O UNIVERSO DISCIPLINAR SOBRE LEITURA, LITERATURA E ENSINO
DOI:
https://doi.org/10.30681/moinhos.v1i13.11617Palavras-chave:
Leitura, Literatura, EnsinoResumo
Reflete-se sobre como a prática da leitura pode proporcionar o ingresso do leitor na sociedade letrada. Para isso conferimos como esse ato pedagógico se tornou um processo necessário para melhorar a comunicação entre os seres humanos, pois, ao saber ler e interpretar, o indivíduo se torna independente e membro participativo da civilização moderna, apto a entender símbolos da comunicação. Buscou-se embasamento em textos de críticos envolvidos com pressupostos teóricos relativos à leitura e à literatura, visando a ampliar conhecimentos empíricos e práticos que possam orientar o profissional de Letras e outros, a vislumbrarem ações educativas sobre a leitura, a literatura e, por consequência, formar leitores protagonistas. Isso por entendermos que os índices, em pesquisas, atuais demonstram uma situação alarmante de reprovação nacional nesse quesito pedagógico.
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