Características sociodemográficas e custo de hospitalizações por fratura de fêmur em idosos na Bahia/ Sociodemographic characteristics and cost of hospitalization for femur fracture in the elderly in Bahia/ Características sociodemográficas y costo de...

Autores

  • Alana Oliveira Porto Universidade do Estado da Bahia
  • Carla Bianca de Matos Leal Universidade do Estado da Bahia, Campus XII, Guanambi, Ba.
  • Marcela Andrade Rios Universidade do Estado da Bahia, Campus XII, Guanambi, Ba.
  • Talitha Sonally Soares Fernandes Universidade do Estado da Bahia, Guanambi, Ba.
  • Emanuella Soares Fraga Fernandes Universidade do Estado da Bahia, Guanambi, Ba.
  • Ricardo Bruno Santos Ferreira Universidade do Estado da Bahia, Guanambi, Ba.

Palavras-chave:

Epidemiologia, Saúde do Idoso, Hospitalização, Qualidade de vida, Saúde Pública.

Resumo

Objetivo: descrever os casos de internações por fratura de fêmur em idosos na Bahia entre os anos de 2012 e 2017, quanto às características sociodemográficas e o custo das hospitalizações. Método: trata-se de estudo ecológico e descritivo, realizado com dados de morbimortalidade hospitalar por fratura de fêmur em idosos na Bahia. Os dados foram coletados no sistema de informação hospitalar, disponibilizados pelo departamento de informática do Sistema Único de Saúde. Realizou-se cálculos de frequência relativa e coeficiente de letalidade. Resultados: houve 11.941 internações por fratura de fêmur em idosos nesse período. Verificaram-se, em sua maior parte, hospitalizações e óbitos prevalentes em mulheres, maiores de 80 anos e de cor ignorada, com taxa de letalidade de 4,4%. Conclusão: sugere-se a partir da ascensão do índice de hospitalizações por fratura de fêmur na Bahia, a necessidade de reforçar políticas públicas voltadas para o idoso, a fim de garantir maior acesso à saúde, melhor qualidade de vida e menor prejuízo social.

Biografia do Autor

Alana Oliveira Porto, Universidade do Estado da Bahia

Enfermeira pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Campus XII, Guanambi, BA, Brasil. Membra do Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Saúde Coletiva (GPISC), atuando na linha de pesquisa Políticas, Avaliação e Atenção à Saúde do Adulto. Guanambi, Ba, Brasil. Especialista em Saúde da Família com Ênfase em Saúde Pública pela Unopar. Guanambi, BA, Brasil. Residente Multiprofissional em Saúde da Família pela Fundação Estatal Saúde da Família - FESF-SUS. Camaçari, BA, Brasil

Carla Bianca de Matos Leal, Universidade do Estado da Bahia, Campus XII, Guanambi, Ba.

Bacharel em Enfermagem pela Universidade do Estado da Bahia UNEB - Campus XII (2018). Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem, atuando principalmente nos seguintes temas: saúde publica, indicadores de saúde e coeficientes de mortalidade. Membra do Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Saúda Coletiva (GPISC) na linha de pesquisa avaliação e atenção a saúde adulto, pela Universidade do Estado da Bahia UNEB. Atua como Docente no curso técnico em enfermagem no Centro de Estudo Técnico Criando Talentos - CETCT. Atua como Enfermeira de UTI Móvel pela Empresa Pai Bahia. Especialização em Saúde Pública com Ênfase em Saúde da Família pela UNOPAR (2019).

Marcela Andrade Rios, Universidade do Estado da Bahia, Campus XII, Guanambi, Ba.

acharel em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Especialista em Epidemiologia em Saúde do Trabalhador pelo Instituto de Saúde Coletiva, Universidade Federal da Bahia. Mestre em Enfermagem e Saúde pela UESB. Doutoranda em Enfermagem e Saúde pelo PPGES/UESB. Docente do curso de Bacharelado em Enfermagem da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), campus XII. Líder do grupo de pesquisa Interdisciplinar em Saúde Coletiva na UNEB e pesquisadora colaboradora no grupo Epidemiologia e Saúde da UESB. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, atuando principalmente nos seguintes temas: Epidemiologia, Sistemas de Informação em Saúde e Vigilância em Saúde do Trabalhador.

Talitha Sonally Soares Fernandes, Universidade do Estado da Bahia, Guanambi, Ba.

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (2007). Especialista em Urgência e Emergência. Especialista em Saúde Coletiva. Mestranda em Enfermagem pela Universidade Estadual de Feira de Santana. Integrante do Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Saúde Coletiva. Coordenadora do projeto de extensão Prevenir é o melhor remédio. Professora do projeto de extensão Adolescer. Atualmente é enfermeira do Hospital Regional de Guanambi e professora auxiliar da Universidade do Estado da Bahia - campus XII

Emanuella Soares Fraga Fernandes, Universidade do Estado da Bahia, Guanambi, Ba.

Bacharel em Enfermagem pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Especialista em Saúde Pública com Ênfase em Saúde da Família. Mestranda em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Professora auxiliar nível B do curso de enfermagem da Universidade do Estado da Bahia (UNEB/Departamento de Educação - Campus XII). Coordenadora do Projeto de Extensão: ?Adolescer? (UNEB/Departamento de Educação - Campus XII). Vice coordenadora do Projeto de Pesquisa ?Vulnerabilidade de Mulheres Negras ao Câncer de Colo de Útero e de Mama (UNEB/Departamento de Educação - Campus XII). Integrante do Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Saúde Coletiva (CNPQ/UNEB). Integrante do Grupo de Pesquisa Sobre Mulher, Gênero e Saúde (CNPQ/UNEB). Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Saúde Pública e em Saúde da Criança e do Adolescente.

Ricardo Bruno Santos Ferreira, Universidade do Estado da Bahia, Guanambi, Ba.

Enfermeiro, mestrando em enfermagem pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), graduado pela Universidade do Estado da Bahia e Especialista em Urgência e Emergência pela Faculdade Guanambi e Nefrologia pelo Centro Goiano de Ensino, Pesquisa e Pós-Graduação. Atualmente, é professor substituto na Universidade do Estado da Bahia e exerce a função de enfermeiro no Hospital do Rim de Guanambi, prestando assistência no setor de hemodiálise. É Membro do Grupo de Pesquisa interdisciplinar em Saúde Coletiva e do Grupo de Estudos em Educação, Religião, Cultura e Saúde. Estuda a área de Urgência e Emergências Clínicas, nefrologia, formação em enfermagem, princípios do Sistema Único de Saúde, movimentos sociais e Políticas de saúde para minorias.

Referências

Abreu EL, Oliveira MHA. Avaliacão da qualidade de vida dos pacientes submetidos à hemiartroplastia do quadril. Rev Bras Ortop. 2015; 50(5): 530–536.

Guimarães FAM, Belangero WD. Fatores de risco associados ao evento da fratura transtrocanteriana do fêmur. Rev Bras Med. 2014; 71(10).

Girondi JBR, Nothaft SCS, Santos SMA, Oliveira F, Sebold LF, Kempfer SS. Estudo do perfil de morbimortalidade entre idosos. Rev Enferm UFSM. 2013; 3(2):197-204.

DATASUS. Ministério da Saúde. Informações de Saúde, Epidemiológicas e Morbidade. 2018. Disponível em: http://datasus.saude.gov.br. Acesso em: 31 Mai 2019.

Cruz DT, Cruz FM, Chaoubah A, Leite ICG. Fatores associados a quedas recorrentes em uma coorte de idosos. Cad Saúde Colet. 2017; 25(4): 475-482.

Conceição AM, Filho FCG, Dias JP. Internações por fraturas de fêmur em Salvador, Bahia. Rev Baiana Saúde Pública. 2016; 40(2): 298-314.

Santana DF, Reis HFC, Ezequiel DJS, Ferraz DD. Perfil funcional, sociodemográfico e epidemiológico de idosos hospitalizados por fratura proximal de fêmur. Rev Kairós. 2015; 18(1): 217-234.

Rocha SA, Avila MAG, Bocchi SCM. Influência do cuidador informal na reabilitação do idoso em pós-operatório de fratura de fêmur proximal. Rev Gaúcha Enferm. 2016; 37(1): e51069.

Bortolon PC, Andrade CLT, Andrade CAF. O perfil das internações do SUS para fratura osteoporótica de fêmur em idosos no Brasil: uma descrição do triênio 2006-2008. Cad Saúde Pública. 2011; 27(4):733-742.

Bouxsein ML, Ealstell R, Lui LY, Wu LA, de Papp AE, Grauer A, et al. Change in Bone Density and Reduction in Fracture Risk: A Meta-Regression of Published Trials. J Bone Miner Res. 2019 Apr; 34 (4): 632-642.

Carvalho TC, Valle AP, Jacinto AF, Mayoral VFS, Villas-Boas PJF. Impact of hospitalization on the functional capacity of the elderly: A cohort study. Rev bras geriatr gerontol. 2018; 21(2): 134-142.

Felipe F, Mesadri PS, Teixeira S, Santos J, Pelegrini A. Atendimentos de emergência por causas externas não intencionais envolvendo idosos de Florianópolis, SC: VIVA 2006-2007. Estud interdiscipl envelhec. 2016; 21(1):235-248.

Caberlon IC, Bós AJG. Diferenças sazonais de quedas e fraturas em idosos gaúchos. Ciênc Saúde Coletiva. 2015; 20(12):3743-3752.

Soares DS, Mello LM, Silva AS, Nunes AA. Análise dos fatores associados a quedas com fratura de fêmur em idosos: um estudo caso-controle. Rev Bras Geriatr Gerontol, 2015; 18(2):239-248.

Nobre AC, Vieira VMSF, Nobre AC, Pamplona YAP. Caracterização do uso do alendronato para osteoporose na Atenção Primária à Saúde. Rev Bras Med Fam Comunidade. 2016; 11(38): 1-9.

Gosling T, Krettek C. Femurschaftfraktur. Der Unfallchirurg. 2019; 122:59.

Silva PZ, Schneider RH. O papel da vitamina D na força muscular em idosos. Acta Fisiatr. 2016; 23(2):96-101.

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE [Internet]. Distribuição Espacial da População Segundo Cor ou Raça. 2010. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/geociencias-novoportal/cartas-e-mapas/sociedade-e-economia/15963-distribuicao-espacial-da-populacao-segundo-cor-ou-raca-pretos-e-pardos.html?edicao=16125&t=sobre. Acesso em 02 Jun 2019.

Zajonz D, Behrens J, Brand AG, Hoch A, Fakler JKM, Roth A, et al. Femoral neck fractures in old age treated with hemiarthroplasty. Der Orthopade. 2019; 48(3):224-231.

Downloads

Publicado

2019-12-01

Como Citar

Porto, A. O., Leal, C. B. de M., Rios, M. A., Fernandes, T. S. S., Fernandes, E. S. F., & Ferreira, R. B. S. (2019). Características sociodemográficas e custo de hospitalizações por fratura de fêmur em idosos na Bahia/ Sociodemographic characteristics and cost of hospitalization for femur fracture in the elderly in Bahia/ Características sociodemográficas y costo de. Journal Health NPEPS, 4(2), 297–309. Recuperado de https://periodicos.unemat.br/index.php/jhnpeps/article/view/3823

Edição

Seção

Artigo Original/ Original Article/ Artículo Originale