O UNIVERSO DISCIPLINAR SOBRE LEITURA, LITERATURA E ENSINO

Autores

  • Elizete Dall'Comune Hunhoff UNEMAT

DOI:

https://doi.org/10.30681/moinhos.v1i13.11617

Palavras-chave:

Leitura, Literatura, Ensino

Resumo

Reflete-se sobre como a prática da leitura pode proporcionar o ingresso do leitor na sociedade letrada. Para isso conferimos como esse ato pedagógico se tornou um processo necessário para melhorar a comunicação entre os seres humanos, pois, ao saber ler e interpretar, o indivíduo se torna independente e membro participativo da civilização moderna, apto a entender símbolos da comunicação. Buscou-se embasamento em textos de críticos envolvidos com pressupostos teóricos relativos à leitura e à literatura, visando a ampliar conhecimentos empíricos e práticos que possam orientar o profissional de Letras e outros, a vislumbrarem ações educativas sobre a leitura, a literatura e, por consequência, formar leitores protagonistas. Isso por entendermos que os índices, em pesquisas, atuais demonstram uma situação alarmante de reprovação nacional nesse quesito pedagógico.

Downloads

Biografia do Autor

  • Elizete Dall'Comune Hunhoff, UNEMAT

    Professora, doutora em Letras, USP/SP. Professora do Programa de Mestrado Profissional em Letras-UNEMAT, Cáceres, MT. Grupos de Pesquisa: LIPP-Literatura Infantojuvenil: Poesia e Prosa; LER: Leitura literatura e ensino.

Referências

BIASIOLI, Bruna Longo. As Interfaces da Literatura Infantojuvenil: Panorama entre o passado e o presente. Terra roxa e outras terras. Revista de Estudos Literários, 2007. Disponível em: http://www.uel.br/pos/letras/terraroxa/g_pdf/vol9/9_9.pdf.

COELHO, Nelly Novaes. Literatura infantil – Teoria, análise, didática. 1ª. Ed. São Paulo: Moderna, 2000.

FARIA, Ernesto Martins. Brasil reprovado em avaliação de leitura. 2023. Disponível em https://www.correiobraziliense.com.br/opiniao/2023/05/5097241

FULGÊNCIO, Lúcia. Como facilitar a leitura/ Lúcia Fulgêncio, Yara Goulart Liberato. 8.ed. São Paulo: contexto, 2004.

FERNANDES, Francisco; LUFT, Celso Pedro; GUIMARÃES, F. Marques. Dicionário brasileiro Globo. São Paulo: Globo, 2010.

KLEIMAN, Angela. Texto e Leitor: aspectos cognitivos da leitura. – 7ª Ed. Campinas, SP: Pontes, 2000.

LAJOLO, Marisa. Do mundo da leitura para a leitura do mundo. 6ª. Ed. São Paulo: Ática, 2006.

LEÃO, Denise Maria Maciel. Paradigmas contemporâneos de educação: escola tradicional e escola construtivista. Cadernos de Pesquisa, nº 107, p. 187-206, julho/1999. Disponível no site: http://www.scielo.br/pdf/cp/n107/n107a08.pdf.

MAGNANI, Maria do Rosário Mortatti. Leitura, literatura e escola. 2ª Ed. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

PAIVA, Fabrícia Vellasquez. A literatura infanto-juvenil na formação social do leitor: a voz do especialista e a vez do professor nos discursos do PNBE 2005/. Rio de Janeiro: UFRJ, FE, 2008. Dissertação (Mestrado). Disponível no site: http://www.educacao.ufrj.br/ppge/dissertacoes/dissertacao_fabricia_vellasquez.pdf.

PAULA, Vaniceia Gonçalina de Oliveira Gonçalves de; HUNHOFF, Elizete Dall’Comune. A leitura infantojuvenil e formação de leitores críticos. Revista Moinhos. V. 01. No. 01. 2012.

SAVIANI, Dermeval. História das ideias pedagógicas no Brasil. Campinas, SP: Autores Associados, 2007. Disponível no site: http://www.4shared.com/office/Qf_LD6TM/file.html.

SILVA, Ana Paula da. O embate entre a pedagogia tradicional e a educação nova: políticas e práticas educacionais na escola primária catarinense (1911-1945). Disponível no site: http://www.ucs.br/etc/conferencias/index.php/anpedsul/9anpedsul/paper/viewFile/1259/13.

SOLÉ, Izabel. Estratégias de leitura. 6.Ed. - Porto Alegre: Artmed, 1998.

TEIXEIRA, Tatiana Gloor; BEVILAQUA, Ceres Helena Ziegler. Leitura e literatura infantojuvenil: a contradição da prática. 2007 Disponível em http://www.pucrs.br/edipucrs/CILLIJ/do-texto-ao-leitor/Leitura_e_literatura_infanto juvenil_a_contradicao_da_pratica.pdf.

ZILBERMAN, Regina. Estética da criação verbal. São Paulo: Ática, 1989.

ZILBERMAN, Regina. O papel da literatura na escola. Via Atlântida. São Paulo, no. 14. Dez. 2008.

Downloads

Publicado

2023-08-28

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Hunhoff, E. D. (2023). O UNIVERSO DISCIPLINAR SOBRE LEITURA, LITERATURA E ENSINO. Revista Moinhos, 1(13), 9-26. https://doi.org/10.30681/moinhos.v1i13.11617