A CRIAÇÃO E/OU FORMAÇÃO DA IDENTIDADE FEMININA NA RUPTURA DE PARADIGMAS SOCIAIS NO CONTO "O ROSTO ATRÁS DO ROSTO", DE MARINA COLASANTI
DOI:
https://doi.org/10.30681/moinhos.v1i13.11620Palavras-chave:
Literatura, Paradigmas sociais, Identidade feminina, RupturaResumo
Relativa ao mundo externo, as literaturas infantil e juvenil aprimoram e ampliam o vocabulário, o que contribui para o desenvolvimento de um pensamento crítico e reflexivo, bem como permite relacionar diferentes ideias e conhecimentos. Para além disso, a construção da identidade e das memórias por intermédio da literatura, a imersão no imaginário proporcionada pela leitura dessas obras e o contato com a linguagem literária e poética também podem auxiliar no processo de formação da identidade literária. Esta pesquisa se justifica pela sua importância literária e também documental de uma literatura que registra, por meio da arte, as memórias e as identidades. Assim, neste trabalho se propôs a analisar a produção da escritora contemporânea Marina Colasanti, tendo como corpus a obra “O rosto atrás do rosto”, presente na coletânea Doze reis e a moça no labirinto do vento (2006). Essa escolha se deve ao fato de cultuar o papel da mulher contemporânea, como as personagens nas obras de Colasanti, evidenciando as expressões marcantes, como o feminino e a solidão da obra, ajuda a compreender o conceito de identidade, que é ideia central nas teorias literárias e sociais presentes em reflexões de diferentes áreas e orientações teóricas, como as análises em torno da memória e/ou da identidade na formação e na construção do ser na sociedade contemporânea. Para isso, esta pesquisa apresenta estudo bibliográfico, tomando-se, como referentes teóricos, autores que investigam sobre o contexto histórico e cultural no processo de construção identitária em formação, como Stuart Hall (2006), Zygmunt Bauman (2005), Bruno Bettelheim (2002), Hans Robert Jauss (1994), entre outros.
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