LITERATURA INFANTOJUVENIL - UMA PROFESSORA MUITO MALUQUINHA, DE ZIRALDO, NO VIÉS DE UM ENSINO INOVADOR
DOI:
https://doi.org/10.30681/moinhos.v1i13.11618Palavras-chave:
Literatura infanto-juvenil, Leitura, EnsinoResumo
Neste estudo, propôs-se uma reflexão sobre a Literatura Infantojuvenil e sua contribuição na formação do senso estético e intelectual do leitor em formação, tendo como corpus a obra "Uma professora muito maluquinha", de Ziraldo Alves Pinto (1995). Reflete-se sobre as estratégias usadas pela personagem protagonista na arte de ensinar, a qual traz uma proposta inovadora de ensino para a época. Na obra, os métodos da professora são confrontados pelos seus pares (Séc. XX) que os consideravam muito avançados e, paradoxalmente, na contemporaneidade são os almejados, pois são inovadores e vão ao encontro do aluno ativo das gerações tecnológicas Z a alfa. Também, mostram-se os vieses da leitura que podem atuar como elementos construtivos para a formação do leitor, como formadores de opinião, além de apresentar a importância e a contribuição da Literatura Infantojuvenil nesse aspecto. Sentimos e entendemos o quanto cabe ao professor incentivar e motivar a formação leitora do aluno, pois, o seu papel é importante em toda etapa de desenvolvimento intelectual discente, no espaço escolar. Baseamo-nos em obras de diversos críticos, cujas ideais contribuíram para o desenvolvimento da compreensão sobre as relações entre leitura e literatura. Espera-se proporcionar, ao leitor deste trabalho, possibilidades de vislumbrar ações relativas ao incentivo da formação leitora e, consequentemente, à formação cidadã.
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