A CRIAÇÃO E/OU FORMAÇÃO DA IDENTIDADE FEMININA NA RUPTURA DE PARADIGMAS SOCIAIS NO CONTO "O ROSTO ATRÁS DO ROSTO", DE MARINA COLASANTI

Autores

  • Andreia Neves de Souza UNEMAT
  • Maria Elena dos Santos Gomes SEDUC/MT; UNEMAT

DOI:

https://doi.org/10.30681/moinhos.v1i13.11620

Palavras-chave:

Literatura, Paradigmas sociais, Identidade feminina, Ruptura

Resumo

Relativa ao mundo externo, as literaturas infantil e juvenil aprimoram e ampliam o vocabulário, o que contribui para o desenvolvimento de um pensamento crítico e reflexivo, bem como permite relacionar diferentes ideias e conhecimentos. Para além disso, a construção da identidade e das memórias por intermédio da literatura, a imersão no imaginário proporcionada pela leitura dessas obras e o contato com a linguagem literária e poética também podem auxiliar no processo de formação da identidade literária. Esta pesquisa se justifica pela sua importância  literária e também documental de uma literatura que registra, por meio da arte, as memórias e as identidades. Assim, neste trabalho se propôs a analisar a produção da escritora contemporânea Marina Colasanti, tendo como corpus a obra “O rosto atrás do rosto”, presente na coletânea Doze reis e a moça no labirinto do vento (2006). Essa escolha se deve ao fato de cultuar o papel da mulher contemporânea, como as personagens nas obras de Colasanti, evidenciando as expressões marcantes, como o feminino e a solidão da obra, ajuda a compreender o conceito de identidade, que é ideia central nas teorias literárias e sociais presentes em reflexões de diferentes áreas e orientações teóricas, como as análises em torno da memória e/ou da identidade na formação e na construção do ser na sociedade contemporânea. Para isso, esta pesquisa apresenta estudo bibliográfico, tomando-se, como referentes teóricos, autores que investigam sobre o contexto histórico e cultural no processo de construção identitária em formação, como Stuart Hall (2006), Zygmunt Bauman (2005), Bruno Bettelheim (2002), Hans Robert Jauss (1994), entre outros.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Andreia Neves de Souza, UNEMAT

    Especialista em Docência no ensino superior pela Faculdade de Educação São Luis-SP. Licenciada em Letras com habilitação em Língua e Literaturas de Língua Portuguesa e Língua Espanhola, ofertado pela Universidade do Estado de Mato Grosso UNEMAT, Polo de Comodoro, MT.

  • Maria Elena dos Santos Gomes, SEDUC/MT; UNEMAT

    Mestra em Estudos Literários pela Universidade Estadual de Mato Grosso - Campus de Tangará da Serra - MT. Especialista em Linguística: Língua e Discurso. Literatura Mato Grossense e licenciada em Letras com habilitação em Língua e Literaturas de Língua Portuguesa e Língua Inglesa, pela Universidade do Estado de Mato Grosso UNEMAT, Campus de Tangará da Serra - MT.

Referências

BAUMAN, Zygmunt. Identidade: Entrevista a Benedetto Vecchi/Zygmunt Bauman.

Tradução de Carlos Alberto Medeiros. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed, 2005.

BETTELHEIM, Bruno. A psicanálise dos contos de fadas. Tradução de Arlene Caetano. 16. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2002.

BETTELHEIM, Bruno. A psicanálise dos contos de fadas. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1980.

BORGES, Kelio Junior Santana; CÁNOVAS, Suzana Yolanda Machado Lenhardt. O conto de fadas moderno: a atualização do gênero na obra infanto-juvenil de Marina Colasanti. FronteiraZ. Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Literatura e Crítica Literária, [S. l.], n. 17, p. 137????154, 2016.

BOTTON, Alexandre Mariotto. Metodicamente sem método: procedimentos de leitura imanente em Notas de literatura de Theodor W. Adorno. 2014. 144 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1623642. Acesso em: 27 dez. 2022.

BOURDIEU, Pierre. O poder simbólico. Tradução de Fernando Tomaz. 7. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2004.

CANDIDO, Antonio. Literatura e sociedade. 8. ed. São Paulo: T. A. Queiroz, 2000.

CANDIDO, Antonio. O direito à literatura. In: Vários escritos. São Paulo: Duas cidades; Ouro sobre azul, p. 169-191, 1995.

COLASANTI, Marina. Doze reis e a moça no labirinto do vento. 12. ed. São Paulo: Global, 2006.

COLOMER, Teresa. A formação do leitor literário. São Paulo: Global Editora, 2003.

FARIA, Ederson de; SOUZA, Vera Lúcia Trevisan de. Sobre o conceito de identidade: apropriação em estudos sobre formação de professores. Psicologia Escolar e Educacional, v. 15, p. 35-42, 2011.

HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. 11. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2006.

HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. 3. ed. Tradução de Tomaz Tadeu da Silva e Guacira Lopes Louro. Rio de Janeiro: DP&A, 1999.

HALL, Stuart. Cultura e representação. Tradução de Daniel Miranda e Willian Oliveira. Rio de Janeiro: Ed. PUC- Rio: Apicuri, 2016.

JAUSS, Hans Robert. A história da literatura como provocação à teoria literária. São Paulo: Ática, 1994.

JOLLES, André. Formas simples: legenda, saga, mito, adivinha, ditado, caso, memorável, conto, chiste. Tradução de Álvaro Cabral. São Paulo: Cultrix, 1976.

MARTINS, Maria Helena. O que é leitura. 8. ed. São Paulo: Brasiliense, 1988.

PAGOTO, Cristian; RAMOS, Drielly da Fonseca; WAGNER, Jacqueline Marcelli Cordeiro. Entre leão e unicórnio: Um conto de fadas moderno. Diálogos & Saberes, v. 9, n. 1, p. 61-74, 2013.

SANTANA, Karla Cristina dos Santos Ferreira. Uma ideia toda azul, de Marina Colasanti: para muito além dos contos de fadas clássicos. Orientador: Aroldo José Abreu Pinto. 2015. 87 p. Dissertação de mestrado (Mestrado em Estudos Literários) - Universidade do Estado de Mato Grosso, Tangará da Serra-MT, 2015.

SILVA, Salma. O mito do amor em Marina Colasanti. Goiânia: Cânone Editorial, 2003.

TODOROV, Tzvetan. Os gêneros do discurso. Tradução de Elisa Angotti Kossovitch. São Paulo: Martins Fontes, 1980.

Downloads

Publicado

2023-08-28

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

A CRIAÇÃO E/OU FORMAÇÃO DA IDENTIDADE FEMININA NA RUPTURA DE PARADIGMAS SOCIAIS NO CONTO "O ROSTO ATRÁS DO ROSTO", DE MARINA COLASANTI. (2023). Revista Moinhos, 1(13), 62-73. https://doi.org/10.30681/moinhos.v1i13.11620

Artigos Semelhantes

1-10 de 103

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.