O UNIVERSO DISCIPLINAR SOBRE LEITURA, LITERATURA E ENSINO

Autores

  • Elizete Dall'Comune Hunhoff UNEMAT

DOI:

https://doi.org/10.30681/moinhos.v1i13.11617

Palavras-chave:

Leitura, Literatura, Ensino

Resumo

Reflete-se sobre como a prática da leitura pode proporcionar o ingresso do leitor na sociedade letrada. Para isso conferimos como esse ato pedagógico se tornou um processo necessário para melhorar a comunicação entre os seres humanos, pois, ao saber ler e interpretar, o indivíduo se torna independente e membro participativo da civilização moderna, apto a entender símbolos da comunicação. Buscou-se embasamento em textos de críticos envolvidos com pressupostos teóricos relativos à leitura e à literatura, visando a ampliar conhecimentos empíricos e práticos que possam orientar o profissional de Letras e outros, a vislumbrarem ações educativas sobre a leitura, a literatura e, por consequência, formar leitores protagonistas. Isso por entendermos que os índices, em pesquisas, atuais demonstram uma situação alarmante de reprovação nacional nesse quesito pedagógico.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Elizete Dall'Comune Hunhoff, UNEMAT

    Professora, doutora em Letras, USP/SP. Professora do Programa de Mestrado Profissional em Letras-UNEMAT, Cáceres, MT. Grupos de Pesquisa: LIPP-Literatura Infantojuvenil: Poesia e Prosa; LER: Leitura literatura e ensino.

Referências

BIASIOLI, Bruna Longo. As Interfaces da Literatura Infantojuvenil: Panorama entre o passado e o presente. Terra roxa e outras terras. Revista de Estudos Literários, 2007. Disponível em: http://www.uel.br/pos/letras/terraroxa/g_pdf/vol9/9_9.pdf.

COELHO, Nelly Novaes. Literatura infantil – Teoria, análise, didática. 1ª. Ed. São Paulo: Moderna, 2000.

FARIA, Ernesto Martins. Brasil reprovado em avaliação de leitura. 2023. Disponível em https://www.correiobraziliense.com.br/opiniao/2023/05/5097241

FULGÊNCIO, Lúcia. Como facilitar a leitura/ Lúcia Fulgêncio, Yara Goulart Liberato. 8.ed. São Paulo: contexto, 2004.

FERNANDES, Francisco; LUFT, Celso Pedro; GUIMARÃES, F. Marques. Dicionário brasileiro Globo. São Paulo: Globo, 2010.

KLEIMAN, Angela. Texto e Leitor: aspectos cognitivos da leitura. – 7ª Ed. Campinas, SP: Pontes, 2000.

LAJOLO, Marisa. Do mundo da leitura para a leitura do mundo. 6ª. Ed. São Paulo: Ática, 2006.

LEÃO, Denise Maria Maciel. Paradigmas contemporâneos de educação: escola tradicional e escola construtivista. Cadernos de Pesquisa, nº 107, p. 187-206, julho/1999. Disponível no site: http://www.scielo.br/pdf/cp/n107/n107a08.pdf. DOI: https://doi.org/10.1590/S0100-15741999000200008

MAGNANI, Maria do Rosário Mortatti. Leitura, literatura e escola. 2ª Ed. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

PAIVA, Fabrícia Vellasquez. A literatura infanto-juvenil na formação social do leitor: a voz do especialista e a vez do professor nos discursos do PNBE 2005/. Rio de Janeiro: UFRJ, FE, 2008. Dissertação (Mestrado). Disponível no site: http://www.educacao.ufrj.br/ppge/dissertacoes/dissertacao_fabricia_vellasquez.pdf.

PAULA, Vaniceia Gonçalina de Oliveira Gonçalves de; HUNHOFF, Elizete Dall’Comune. A leitura infantojuvenil e formação de leitores críticos. Revista Moinhos. V. 01. No. 01. 2012.

SAVIANI, Dermeval. História das ideias pedagógicas no Brasil. Campinas, SP: Autores Associados, 2007. Disponível no site: http://www.4shared.com/office/Qf_LD6TM/file.html.

SILVA, Ana Paula da. O embate entre a pedagogia tradicional e a educação nova: políticas e práticas educacionais na escola primária catarinense (1911-1945). Disponível no site: http://www.ucs.br/etc/conferencias/index.php/anpedsul/9anpedsul/paper/viewFile/1259/13.

SOLÉ, Izabel. Estratégias de leitura. 6.Ed. - Porto Alegre: Artmed, 1998.

TEIXEIRA, Tatiana Gloor; BEVILAQUA, Ceres Helena Ziegler. Leitura e literatura infantojuvenil: a contradição da prática. 2007 Disponível em http://www.pucrs.br/edipucrs/CILLIJ/do-texto-ao-leitor/Leitura_e_literatura_infanto juvenil_a_contradicao_da_pratica.pdf.

ZILBERMAN, Regina. Estética da criação verbal. São Paulo: Ática, 1989.

ZILBERMAN, Regina. O papel da literatura na escola. Via Atlântida. São Paulo, no. 14. Dez. 2008. DOI: https://doi.org/10.11606/va.v0i14.50376

Downloads

Publicado

2023-08-28

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

O UNIVERSO DISCIPLINAR SOBRE LEITURA, LITERATURA E ENSINO. (2023). Revista Moinhos, 1(13), 9-26. https://doi.org/10.30681/moinhos.v1i13.11617

Artigos Semelhantes

21-30 de 138

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.