Drogas psicoativas no contexto de trabalho do professor de escola pública / Psychoactive drugs in the context of work of the teacher of public school / Drogas psicoactivas en el contexto de trabajo del profesor de escuela pública

Autores

  • Tatiane Xavier Bauer Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) Campus Universitário do Araguaia (CUA) Curso de Enferamagem Professora substituta
  • Rosa Jacinto Volpato
  • Vagner Ferreira do Nascimento Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) Campus Universitário de Tangará da Serra Departamento de enfermagem
  • Elias Marcelino Rocha Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) Campus Universitário do Araguaia (CUA) Curso de Enferamagem
  • Pâmela Roberta Oliveira Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) Campus Universitário do Araguaia (CUA) Curso de Enferamagem
  • Maria Aparecida Sousa Oliveira Almeida Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) Campus Universitário do Araguaia (CUA)
  • Margarita Antonia Villar Luis Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP) Universidade de São Paulo (USP) Departamento de enfermagem psiquiátrica
  • Alisséia Guimarães Lemes Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) Campus Universitário do Araguaia (CUA) Curso de Enferamagem

DOI:

https://doi.org/10.30681/25261010

Palavras-chave:

Adolescente, Drogas, Ensino Médio, Professores, Prevenção

Resumo

Objetivo: investigar a presença de drogas psicoativas no contexto de trabalho do professor. Método: trata-se de um estudo descritivo com abordagem qualitativa, realizado no primeiro semestre de 2015, com 30 professores que atuavam em escolas de ensino médio público no interior de Mato Grosso. Utilizou-se um roteiro para a realização da entrevista audiogravada. Os dados foram analisados por meio da análise temática. Resultados: o estudo revelou que os professores estão cotidianamente em contato com estudantes consomem drogas psicoativas. Esses profissionais acreditam que a adolescência contribui para o uso de drogas psicoativas e que este consumo compromete o desempenho escolar. O estudo ainda revelou que dentro da escola tem sido abordado a temática sobre drogas psicoativas de forma esporádica, e consequentemente pouco eficaz. Verificou-se também que os professores sentem-se impotentes diante da problemática, principalmente por desconhecerem formas adequadas de abordagem com os estudantes. Conclusão: o estudo demonstrou a carência dos professores para o enfrentamento de questões referentes às drogas psicoativas nesse cenário, o que indica a necessidade de incluir esse conteúdo em formações continuadas e investimentos em projetos interdisciplinares com vistas a promover a qualidade de vida dos estudantes. 

Biografia do Autor

Tatiane Xavier Bauer, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) Campus Universitário do Araguaia (CUA) Curso de Enferamagem Professora substituta

Enfermeira. Profa. Substituta do curso de enfermagem da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Campus Universitário do Araguaia (CUA). Colaboradora do projeto de pesquisa em saúde mental da UFMT/CUA. Barra do Garças, MT, Brasil. E-mail: tati_txb@hotmail.com.

 

Rosa Jacinto Volpato

Enfermeira. Mestra em Enfermagem pela UFSCAR. Colaboradora no projeto de pesquisa em Saúde Mental da UFMT/CUA. Barra do Garças, MT, Brasil. E-mail: rosamjacinto@hotmail.com.

Vagner Ferreira do Nascimento, Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) Campus Universitário de Tangará da Serra Departamento de enfermagem

Enfermeiro. Doutor em Bioética pelo Centro Universitário São Camilo (CUSC), São Paulo, SP, Brasil. Docente Assistente da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT). Campus Universitário de Tangará da Serra. Departamento de Enfermagem. Colaborador no projeto de pesquisa em Saúde Mental da UFMT/CUA. Barra do Garças, MT, Brasil. E-mail: vagnerschon@hotmail.com.

Elias Marcelino Rocha, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) Campus Universitário do Araguaia (CUA) Curso de Enferamagem

Enfermeiro. Mestre em Ciências da Saúde. Colaborador no grupo de pesquisa em Saúde Mental da UFMT/CUA. Professor Assistente na Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Universitário do Araguaia. Barra do Garças – MT - Brasil. E-mail: elefamoso@hotmail.com.

Pâmela Roberta Oliveira, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) Campus Universitário do Araguaia (CUA) Curso de Enferamagem

Enfermeira. Doutoranda no programa de pós-graduação em enfermagem pela UFG/Goiânia. Professora Adjunto no curso de Enfermagem da UFMT/CUA. Barra do Garças, Mato Grosso, Brasil. E-mail: pamela_veira@yahoo.com.br.

Maria Aparecida Sousa Oliveira Almeida, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) Campus Universitário do Araguaia (CUA)

Enfermeira. Mestranda em Imunologia e Parasitologia Básica e Aplicadas pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Campus Universitário do Araguaia (CUA). Colaboradora do projeto de pesquisa em saúde mental da UFMT/CUA. Barra do Garças, MT, Brasil. E-mail: almeidacida@hotmail.com.

Margarita Antonia Villar Luis, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP) Universidade de São Paulo (USP) Departamento de enfermagem psiquiátrica

Enfa. Doutora em Enfermagem. Profa. Titular na Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP) da Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto, SP, Brasil. E-mail: margart@eerp.usp.br.

Alisséia Guimarães Lemes, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) Campus Universitário do Araguaia (CUA) Curso de Enferamagem

Enfermeira. Doutoranda em Enfermagem Psiquiátrica pela EERP/USP. Docente Assistente I no curso da enfermagem da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Campus Universitário do Araguaia (CUA). Coordenadora do projeto de pesquisa em Saúde Mental da UFMT/CUA. Barra do Garças, MT, Brasil. E-mail: alisseia@hotmail.com. Autor principal - Endereço para correspondência: Avenida Valdon Varjão, 6390. CEP 78600-000. Barra do Garças – MT- Brasil.

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Publicado

03/07/2018

Como Citar

Bauer, T. X., Volpato, R. J., Ferreira do Nascimento, V., Rocha, E. M., Oliveira, P. R., Almeida, M. A. S. O., Luis, M. A. V., & Lemes, A. G. (2018). Drogas psicoativas no contexto de trabalho do professor de escola pública / Psychoactive drugs in the context of work of the teacher of public school / Drogas psicoactivas en el contexto de trabajo del profesor de escuela pública. Journal Health NPEPS, 3(1), 166–184. https://doi.org/10.30681/25261010

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Artigo Original/ Original Article/ Artículo Originale

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