LETRAS E TINTAS REAIS: AS CORES SERTANEJAS DE RICARDO GUILHERME DICKE
DOI:
https://doi.org/10.30681/moinhos.v1i12.10780Palavras-chave:
Ricardo Gulherme Dicke, Estética do Realismo Grotesco, Literatura, PinturaResumo
O texto trata de Ricardo Guilherme Dicke, com o objetivo de fazer aproximações estéticas e temáticas entre sua obra literária e sua obra em telas. Um preâmbulo teórico destaca aspectos da estética dickeana, fundada no realismo grotesco; em seguida, faz-se breve análise das telas, cujos temas, de alguma forma, estão conectados com a literatura. Subjaz ao texto a hipótese de que o sublime e o grotesco constituem forças que ampliam a potência criadora de Ricardo Guilherme Dicke. Bakhtin (1996), Hugo (2010), Kant (2015) estão na base teórica do artigo, que pretende mostrar que o universo ficcional de Dicke insere-se em um arco narrativo que envolve tradição e disrupção.
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Referências
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