A MOVÊNCIA DO LEITOR NO TEXTO LITERÁRIO: A TROCA E A TAREFA, DE LYGIA BOJUNGA
DOI:
https://doi.org/10.30681/moinhos.v1i13.11626Palavras-chave:
Leitura, Ensino, Escola, Leitor, Letramento literárioResumo
O texto tem como propósito inicial tratar de algumas reflexões sobre o ato de ler, entrelaçado à escola. Buscamos trazer para o estudo algumas considerações sobre o texto literário como processo de formação do leitor na perspectiva do letramento literário. Recorremos à proposta metodológica de sequência básica de Rildo Cosson (2016) para o ensino da formação do leitor no texto literário. O conto A Troca e a Tarefa, de Lygia Bojunga (1987), foi apresentado em sala de aula para um grupo de alunos da Educação Fundamental com objetivo de verificar a movência do sujeito leitor com a trama do texto literário fora de seu habitual. E, para refletir o encontro do leitor com texto, evidenciamos o pensamento de Jauss, no que tange ao horizonte de expectativa do leitor.
Downloads
Referências
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Segunda versão revista. Brasília: MEC, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase/#introducao.
BOJUNGA, Lygia. Tchau. A troca e a Tarefa. Casa Lygia Bojunga: Rio de Janeiro, 2014.
COSSON, Rildo. O espaço da literatura na sala de aula. In: PAIVA, Aparecida; MACIEL, Francisca; COSSON, Rildo (Coords). Literatura: ensino fundamental. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2010.
COSSON, Rildo. Letrametno Literário, teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2016
COSSON, Rildo. Circúlo de leitura e letrametno Literário, São Paulo: Contexto, 2017.
MAZAURIC, Catherine. Les moi volatis des guerres: a leitura, construção ou desconstrução do sujeito? In: ROUXEL, Annie; LANGLADE, Gérard; REZENDE, Neide Luzia de (Org.). Leitura subjetiva e ensino de literatura. São Paulo: Alameda. 2013. p. 89-101.
SILVA, Ezequiel Theodoro da. Concepções de leitura e suas conceqüências no ensino: PERSPECTIVA. Florianópolis, v.17, n. 31, p. 11 - 19, jan./jun. 1999, Dispónivel em:
file:///C:/Users/rosan/Downloads/10708-Texto%20do%20Artigo-32345-1-10-20090602%20(2).pdf
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: Em Três Artigos que se Completam. São Paulo, Ed. Cortez 2000.
HORELLOU-LAFARGE, C.; SEGRÉ, M. Sociologia da leitura. Trad. Mauro Gama. Cotia. Ed. Ateliê Editorial, 2010. (Título original: Sociologia de La Leitura).
JAUSS, Hans Robert. A História da Literatura como Provocação à Teoria Literária. Trad. Sérgio Tellaroli. São Paulo: Editora Ática, 1994.
KLEIMAN, A. B. Juliana Alves Assis. Org. Os significados e ressignificações: desdobramentos de uma perspectiva sociocultural sobre a escrita . Campinas, SP: Mercado de Letras, 2016. Disponivel em: https://www.mercado-de-letras.com.br/resumos/pdf-15-08-16-19-55-49.pdf.
LOIS, Lena, Teoria e prática da formação do leitor: leitura e literatura na sala de aula. Porto Alegre. Ed. Artmed, 2010.
PAULINO, G. Glossário Ceale: termos de alfabetização, leitura e escrita para educadores. Org:Isabel Cristina Alves da Silva Frade, Maria da Graça Costa Val, Maria das Graças de Castro Bregunci (orgs). Belo Horizonte: UFMG/Faculdade de Educação, 2014.
REZENDE, Neide Luzia de. O ensino de literatura e a leitura literária. In Leitura de literatura na escola. Maria Amélia Dalvi, Neide Luzia Rezende, Rita Jover-Faleiros, orgs. – São Paulo, Ed. Parábola, 2013.
ROUXEL, Aninie. Apectos metodológicos do ensino da literatura. In Leitura de literatura na escola. Maria Amélia Dalvi, Neide Luzia Rezende, Rita Jover-Faleiros, orgs. – São Paulo, Ed. Parábola, 2013.
SILVA, Ezequiel Theodoro da. Entrevista com o professor Ezequiel Theodoro da Silva. Dossiê Temático Leitura e formação de professores. Revista Profissão Docente, Uberaba, MG, v. 12, n. 26, p. 115-119. jan/jun. 2012. Disponível em file:///C:/Users/rosan/Downloads/564-Texto%20do%20artigo-2072-1-10-20121228.pdf
SILVA, Vera Maria Tieztmann. Literatura infantil brasileira: um guia para professores e promotores de leitura. Goiania: Cânone Editorial, 2009.
SOUZA, Renata Junqueira de; COSSON, Rildo. Letramento literário: uma proposta para a sala de aula. In: Universidade Estadual Paulista. Caderno de Formação: Formação de professores didática dos conteúdos. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2011. Cap. 8, p. 101 – 107. V. 10.
SOUZA, Renata Junqueira; Feba, Berta Lúcia Tagliari. Orgs. Leitura literátura na escola: Reflexões na perpectiva do letramento. Campinas SP: Ed. Mercado das Letras, 2011.
YUNES, Eliane. Leituras, experiências e cidadania. In. A experiência da Leitura. Orgs. Eliane Yunes & Maria Luiza Oswald. São Paulo, SP. Ed. Loyola, 2003.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Moinhos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.