LETRAMENTO LITERÁRIO: QUESTIONAMENTOS E REFLEXÕES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30681/moinhos.v1i12.10779

Palavras-chave:

Letramento literário, Literatura, Ensino

Resumo

Neste artigo, pretendemos refletir sobre o letramento literário: em que o mesmo se pauta? Ocupa um lugar diferente em relação ao letramento por si só? Como a literatura contribui para o processo de letramento? Com base em autores como Cosson (2014), Bamberger (1991), Jouve (2021), pretendemos discutir e refletir sobre essas e outras questões, de maneira que alcancemos um questionamento maior: por que estudar literatura?

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosana Arruda de Souza, Escola Estadual Evangélica Assembleia de Deus – SEDUC/MT

Doutorado em estudos literários pela UFMT. Professora de língua portuguesa na Escola Estadual Evangélica Assembleia de Deus – SEDUC/MT.

Clésio Lopes do Nascimento, Escola Estadual Evangélica Assembleia de Deus –SEDUC/MT

Professor de geografia. Especialização em metodologia do ensino fundamental pela UFG.

Referências

BAMBERGER, Richard. Como incentivar o hábito da leitura. Tradução de Octavio Mendes Cajado. 5.ed. São Paulo: Ática, 1991, p.10,68, 70,82, 84, 93-96). Tradução de: Promoting the reading habit.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais – Ensino Médio. Brasília: MEC, 1998.

CANDIDO, Antonio. Elementos de compreensão. In: CANDIDO, Antônio. Formação da literatura brasileira: momentos decisivos. 6ª ed. Belo Horizonte, Ed. Itatiaia, 1981, p.34-36.

COSSON, R. Letramento literário: teoria e prática. São Paulo: Editora Contexto, 2009.

COSSON, Rildo. Letramento literário. In: FRADE, Isabel Cristina Alves da Silva; et. al. Glossário Ceale: termos de alfabetização, leitura e escrita para educadores. Belo Horizonte – UFMG/Faculdade de Educação, 2014.

JOUVE, Vincent. Por que estudar literatura? Tradução de Marcos Bagno e Marcos Marcio lino. São Paulo: Parábola editorial, 2012.

PERRONE-MOISÉS, L. O ensino da literatura. In: NITRINI, S. Literatura, artes e saberes. São Paulo: Abralic/Hucitec, 2008. p.15.

SOARES, Magda. A escolarização da literatura infantil e juvenil. In EVANGELISTA, Aracy; BRINA, H. & MACHADO, M. Zélia (Org.). A escolarização da leitura literária: o jogo do livro infantil e juvenil. 2.ed. Belo Horizonte: CEALE/Autêntica, 2001.

SOUZA, Renata Junqueira de; COSSON, Rildo. Letramento literário: uma proposta para a sala de aula. In: UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA. Caderno de Formação: Formação de professores didática dos conteúdos. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2011. Cap.8, p.101 – 107. V. 10.

Downloads

Publicado

2023-01-13

Como Citar

Arruda de Souza, R., & Lopes do Nascimento, C. (2023). LETRAMENTO LITERÁRIO: QUESTIONAMENTOS E REFLEXÕES. Revista Moinhos, 1(12), 26–33. https://doi.org/10.30681/moinhos.v1i12.10779

Edição

Seção

Artigos