dados e conclusões. Limite máximo de 20 páginas.

Case Report\Relato de experiência: relatos de experiências acadêmicas, profissionais, assistenciais, de extensão, de pesquisa, entre outras, relevantes para a área da saúde. Limite máximo de 15 páginas.

Reflective Analysis\Ensaio Crítico-reflexivo: formulações discursivas de efeito teorizante com fundamentação sobre a situação global em que se encontra determinado assunto. Matéria de caráter opinativo ou análise de questões que possam contribuir para o aprofundamento de temas relacionados à área da saúde. Limite máximo de 15 páginas.

Note Preview\Nota prévia: notas prévias de pesquisa, contendo dados inéditos e relevantes para área da saúde. Espaço destinado à síntese de Dissertação ou Tese em processo final de elaboração. Deverá conter todas as etapas do estudo, seguindo as mesmas normas exigidas para artigos originais. Limite máximo de três páginas.

 

FORMATAÇÃO DO MANUSCRITO:

 

Os textos devem ser digitados usando-se:

  • Formato Microsoft Word  (*.doc);
  • Papel tamanho A4 (210 x 297 mm), orientação retrato;
  • Espaçamento 1,0 (simples) entre linhas da primeira palavra do TÍTULO até os descritores do terceiro resumo. Espaçamento 1,5 entre linhas, em todo o texto, a partir da palavra INTRODUÇÃO;
  • Margens inferior e laterais de 2cm e superior de 3cm.
  • Fonte Trebuchet MS, tamanho 12;
  • Manuscrito no idioma principal do autor (Português, Inglês ou Espanhol);

 

Divisão: TÍTULO (3 idiomas), RESUMO (3 idiomas), INTRODUÇÃO, MÉTODO, RESULTADOS, DISCUSSÃO, CONCLUSÃO OU CONSIDERAÇÕES FINAIS, REFERÊNCIAS.

 

TÍTULO do manuscrito: inédito, conciso em até 15 palavras, porém informativo, excluindo localização geográfica da pesquisa e abreviações) nos idiomas português, inglês e espanhol.

  • Título de seção primária e resumo - maiúsculas e negrito. Ex.: TÍTULO; RESUMO; INTRODUÇÃO.
  • Título de seção secundária (subtítulos) – Primeira letra maiúscula e as demais em minúsculas e negritas. Ex: Princípios do cuidado em saúde (seção secundária).
  • Não utilizar marcadores ao longo do texto.

 

RESUMO: Conciso, em até 200 palavras, elaborado em parágrafo único, acompanhado de sua versão em Português (RESUMO), Inglês (ABSTRACT) e Espanhol (RESUMEN), começando pelo mesmo idioma do trabalho. O resumo deve ser estruturado nos itens: objetivo, método, resultados, conclusão ou considerações finais (os títulos desses itens devem estar em negrito). 

 

DESCRITORES: abaixo do resumo incluir 3 a 5 descritores segundo o índice dos Descritores em Ciências da Saúde - DeCS (http://decs.bvs.br) ou Medical Subject Headings – MESH (https://www.ncbi.nlm.nih.gov/mesh). Cada descritor utilizado será apresentado com a primeira letra maiúscula, sendo separados por ponto e vírgula(;).

Não usar os termos: Palavras-chave, Keywords e Palabras-clave.

Usar: Descritores, Descriptors e Descriptores, respectivamente em português, inglês e espanhol.

 

INTRODUÇÃO: deve ser breve, apresentar a questão norteadora, justificativa e objetivos coerentes com a proposta do estudo. Os objetivos devem ser incorporados no último parágrafo da introdução.


MÉTODO: indicar os métodos empregados, a população estudada, a fonte de dados e os critérios de seleção, os quais devem ser descritos de forma objetiva e completa. Inserir o número do protocolo e data de aprovação do projeto de pesquisa no Comitê de Ética em Pesquisa. Deve também referir que a pesquisa foi conduzida de acordo com os padrões éticos exigidos.

 

RESULTADOS: os resultados devem ser descritos em sequência lógica. Quando apresentar tabelas e ilustrações, o texto deve complementar e não repetir o que está descrito nestas.

 

DISCUSSÃO: A discussão pode ser redigida junto com os resultados (para estudos quantitativos, a discussão deve ser apresentada preferencialmente separada). A discussão deve conter comparação dos resultados com a literatura e a interpretação dos autores. Quanto à literatura, sugere-se a utilização de referências majoritariamente de artigos dos últimos cinco anos, com a inclusão de artigos internacionais e quando possível, utilizar artigos publicados na Journal Health NPEPS.

 

CONCLUSÃO OU CONSIDERAÇÕES FINAIS: as conclusões ou considerações finais devem destacar os achados mais importantes, comentar as limitações e implicações para novas pesquisas.

 

Depoimentos: em parágrafo individual, com recuo de 4 cm, fonte 10, espaço simples entre linhas e itálico para o texto, com o código que representar cada depoente entre parênteses e após o ponto, sem itálico. As intervenções dos autores ao que foi dito pelos participantes do estudo devem ser apresentadas entre colchetes.

 

Ilustrações: poderão ser incluídas até cinco (gráficos, quadros, tabelas e figuras), preferencialmente em preto e branco ou escala de cinza. O título dessas ilustrações deve ser com fonte 10, conforme as especificações a seguir:

  • Tabelas - devem ser elaboradas para reprodução direta pelo editor de layout, inseridas no texto, com a primeira letra da legenda em maiúscula descrita na parte superior, numeradas consecutivamente com algarismos arábicos na ordem em que foram citadas no texto, conteúdo em fonte 10 com a primeira letra em maiúscula, apresentadas em tamanho máximo de 14 x 21 cm (padrão da revista) e comprimento não deve exceder 55 linhas, incluindo título. Não usar linhas horizontais ou verticais internas. Empregar em cada coluna um título curto ou abreviado. Colocar material explicativo em notas abaixo da tabela, não no título. Explicar em notas todas as abreviaturas não padronizadas usadas em cada tabela. Em caso de usar dados de outra fonte, publicada ou não, obter permissão e indicar a fonte por completo.
  • Figuras: devem preferencialmente ser submetidas em alta resolução no formato JPG, JPEG ou TIFF. As figuras devem ser colocadas em arquivos separados, nomeados apenas com o número das figuras (ex.: Figura 1; Figura 2). Certifique-se que as mesmas têm uma resolução mínima de 300dpi.
  • Fotografias: devem ser enviadas com boa resolução (mínimo de 300dpi) no formato JPG, JPEG ou TIFF, preferencialmente, preparadas utilizando o Adobe Photoshop.
  • Gráficos: criados usando Microsoft Word ou Excel, devem ser salvos com a extensão original (.doc ou .xls). Eles não devem ser copiados ou colados de um programa para o outro.
  • Mapas e Ilustrações: devem ser vetorizadas (desenhados) profissionalmente utilizando os softwares CorelDraw ou Illustrator em alta resolução, e suas dimensões não devem ter mais que 21,5 x 28,0cm.
  • Imagens: produzidas em software estatístico devem ser convertidas para o formato Excel ou PowerPoint. Caso não seja possível, converter o arquivo para o formato JPG, JPEG ou TIFF com resolução de 300dpi, e enviar juntamente com o arquivo no formato original.

Símbolos, abreviaturas e siglas:  usar somente abreviaturas padronizadas. A não ser no caso das unidades de medida padrão, todos os termos abreviados devem ser escritos por extenso, seguidos de sua abreviatura entre parênteses, na primeira vez que aparecem no texto, mesmo que já tenha sido informado no resumo.

- Deve ser evitada a apresentação de apêndices (elaborados pelos autores) e anexos.

 

 

REFERÊNCIAS

 

A Journal Health NPEPS adota os "Requisitos Uniformes para Manuscritos Submetidos a Revistas Biomédicas" – Estilo Vancouver, publicado pelo Comitê Internacional de Editores de Revistas Médicas. O estilo Vancouver está disponível no site: https://www.nlm.nih.gov/bsd/uniform_requirements.html ou http://www.bu.ufsc.br/ccsm/vancouver.html (versão traduzida em português).

A Journal Health NPEPS não apoia a utilização de literatura cinzenta. Dessa forma, aceita-se o máximo de 15%.

Em relação ao período de publicação das referências utilizadas, 85% devem pertencer no mínimo aos últimos cinco anos.

Devem ser identificadas no texto por números arábicos sobrescritos, sem espaços da última palavra. Ao fazer a citação sequencial de autores, separe-as por um hífen, devendo ser indicados o primeiro e o último, Ex.: ...condições de saúde da população1-4. Quando intercalados, os números deverão ser separados por vírgula, Ex.: ...condições de saúde da população1-4,7. 

 

Na lista de referências, as referências devem ser numeradas consecutivamente (em negrito), conforme a ordem que forem mencionadas pela primeira vez no texto. Portanto, devem ser numeradas e normalizadas de acordo com o Estilo Vancouver.

EX: 1. Marques LC, Silva WRV, Lima VP, Nunes JT, Ferreira AGN, Fernandes MNF. Saúde mental materna: rastreando os riscos causadores da depressão pós-parto. J Health NPEPS. 2016; 1(2):145-159.

 

Quando o documento possui de um até seis autores, citar todos os autores, separados por vírgula. Quando possui mais de seis autores, citar todos os seis primeiros autores seguidos da expressão latina "et al".

 

Os títulos de periódicos devem ser referidos abreviados, de acordo com o Index Medicus: http://www.ncbi.nlm.nih.gov/sites/entrez?db=journals. Para abreviatura dos títulos de periódicos nacionais e latino-americanos, consultar o site: http://portal.revistas.bvs.br eliminando os pontos da abreviatura, com exceção do último ponto para separar do ano.

 

- Com relação à abreviatura dos meses dos periódicos - em inglês e alemão, abrevia-se os meses iniciando por maiúsculas; em português, espanhol, francês e italiano, em minúsculas. Ambos serão sem ponto como recomenda o Estilo Vancouver.

 

 

EXEMPLOS:

 

1 Artigo Padrão

Marques LC, Silva WRV, Lima VP, Nunes JT, Ferreira AGN, Fernandes MNF. Saúde mental materna: rastreando os riscos causadores da depressão pós-parto. J Health NPEPS. 2016; 1(2):145-159.

 

2 Com mais de seis autores 

Alves LR, Giacomini MA, Camelo SHH, Laus AM, Leal LA, Goulart BF, et al. Evidências sobre trabalho em equipe na atenção hospitalar. J Health NPEPS. 2016; 1(2):246-262.

 

3 Instituição como autor

Center for Disease Control. Protection against viral hepatitis: recomendations of the Immunization Practices Advisory Committee (ACIP). MMWR. 1990;39(RR-21):1-27.

 

4 Múltiplas instituições como autor

Guidelines of the American College of Cardiology; American Heart Association 2007 for the Management of Patients With Unstable Angina/Non-ST-Elevation Myocardial Infarction. Part VII. Kardiologiia. 2008;48(10):74-96. Russian.

 

5 Artigo de autoria pessoal e organizacional

Franks PW, Jablonski KA, Delahanty LM, McAteer JB, Kahn SE, Knowler WC. Diabetes Prevention Program Research Group. Assessing gene-treatment interactions at the FTO and INSIG2 loci on obesity-related traits in the Diabetes Prevention Program. Diabetologia. 2008;51(12):2214-23. Epub 2008 Oct 7.

 

6 Sem indicação de autoria

Best practice for managing patients' postoperative pain. Nurs Times. 2005;101(11):34-7.

 

7 Artigo no qual o nome do autor possui designação familiar (Júnior/Jr, Neto, Filho, 2nd, 3rd, 4th...)

Para brasileiros:

Sá BPL, Silva Júnior GL, Pereira ISSD. Alcoolismo e comorbidades em mulheres. J Health NPEPS. 2019; 4(1):62-79.

Patrício RAH, Fernandes Neto JAS. Maturidade em gerenciamento de projetos na administração pública: o caso da Fiocruz Brasília. J Health NPEPS. 2019; 4(1):269-281.

Moraes Filho JA, Rodrigues PCO, Reverdito RS. Prática esportiva e exercício físico na prevenção e tratamento da dependência química. J Health NPEPS. 2018; 3(2):304-307.

Para outras nacionalidades:

King JT Jr, Horowitz MB, Kassam AB, Yonas H, Roberts MS. The short form-12 and the measurement of health status in patients with cerebral aneurysms: performance, validity, and reliability. J Neurosurg. 2005; 102(3):489-94.

Infram JJ 3rd. Speaking of good health. Tenn Med. 2005 Feb; 98(2):53.

 

8 Artigo com indicação de subtítulo 

Sampaio LRL, Carvalho TB, Sampaio BLL, Fernandes MNM, Oliveira CC. Prevenção de lesões por pressão: conhecimento e ações de cuidadores e pacientes domiciliares. J Health NPEPS. 2019; 4(2):331-344.

 

9 Volume com suplemento

Travassos C, Martins M. Uma revisão sobre os conceitos de acesso e utilização de serviços de saúde. Cad Saúde Pública. 2004;20 Supl 2:190-8.

 

10 Fascículo com suplemento

Bochner R, Lemos ERS. Plantas tóxicas em espaços escolares infantis: do risco à informação. J Health NPEPS. 2017; 2(Supl 1):102-112.

 

11 Volume em parte 

Jiang Y, Jiang J, Xiong J, Cao J, Li N, Li G, et al. Retraction: Homocysteine-induced extracellular superoxide dismutase and its epigenetic mechanisms in monocytes. J Exp Biol. 2008;211(Pt 23):3764.

 

12 Fascículo em parte

Rilling WS, Drooz A. Multidisciplinary management of hepatocellular carcinoma. J Vasc Interv Radiol. 2002;13(9 Pt 2):S259-63.

 

13 Fascículo sem volume

Ribeiro LS. Uma visão sobre o tratamento dos doentes no sistema público de saúde. Rev USP. 1999;(43):55-9.

 

14 Sem volume e sem fascículo

Outreach: bringing HIV-positive individuals into care. HRSA Careaction. 2002 Jun:1-6.

 

15 Artigo com categoria indicada (revisão, abstract etc.)

Silva EP, Sudigursky D. Conceptions about palliative care: literature review. Concepciones sobre cuidados paliativos: revisión bibliográfica [revisão]. Acta paul enferm. 2008;21(3):504-8.

 

16 Artigo com paginação indicada por algarismos romanos

Stanhope M, Turner LM, Riley P. Vulnerable populations [preface]. Nurs Clin North Am. 2008;43(3):xiii-xvi.

 

17 Artigo contendo retratação

Duncan CP, Dealey C. Patients' feelings about hand washing, MRSA status and patient information. Br J Nurs. 2007;16(1):34-8. Retratação de: Bailey A. Br J Nurs. 2007;16(15):915.

 

18 Artigos com erratas publicadas

Pereira EG, Soares CB, Campos SMS. Proposal to construct the operational base of the educative work process in collective health. Rev Latinoam Enferm. 2007 nov-dez;15(6):1072-9. Errata en: Rev Latinoam Enferm. 2008;16(1):163.

 

19 Artigo publicado eletronicamente antes da versão impressa (ahead of print)

Ribeiro AM, Guimarães MJ, Lima MC, Sarinho SW, Coutinho SB. Fatores de risco para mortalidade neonatal em crianças com baixo peso ao nascer. Rev Saúde Pública. 2009;43(1). Epub 13 fev 2009.

 

20 Artigo provido de DOI (modelo utilizado somente quando solicitado pela Journal Health NPEPS)

Lima AMN, Ferreira MSM, Martins MMFPS, Fernandes CS. Influência dos cuidados de enfermagem de reabilitação na recuperação da independência funcional do paciente. J Health NPEPS. [internet] 2019 [acesso em 2019 dez 25]; 4(2):28-43. Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/jhnpeps/article/view/4062  doi: 10.30681/252610104062 


21 Artigo no prelo (In press)

Villa TCS, Ruffino-Netto A. Questionário para avaliação de desempenho de serviços de atenção básica no controle da tuberculose no Brasil. J Bras Pneumol. No prelo 2009.

 

 

Livros e outras monografias

 

1 Indivíduo como autor 

Waldow VR. Cuidar: expressão humanizadora da enfermagem. Petrópolis (RJ): Vozes; 2006.

 

2 Organizador, editor, coordenador como autor

Cianciarullo TI, Gualda DMR, Melleiro MM, Anabuki MH, organizadoras. Sistema de assistência de enfermagem: evolução e tendências. 3ª ed. São Paulo: Ícone; 2005.

 

3 Instituição como autor e publicador 

Ministério da Saúde (BR). Promoção da saúde: Carta de Otawa, Declaração de Adelaide, Declaração de Sunsvall, Declaração de Jacarta, Declaração de Bogotá. Brasília (DF): Ministério da Saúde; 2001.

 

4 Capítulo de livro 

Batista LE. Entre o biológico e o social: homens, masculinidade e saúde reprodutiva. In: Goldenberg P, Marsiglia RMG, Gomes MHA, organizadoras. O clássico e o novo: tendências, objetos e abordagens em ciências sociais e saúde. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz; 2003. p. 209-22.

 

5 Capítulo de livro, cujo autor é o mesmo da obra

Moreira A, Oguisso T. Profissionalização da enfermagem brasileira. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan; 2005. Gênese da profissionalização da enfermagem; p. 23-31.

 

6 Livro com indicação de série 

Kleinman A. Patients and healers in the context of the culture: an exploration of the borderland between anthropology, medicine and psychiatry. Berkeley: University of California Press; 1980. (Comparative studies of health systems and medical care; 3).

 

7 Livro sem autor/editor responsável

HIV/AIDs resources: a nationwide directory. 10th ed. Longmont (CO): Guides for Living; c2004. 792 p.

 

8 Livro com edição

Modlin IM, Sachs G. Acid related diseases: biology and treatment. 2nd ed. Philadelphia: Lippincott Williams & Wilkins; c2004. 522 p.

 

9 Livro com data de publicação/editora desconhecida e/ou estimada

Ministério da Saúde (BR). Secretaria de Recursos Humanos da Secretaria Geral. Capacitação de enfermeiros em saúde pública para o Sistema Único de Saúde: controle das doenças transmissíveis. Brasília: Ministério da Saúde; [199?]. 96 p.

 

Hoobler S. Adventures in medicine: one doctor's life amid the great discoveries of 1940-1990. [place unknown]: S.W. Hoobler; 1991. 109 p.

 

10 Livro de uma série com indicação de número

Malvárez, SM, Castrillón Agudelo, MC. Panorama de la fuerza de trabajo en enfermería en América Latina. Washington (DC): Organización Panamericana de la Salud; 2005. (OPS. Serie Desarrollo de Recursos Humanos HSR, 39).

 

11 Livro publicado também em um periódico 

Cardena E, Croyle K, editors. Acute reactions to trauma and psychotherapy: a multidisciplinary and international perspective. Binghamton (NY): Haworth Medical Press; 2005. 130 p. (Journal of Trauma & Dissociation; vol. 6, no. 2).

 

12 Dicionários e obras de referência similares

Souza LCA, editor. Dicionário de administração de medicamentos na enfermagem 2005/2006: AME. 4ª ed. Rio de Janeiro: EPUB; 2004. Metadona; p. 556-7.

 

13 Trabalho apresentado em evento 

Peduzzi M. Laços, compromissos e contradições existentes nas relações de trabalho na enfermagem. In: Anais do 53º Congresso Brasileiro de Enfermagem; 2001 out. 9-14; Curitiba. Curitiba: ABEn-Seção-PR; 2002. p. 167-82.

 

14 Trabalho apresentado em evento e publicado em periódico 

Imperiale AR. Obesidade, carne, gordura saturada e sedentarismo na carcinogênese do câncer do cólon. II Congresso Brasileiro de Nutrição e Câncer – GANEPÃO; 2006 maio 24-27; São Paulo, BR. Anais. (Rev bras med. 2006;63(Ed esp):8-9).

 

15 Dissertação e Tese 

Nóbrega MFB. Processo de Trabalho em Enfermagem na Dimensão do Gerenciamento do Cuidado em um Hospital Público de Ensino [dissertação]. Fortaleza: Universidade Estadual do Ceará; 2006. 161 p.

 

Bernardino E. Mudança do Modelo Gerencial em um Hospital de Ensino: a reconstrução da prática de enfermagem [tese]. São Paulo: Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem; 2007. 178 p.

 

Obs.:

Para Mestrado [dissertação], Tese de doutorado [tese], Tese de livre-docência [tese de livre-docência], Tese PhD [PhD Thesis], para Especialização e Trabalho de Conclusão de Curso [monografia]. Ao final da referência podem ser acrescentados o grau e a área do conhecimento. Ex.: Especialização em Gestão de Pessoas.

 

Documentos legais

Brasil. Ministério da Saúde. Portaria n. 399/GM, de 22 de fevereiro de 2006. Divulga o pacto pela saúde 2006 - consolidação do SUS e aprova as diretrizes operacionais do referido pacto. Diário Oficial da União, Brasília, 23 fev. 2006. Seção 1, p. 43-51.

 

Ministério da Educação (BR). Conselho Nacional de Educação, Câmara de Educação Básica. Parecer Nº16, de 5 de outubro de 1999: Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional de Nível Técnico. [internet] 1999 [acesso em 2006 Mar 26]. Disponível em:http://www.mec.gov.br/cne/parecer.shtm.

 

Material eletrônico

 

1 Artigo de revista em formato eletrônico

Morse SS. Factors in the emergence of infectious diseases. Emerg Infect Dis. [internet] 1995 Jan-Mar [cited 1996 Jun 5];(1):[24 screens]. Available from: http://www.cdc.gov/incidod/EID/eid.htm

 

2 Matéria publicada em site web

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Censo 2002. Rio de Janeiro; 2002 [acesso em 2006 jun. 12]. Disponível em: http://www.ibge.gov.br.

 

3 CD-ROM e DVD

Bradshaw S. The Millenium goals: dream or reality? [DVD]. London: TVE; C2004. 1 DVD: 27 min., sound, color, 4 3/4 in.

 

ORIENTAÇÕES GERAIS:

 

*As expressões contidas nas referências que determinam a edição e o tipo de material devem ser registradas na língua do artigo original. Por exemplo: 2ª ed., 2nd ed., [dissertation], [review].

 

*Para os autores brasileiros, o acesso ao documento eletrônico é registrado com a expressão entre colchetes [acesso em...], seguida da data de acesso em formato ano, mês e dia e o endereço eletrônico antecedido de “Disponível em:”

 

* Para os autores estrangeiros, indica-se a seguinte estrutura [cited 2009 Feb 13] e o endereço eletrônico antecedido da expressão “Available from:”

 

*As datas são sempre no formato ano, mês e dia, conforme o Estilo Vancouver.

 

 

 

 

 

CATEGORIES OF MANUSCRIPT


Editorial: the responsibility of the Board of Directors of the Journal, which may invite authorities to write it. Maximum limit of 5 pages.

Original Article: contributions intended to disseminate scientific research results, original, unpublished and completed. Maximum limit of 25 pages.


Review Article: reviews can be Systematic, Integrative, or Narrative. A review article includes critical literature review on specific topics. It should include a section describing the methods used to locate, select, extract, and synthesize data and conclusions. Maximum limit of 20 pages.


Case Report: reports of academic, professional, assistance, extension, research, among others, relevant to the health area. Maximum limit of 15 pages.

 

Reflective Analysis: discursive formulations of theorizing effect with foundation on the global situation in which a certain subject is found. Matter of opinion or analysis of issues that may contribute to the deepening of topics related to health. Maximum limit of 15 pages.


Note Preview: previous research notes, containing previously unpublished data relevant to health. Space destined to the synthesis of Dissertation or Thesis in final elaboration process. It should contain all steps of the study, following the same standards required for original articles. Maximum limit of three pages.

 

FORMATING THE MANUSCRIPT:

Texts must be typed using:

• Microsoft Word format (* .doc);

• A4 size paper (210 x 297 mm), portrait orientation;
• 1.0 (single) spacing between lines of the first word of the TITLE to the descriptors of the RESUMO. 1.5 spacing between lines, throughout the text, starting with the word INTRODUCTION;
• Lower and lateral margins of 2cm and higher of 3cm.
• Trebuchet MS Fountain, size 12;
• Number page in the lower right corner;
• Numbered and restarted lines to each page;
Manuscript in the main language of the author (English, Spanish or Portuguese);



Division: TITLE (3 languages), SUMMARY (3 languages), INTRODUCTION, METHOD, RESULTS AND DISCUSSION, FINAL CONSIDERATIONS, REFERENCES.



TITLE of the manuscript: unpublished, concise in up to 15 words, but informative, excluding geographical location of the research and abbreviations) in the Portuguese, English and Spanish languages.

 
Primary section title and abstract - uppercase and bold. Ex .: TITLE; SUMMARY; INTRODUCTION.


Secondary section title (subtitle) - First capital letter and the other lowercase and bold. Ex: Principles of health care (secondary section).

 

  • Do not use markers throughout the text.

 

ABSTRACT: Concise, in up to 200 words, prepared in a single paragraph, accompanied by its Portuguese version (ABSTRACT), English (ABSTRACT) and Spanish (ABSTRACT), beginning with the same language of work. The summary should be structured in the items: objective, method, results, final considerations or conclusions (the titles of these items must be in bold).

DESCRIPTORS: below the abstract include 3 to 5 descriptors according to the Index of Descriptors in Health Sciences - DeCS (http://decs.bvs.br) or Medical Subject Headings - MESH (https://www.ncbi.nlm.nih.gov/mesh). Each descriptor used will be presented with the first capital letter, separated by a semicolon (;).

 

Do not use the term: Keywords.

 

Use: Descriptors, Descritores and Descriptores, respectively in English, Portuguese and Spanish.



INTRODUCTION: It should be brief, present the guiding question, justification and objectives consistent with the study proposal. The objectives should be incorporated in the last paragraph of the introduction.


METHOD: Indicate the methods used, the population studied, the data source and the selection criteria, which should be described in an objective and complete manner. Enter the protocol number and approval date of the research project in the Research Ethics Committee. It should also be noted that the research was conducted in accordance with the ethical standards required.

RESULTS AND DISCUSSION: the results should be described in logical sequence. When presenting tables and illustrations, the text should complement and not repeat what is described in these. The discussion, which can be written together with the results, should contain a comparison of the results with the literature and the authors' interpretation. As for the literature, it is suggested to use references that are mostly articles and up-to-date (from the last five years) and it is also suggested to include international articles and when possible use articles published in Journal Health NPEPS.

CONCLUSION OR FINAL CONSIDERATIONS: conclusions or final considerations should highlight the most important findings, comment on the limitations and implications for further research.

 

Deposits: in individual paragraph, with 4 cm indentation, letter size 10 and simple space between lines) use italic for the text, with the code that represents each deponent in parentheses and after the point, without italics. The authors' interventions to what was said by the study participants should be presented in brackets.

 

Illustrations: up to five (graphs, tables, tables and figures) may be included in black and white or gray scale, according to the following specifications:

  • Tables - must be prepared for direct reproduction by the layout editor, inserted in the text, with the first letter of the caption in uppercase, numbered consecutively with Arabic numerals in the order they were cited in the text, font content 10 with The first letter in upper case, presented in a maximum size of 14 x 21 cm (journal standard) and length should not exceed 55 lines, including title. Do not use horizontal or vertical internal lines. Use a short or abbreviated title in each column. Put explanatory material in notes below the table, not in the title. Explain in notes all nonstandard abbreviations used in each table. In case of using data from another source, published or not, obtain permission and indicate the source completely.

    Figures: should preferably be submitted in high resolution in JPG, JPEG or TIFF format. Figures should be placed in separate files, named only with the number of the figures (eg Figure 1, Figure 2). Make sure they have a minimum resolution of 300dpi.

    Photographs: must be sent with good resolution (minimum of 300dpi) in JPG, JPEG or TIFF format, preferably prepared using Adobe Photoshop.

    Graphics: Created using Microsoft Word or Excel, must be saved with the original extension (.doc or .xls). They should not be copied or pasted from one program to another.

    Maps and Illustrations: must be professionally vectored (drawn) using CorelDraw or Illustrator software in high resolution, and its dimensions should be no more than 21.5 x 28.0cm.

    Images: produced in statistical software must be converted to Excel or PowerPoint format. If it is not possible, convert the file to JPG, JPEG or TIFF format with resolution of 300dpi, and send together with the file in the original format.

    Symbols, abbreviations and abbreviations: use only standard abbreviations. Except for standard units of measure, all abbreviated terms must be written in full, followed by their abbreviation in parentheses, the first time they appear in the text, even if you have already been informed in the abstract.

 

- Appendices (drawn up by the authors) and annexes should be avoided.


REFERENCES

Journal Health NPEPS adopts the "Uniform Requirements for Manuscripts Submitted to Biomedical Journals" - Vancouver Style, published by the International Committee of Medical Journal Editors. The Vancouver style is available at: https://www.nlm.nih.gov/bsd/uniform_requirements.html or http://www.bu.ufsc.br/ccsm/vancouver.html (translated version in Portuguese).

They should be identified in the text by superscript Arabic numerals, without spaces of the last word. In sequential citation of authors, separate them by a hyphen, and the first and last should be indicated, example: ... health conditions of the population1-4. When interleaved, the numbers should be separated by commas, example: ...health conditions of the population1-4,5.



In the list of references, references must be numbered consecutively in the order they are first mentioned in the text. Therefore, they should be numbered and standardized according to the Vancouver Style.

Example: 1. Marques LC, Silva WRV, Lima VP, Nunes JT, Ferreira AGN, Fernandes MNF. Saúde mental materna: rastreando os riscos causadores da depressão pós-parto. J Health NPEPS. 2016; 1(2):145-159.


When the document has one to six authors, cite all authors, separated by commas. When you have more than six authors, cite all six first authors followed by the Latin expression "et al".

Journal titles should be abbreviated, according to the Index Medicus: http://www.ncbi.nlm.nih.gov/sites/entrez?db=journals. For abbreviated titles of national and Latin American periodicals, consult the site: http://portal.revistas.bvs.br eliminating the abbreviation points, with the exception of the last point to separate from the year.

- In relation to the abbreviation of the months of the periodicals - in English and German, the months beginning with caps are abbreviated; In Portuguese, Spanish, French and Italian, in lower case. Both will be pointless as recommended by the Vancouver Style.

 

 

 

 

 CATEGORÍAS DE MANUSCRITOS

 

Editorial: la responsabilidad del Consejo Editorial, que pueden invitar a las autoridades para escribirlo. Límite máximo de 5 páginas.

 

Artículo original: Son contribuciones para difundir los resultados de investigaciones científicas, originales, inéditas y completas. Límite máximo de 25 páginas.

 

Artículo de revisión: las revisiones pueden ser Sistemáticas, Integrativas o Narrativas. Un artículo de revisión incluye una evaluación crítica de la literatura sobre temas específicos. Debe incluir una sección que describe los métodos utilizados para localizar, seleccionar, extraer y sintetizar los datos y conclusiones. Límite máximo de 20 páginas.

 

Reporte de caso: informes de carácter académico, profesional, salud, extensión, investigación, entre otros, relativos al área de la salud. Límite máximo de 15 páginas.

 

Artículo de reflexión: formulaciones discursivas con el razonamiento efecto teorizar sobre la situación general en el que se da materia. carácter dogmático de la materia o el análisis de las cuestiones que pueden contribuir a la profundización de los temas relacionados con la salud. Límite máximo de 15 páginas.

 

Nota prévia: notas de investigación anteriores que contienen datos no publicados relevantes para la salud. Espacio para la síntesis de la tesis en el proceso de redacción final. Debe contener todas las etapas del estudio, siguiendo las mismas pautas de los artículos originales. Límite máximo de 3 páginas.

 

FORMATO DEL ARTÍCULO:

 

Los artículos deben ser escritos usando:

 

  • Formato Microsoft Word  (*.doc);
  • Tamaño del papel A4 (210 x 297 mm), orientação retrato;
  • 1.0 (simple) espaciado entre líneas de la primera palabra del TÍTULO a los descriptores del RESUMO. 1.5 espaciado entre líneas, a lo largo del texto, comenzando con la palabra INTRODUCCIÓN;
  • Márgenes inferiores y laterales de 2cm e mayor de 3cm.
  • Fuente Trebuchet MS, tamaño 12;
  • Número de página en la esquina inferior derecha;
  • Líneas numeradas y reiniciar cada página;
  • Artículo en la idioma principal del autor (Espanhol, Inglês ou Português);

 

División: TÍTULO (3 idiomas), RESUMO (3 idiomas), INTRODUCCIÓN, MÉTODO, RESULTADOS Y DISCUSIÓN, CONSIDERACIONES FINALES, REFERÊNCIAS.

 

TÍTULO del artículo: Concisa hasta 15 palabras, pero informativo, con exclusión de la ubicación geográfica de la investigación y abreviaturas) en Portugués, Inglés y Español.

 

  • Título de sección primaria y resumen - mayúscula y en negrita. Ex.: TÍTULO; RESUMEN; INTRODUCCIÓN.
  • Título de sección secundaria (subtítulos)– Primera letra en mayúsculas y las minúsculas descanso y negritas. Ex: Princípios do cuidado em saúde (sección secundaria).
  • No utilice marcadores en todo el texto.

 

RESUMEN: Concisa, hasta 200 palabras, preparadas en un solo párrafo, acompañado de su versión en portugués (RESUMO), inglés (ABSTRACT) y español (RESUMEN), empezando por el mismo idioma de trabajo. El resumen debe ser estructurado en: objetivo, método, resultados, conclusíon o consideraciones finales (los títulos de estos artículos deben estar en negrita).

 

DESCRIPTORES: a continuación el resumen incluirá 3 a 5 descriptores de acuerdo con el índice de las Ciencias de la Salud - DeCS (http://decs.bvs.br) o Medical Subject Headings - MESH (https://www.ncbi.nlm.nih.gov/mesh). Cada descriptor utilizado será presentado con la primera letra en mayúscula, estando separados por un punto y coma (;).

No utilice los términos: Palavras-chave, Keywords e Palabras-clave.

Uso: Descriptores, Descriptors e Descritores, respectivamente em espanhol, inglés e português.

 

INTRODUCCIÓN: debe ser breve, presentando el problema de investigación, los fundamentos y objetivos coherentes con la propuesta de estudio. Los objetivos deben ser incorporados en el último párrafo de la introducción.


MÉTODO: indican los métodos empleados, la población estudiada, la fuente de datos y los criterios de selección, que deben ser descritas de forma objetiva y completamente. Introduce el número de protocolo y la fecha de aprobación del proyecto de investigación en el Comité de Ética de la Investigación. También hay que señalar que la encuesta se realizó de acuerdo con las normas éticas requeridas.

 

RESULTADOS Y DISCUSIÓN: los resultados deben ser descritos en una secuencia lógica. En la presentación de tablas e ilustraciones, el texto debe complementar y no repetir lo que se describe en los mismos. La discusión, que puede escribirse junto con los resultados debe contener la comparación de los resultados con la literatura y la interpretación de los autores. En cuanto a la literatura, se sugiere el uso de referencias en su mayoría artículos y actualizado (los últimos cinco años) y se sugiere también para incluir los documentos internacionales.

 

CONCLUSIÓN O CONSIDERACIONES FINALES: la conclusión o consideraciones finales deben destacar los hallazgos más importantes, revise las limitaciones e implicaciones para futuras investigaciones.

 

Testimonios: en el apartado individual, con retiro de 4 cm, tamaño de fuente 10, interlineado sencillo mediante itálico al texto con el código que representan a cada declarante paréntesis después del punto, sin itálico. Las intervenciones de los autores de lo que se ha dicho por los participantes deben tener entre paréntesis.

 

Ilustrações: Se pueden incluir hasta cinco (gráficos, tablas y figuras) en la escala blanco y negro o gris, de acuerdo con las siguientes especificaciones::

  • Tablas - Deben estar preparados para la reproducción directa por parte del editor de diseño, insertada en el texto, con la primera letra leyenda capitalizado se describe en la parte superior, numeradas consecutivamente con números arábigos en el orden en que se mencionan en el texto, la fuente de contenidos 10 con la primera letra capitalizar presentado en el tamaño máximo de 14 x 21 cm (estándar revisada) y longitud no debe exceder de 55 líneas, incluyendo título. No use líneas horizontales o verticales en el interior. Emplear en cada columna un título corto o abreviado. Coloque el material explicativo en notas por debajo de la mesa, no en el título. Explicar en las notas de todas las abreviaturas no usuales empleadas en cada mesa. En caso de utilizar otras fuentes de datos, publicados o no, obtener el permiso e indicar la fuente por completo.
  • Figuras: Se presentarán preferentemente en alta resolución JPG, JPEG o TIFF. Las figuras deben ser colocados en archivos separados, identificado únicamente con el número de cifras (por ejemplo:. Figura 1, Figura 2). Asegúrese de que tienen una resolución mínima de 300 ppp.
  • Fotos: Deben enviarse con buena resolution (mínimo 300 dpi) acerca de a JPG, JPEG, TIFF, preferiblemente preparado usando Adobe Photoshop.
  • Gráficos: crean utilizando Microsoft Word o Excel se deben guardar con la extensión original (.doc o .xls). No se deben copiar o pegar de un programa a otro.
  • Mapas e ilustraciones: debe ser vectorizado (dibujado) profesionalmente utilizando el software CorelDraw o Illustrator para alta resolución, y sus dimensiones no debe haber más de 21,5 x 28,0cm.
  • Imágenes: producidos en el software estadístico deben ser convertidos a formato Excel o PowerPoint. Si no se puede convertir el archivo en formato JPG, JPEG o TIFF con una resolución de 300 ppp, y enviar junto con el archivo en su formato original.
  • Símbolos, abreviaturas y acrónimos: Utilice únicamente abreviaturas ordinarias. Excepto en el caso de medidas estándar, todas las abreviaturas deben escribirse en su totalidad, seguido por su sigla entre paréntesis la primera vez que aparecen en el texto, incluso si ya se ha informado en el resumen.

 

- Se debe evitar dos apéndices (elaborados por los autores) y anexos.

 

 REFERÊNCIAS

 

El Diario de la Salud NPEPS adopta los "Requisitos de uniformidad para manuscritos enviados a revistas biomédicas" - Estilo Vancouver, publicado por el Comité Internacional de Editores de Revistas Médicas. El estilo de Vancouver está disponible en:https://www.nlm.nih.gov/bsd/uniform_requirements.html o http://www.bu.ufsc.br/ccsm/vancouver.html (versión traducida en portugués).

 

Ellos deben ser identificados en el texto con números arábigos en superíndice, sin los últimos espacios de palabra. Haciendo autores de citas secuenciales, separarlos por un guión, se debe dar la primera y última, Ej.: ...condições de saúde da população1-4. Cuando se combina, los números deben estar separados por comas, Ej.: ...condições de saúde da população1-4,5. 

 

En la lista de referencias, las referencias deben ser numeradas consecutivamente en el orden en que se mencionan por primera vez en el texto. Por lo tanto, deben ser numeradas y normalizado de acuerdo con el estilo Vancouver.

Ejemplo: 1. Marques LC, Silva WRV, Lima VP, Nunes JT, Ferreira AGN, Fernandes MNF. Saúde mental materna: rastreando os riscos causadores da depressão pós-parto. J Health NPEPS. 2016; 1(2):145-159.

Cuando el documento tiene de uno a seis autores, cite todos los autores, separados por comas. Cuando tiene más de seis autores, citar todos los seis primeros autores seguidos de la expresión latina "et al".

Los títulos de las revistas deben abreviarse dijo, de acuerdo con el Index Medicus: http://www.ncbi.nlm.nih.gov/sites/entrez?db=journals. Para abreviar los títulos de revistas nacionales y latinoamericanos, visite el sitio web: http://portal.revistas.bvs.br eliminando puntos de abreviación, a excepción del último punto para separar el año.

 - En cuanto a los meses de abreviación de revistas - en Inglés y alemán, los meses abreviados que comienzan con las letras mayúsculas; en portugués, español, francés e italiano, en minúsculas. Ambos estarán sin punto según lo recomendado por el estilo Vancouver. 

 

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".

    The contribution is original and unpublished, and is not being evaluated for publication by another journal; Otherwise, it should be justified in "Comments to the editor".

    La contribución es original e inédita, y no está siendo evaluado para su publicación en otra revista; de lo contrario, debe estar justificada en "Comentarios al editor."

  2. O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.

    The submission file is in Microsoft Word, OpenOffice or RTF format.

    El archivo de presentación es en Microsoft Word, OpenOffice o RTF.

  3. URLs para as referências foram informadas quando possível.

    URLs for referrals were informed when possible.

    URL de las referencias han sido posibles.

  4. O resumo está em espaço simples e o texto em espaçamento 1,5; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.

    The abstract is in simple space; Uses a 12-point font; Uses italic instead of underlining (except URL addresses); The figures and tables are inserted in the text, not at the end of the document in the form of attachments.

    El resumen es un espacio; utiliza una fuente de 12 puntos; se usa cursiva en vez de subrayado (exceptuando las direcciones URL); Las figuras y tablas se insertan en el texto, no al final del documento en forma de archivos adjuntos.

  5. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

    The text follows the style standards and bibliographic requirements described in Guidelines for Authors, on the About Journal page.

    El texto cumple con los requisitos bibliográficos y de estilo indicados en las Normas Autor, en la página Acerca de la revista.

  6. Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.

    In case of submission to a peer-reviewed section (eg articles), the instructions available under Ensuring blind peer evaluation were followed.

    En caso de presentación de una sección con revisión por pares (por ejemplo:. Artículos), se siguieron las instrucciones disponibles para garantizar la evaluación por los pares ciegos.

  7. Originalidade do estudo.

    Originality of the study.

    Originalidad de estudio.

 

Declaração de Direito Autoral

Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:

    1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
    2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
    3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.

 

Authors who publish in this journal agree to the following terms:


        a) Authors retain the copyright and grant the journal the right of first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License which allows the sharing of work with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.

        b) Authors are authorized to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
        c) Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this can generate productive changes as well as increase the impact and The citation of the published work.


Los autores que publican en esta revista están de acuerdo con los siguientes términos:

        a) Los autores conservan los derechos de autor y conceden el muñón derecho de la primera publicación de la obra al mismo tiempo licenciado bajo la licencia Creative Commons Atribución que permite compartir el trabajo con el reconocimiento de su publicación inicial en esta revista.
        b) Los autores son capaces de asumir contratos adicionales por separado, la distribución no exclusiva de la versión del artículo publicado en esta revista (por ejemplo: Publicar en el repositorio institucional o como un libro), con un reconocimiento de su publicación inicial en esta revista.
        c) Los autores están permitidos y alentados a publicar su trabajo en línea (por ejemplo: En repositorios institucionales o en su página web) en cualquier momento antes o durante el proceso de redacción, ya que puede dar lugar a intercambios productivos, así como aumentar el impacto y la citación de los trabajos publicados.

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

 

The names and addresses informed in this journal will be used exclusively for the services provided by this publication and are not made available for other purposes or to third parties.

 

Los nombres y direcciones de correo-e introducidos en esta revista se usarán exclusivamente para los servicios prestados por esta publicación y no está disponible para otros fines o para terceros.