A IMPORTÂNCIA DA BIBLIOTECA ESCOLAR PARA A FORMAÇÃO DE LEITORES

Autores

  • Josiane Luiza de Oliveira UNEMAT
  • Simeire da Silva Santos SEDUC/MT; UNEMAT
  • Maria de Fátima Conceição SEDUC/MT; UNEMAT

DOI:

https://doi.org/10.30681/moinhos.v1i13.11622

Palavras-chave:

Leitura, Formação de leitores, Biblioteca, Escola

Resumo

Pensando na escola como instituição que cumpre um papel social de incentivar à prática leitora, este estudo discute sobre a importância da biblioteca escolar funcionar como suporte que colabora e auxilia a escola na promoção do hábito da leitura dos alunos, pois, com o advento da tecnologia, a biblioteca tem sido preterida, ou seja, pouco visitada ou explorada. As discussões aqui propostas baseiam-se nos estudos teóricos de Bordini e Aguiar (1988), Freire (2001), Lajolo (1993, 2022), e outros textos que servem de aporte teórico. A leitura, durante todo o processo escolar, oportuniza condições para que o aluno desenvolva uma boa escrita, amplie seu vocabulário, além disso, é responsável por suscitar o prazer e o deleite do leitor que viaja por inúmeros lugares e diferentes culturas, por meio dos textos. A leitura é ferramenta primordial na formação dos indivíduos, pois é por meio dela que os sujeitos são instigados a pensar e interpretar, tendo em vista ampliar suas experiências e visões de mundo. Posto isto, enfatizamos que ler não é apenas entender ou decifrar códigos, pois, aumenta a capacidade intelectual. Com o avanço da tecnologia e as diversas praticidades do mundo moderno, o livro perdeu um significativo espaço na vida das pessoas e, principalmente, dos jovens, tendo que disputar com as mídias sociais e com todas as inúmeras distrações tecnológicas que se pode imaginar. Contudo, o livro ainda é um objeto bastante utilizado para pesquisas e, ocasionalmente, para o prazer ou deleite.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Josiane Luiza de Oliveira, UNEMAT

    Mestranda pelo Programa de Pós-graduação em Estudos Literários na Universidade do Estado de Mato Grosso/UNEMAT, Tangará da Serra-MT

  • Simeire da Silva Santos, SEDUC/MT; UNEMAT

    Mestranda pelo Programa de Pós-graduação em Estudos Literários na Universidade do Estado de Mato Grosso/UNEMAT, Tangará da Serra-MT. Professora da Rede Estadual de Educação da Secretaria de Estado do Mato Grosso, Brasil.

  • Maria de Fátima Conceição, SEDUC/MT; UNEMAT

    Mestra em Língua Portuguesa e Literatura pela UNEMAT, MT. Possui graduação em Letras- Português e Literaturas pela Universidade Federal de Mato Grosso. Professora da Educação básica da Secretaria de Estado de Educação do Estado do Mato Grosso – SEDUC. Grupos de pesquisa: “Grupos de Pesquisa: Literatura Infantojuvenil: Poesia e Prosa LIPP”; “Leitura, Literatura e Ensino – LER”. Liga-se à Linha de pesquisa Linguagens e ensino.

Referências

AGUIAR, V. T. A formação do leitor. In: João Luis Cardoso Tápias Ceccantini. (Org.). Pedagogia cidadã: cadernos de formação. São Paulo: UNESP, 2004, v. 2, p. 17-30.

BAMBERGER, Richard. Como incentivar o hábito da leitura. Unesco: Ática, 1995.

BORDINI, M. G.; AGUIAR, V. T. Literatura: a formação do leitor: alternativas metodológicas. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1988.

CAMPELLO, B. S. Bibliotecas escolares e Biblioteconomia escolar no Brasil. Biblioteca Escolar em Revista. v. 4, n. 1, p. 1-25. 2015.

CHAGAS, F. A. O. A invisibilidade das bibliotecas escolares. CIAIQ2016. v. 1. 2016.

CORSINO, P.; VILELA, R.; TRAVASSOS, S. Reflexões sobre políticas de livro e leitura de secretarias municipais de educação do Estado do Rio de Janeiro. Estud. Lit. Bras. Contemp., Brasília, n. 50, p. 351-377, Apr. 2017.

DIVINO, Adriana Valentin do Amor. A importância da biblioteca escolar na formação de leitores: práticas de leitura desenvolvidas pela Biblioteca do Instituto Inove. 2019. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia e Documentação) - Instituto de Arte e Comunicação Social, Universidade Federal Fluminense, 2019.

FREIRE, Paulo. Carta de Paulo Freire aos professores. In: Estudos Avançados 15 (41) 2001. Disponível em: http://www.periodicos.usp.br/eav/article/view/9805. Acessado em 04 de Mar de 2023.

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. São Paulo: Autores Associados: Cortez, 1989.

GASQUE, K. C. G. D.; SILVESTRE, F. M. Competência leitora nas bibliotecas escolares. Em Questão. v. 23, n. 3, p. 79-105. 2017.

GERALDI, J. W. Ancoragens: estudos bakhtinianos. São Carlos: Pedro e João Editores, 2010.

Lajolo, M. Literatura ontem, hoje, amanhã (reimpressão). 2. ed. São Paulo: Editora UNESP, 2022.

KATO, M. O aprendizado da leitura. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

MELHOR ESCOLA. Entenda a importância da biblioteca escolar no desenvolvimento da criança. Disponível em: https://www.melhorescola.com.br/artigos/entenda-a-importancia-da-biblioteca-escolar-no-desenvolvimento-da-crianca. Acesso em: 29/06/2022.

MESSIAS, T. M. MOREIRA, C. S. Possibilidades de Mediação de Leitura em Sala de Aula: o professor mediador em um processo significativo. In: GRAZIOLI, Fabiano T.;

COENGA, Rosemar E. (org.). Leitura e Literatura Infantil e Juvenil: limiares entre teoria e prática. Jundiaí, Paco, 2018.

NETO, O. T. Perfil e atuação dos profissionais nas bibliotecas escolares municipais e estaduais de Chapecó. In: Anais do Congresso Brasileiro de Biblioteconomia, Documentação e Ciência da Informação-FEBAB. 2019.

PAJEÚ , H. M.; ALMEIDA, A. H. F. de . A mediação cultural na biblioteca escolar e o bibliotecário infoeducador. RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação. Campinas/SP. v. 18, n. 00, p. e020025. 2020.

PIMENTEL, Graça; BERNARDES, Liliane; SANTANA, Marcelo. Biblioteca escolar. Brasília: Universidade de Brasília, 2007.

ROUXEL, A.; LANGLADE, G.; REZENDE, N. L. (Org.) Leitura subjetiva e ensino de literatura. São Paulo: Alameda Editorial, 2013.

SALCEDO, D.; STANFORD, J. O incentivo da leitura na biblioteca escolar. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação. São Paulo/SP. v. 12, n. 1. 2016.

SEBRA, Alessandra Gotuzo; DIAS, Natália Martins. Métodos de alfabetização: delimitação de procedimentos e considerações para uma prática eficaz. Rev. psicopedag., São Paulo, v. 28, n. 87, p. 306-320, 2011.

SILVA, E. S.; ENNS, U.; INOWLOCKI, M. P. A importância da biblioteca escolar no contexto educacional da escola do campo no município de araucária no estado do Paraná. XI Educere, Curitiba, PR, 2013.

SILVA, J. D. O.; CUNHA, J. A. O papel educativo da biblioteca escolar no contexto do Plano Nacional de Educação. Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação. v. 21, n. 46. p. 45-58, 2016.

SILVA, R. J. Formar leitores na escola: o projeto pedagógico, a biblioteca escolar e a mediação. Informação & Informação. v. 20, n. 3, p. 487 – 506. 2015.

SOUZA, M. C. Escrita de narrativas: fundamentos teóricos para a (re)significação de seu ensino. São Paulo, 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo. São Paulo, 2017.

SUAIDEN, E. J. O papel da biblioteca pública na reconstrução da verdade. Ciência da Informação. v. 47, n. 2. 2018.

VARGAS, Suzana. Leitura: uma aprendizagem de prazer. Rio de Janeiro: Olympio, 1993.

WELLICHAN, D. S. P.; FALEIRO, R. M. C. A Importância e a Contribuição da Biblioteca no Ambiente Escolar. Pedagogia. 2017.

ZILBERMAN,Regina. A literatura infantil na escola. São Paulo: Global, 2012.

Downloads

Publicado

2023-08-28

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

A IMPORTÂNCIA DA BIBLIOTECA ESCOLAR PARA A FORMAÇÃO DE LEITORES. (2023). Revista Moinhos, 1(13), 86-100. https://doi.org/10.30681/moinhos.v1i13.11622

Artigos Semelhantes

1-10 de 191

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.