A MOVÊNCIA DO LEITOR NO TEXTO LITERÁRIO: A TROCA E A TAREFA, DE LYGIA BOJUNGA

Visualizações: 25

Autores

  • Rosangela Queiroz Garcia Leite Nogueira UNEMAT

DOI:

https://doi.org/10.30681/moinhos.v1i13.11626

Palavras-chave:

Leitura, Ensino, Escola, Leitor, Letramento literário

Resumo

O texto tem como propósito inicial tratar de algumas reflexões sobre o ato de ler, entrelaçado à escola. Buscamos trazer para o estudo algumas considerações sobre o texto literário como processo de formação do leitor na perspectiva do letramento literário. Recorremos à proposta metodológica de sequência básica de Rildo Cosson (2016) para o ensino da formação do leitor no texto literário. O conto A Troca e a Tarefa, de Lygia Bojunga (1987), foi apresentado em sala de aula para um grupo de alunos da Educação Fundamental com objetivo de verificar a movência do sujeito leitor com a trama do texto literário fora de seu habitual. E, para refletir o encontro do leitor com texto, evidenciamos o pensamento de Jauss, no que tange ao horizonte de expectativa do leitor.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosangela Queiroz Garcia Leite Nogueira, UNEMAT

Doutoranda em Estudos Literários, na Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT. Campus de Tangará da Serra. Linha de pesquisa: Leitura, Literatura e Ensino. Orientador: prof. Dr. Epaminondas de Matos Magalhães. Mestrado Acadêmico em Ensino, pelo programa da Universidade de Cuiabá – UNIC, em parceria com o Instituto Federal de Mato Grosso – IFMT.

Referências

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Segunda versão revista. Brasília: MEC, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase/#introducao.

BOJUNGA, Lygia. Tchau. A troca e a Tarefa. Casa Lygia Bojunga: Rio de Janeiro, 2014.

COSSON, Rildo. O espaço da literatura na sala de aula. In: PAIVA, Aparecida; MACIEL, Francisca; COSSON, Rildo (Coords). Literatura: ensino fundamental. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2010.

COSSON, Rildo. Letrametno Literário, teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2016

COSSON, Rildo. Circúlo de leitura e letrametno Literário, São Paulo: Contexto, 2017.

MAZAURIC, Catherine. Les moi volatis des guerres: a leitura, construção ou desconstrução do sujeito? In: ROUXEL, Annie; LANGLADE, Gérard; REZENDE, Neide Luzia de (Org.). Leitura subjetiva e ensino de literatura. São Paulo: Alameda. 2013. p. 89-101.

SILVA, Ezequiel Theodoro da. Concepções de leitura e suas conceqüências no ensino: PERSPECTIVA. Florianópolis, v.17, n. 31, p. 11 - 19, jan./jun. 1999, Dispónivel em:

file:///C:/Users/rosan/Downloads/10708-Texto%20do%20Artigo-32345-1-10-20090602%20(2).pdf

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: Em Três Artigos que se Completam. São Paulo, Ed. Cortez 2000.

HORELLOU-LAFARGE, C.; SEGRÉ, M. Sociologia da leitura. Trad. Mauro Gama. Cotia. Ed. Ateliê Editorial, 2010. (Título original: Sociologia de La Leitura).

JAUSS, Hans Robert. A História da Literatura como Provocação à Teoria Literária. Trad. Sérgio Tellaroli. São Paulo: Editora Ática, 1994.

KLEIMAN, A. B. Juliana Alves Assis. Org. Os significados e ressignificações: desdobramentos de uma perspectiva sociocultural sobre a escrita . Campinas, SP: Mercado de Letras, 2016. Disponivel em: https://www.mercado-de-letras.com.br/resumos/pdf-15-08-16-19-55-49.pdf.

LOIS, Lena, Teoria e prática da formação do leitor: leitura e literatura na sala de aula. Porto Alegre. Ed. Artmed, 2010.

PAULINO, G. Glossário Ceale: termos de alfabetização, leitura e escrita para educadores. Org:Isabel Cristina Alves da Silva Frade, Maria da Graça Costa Val, Maria das Graças de Castro Bregunci (orgs). Belo Horizonte: UFMG/Faculdade de Educação, 2014.

REZENDE, Neide Luzia de. O ensino de literatura e a leitura literária. In Leitura de literatura na escola. Maria Amélia Dalvi, Neide Luzia Rezende, Rita Jover-Faleiros, orgs. – São Paulo, Ed. Parábola, 2013.

ROUXEL, Aninie. Apectos metodológicos do ensino da literatura. In Leitura de literatura na escola. Maria Amélia Dalvi, Neide Luzia Rezende, Rita Jover-Faleiros, orgs. – São Paulo, Ed. Parábola, 2013.

SILVA, Ezequiel Theodoro da. Entrevista com o professor Ezequiel Theodoro da Silva. Dossiê Temático Leitura e formação de professores. Revista Profissão Docente, Uberaba, MG, v. 12, n. 26, p. 115-119. jan/jun. 2012. Disponível em file:///C:/Users/rosan/Downloads/564-Texto%20do%20artigo-2072-1-10-20121228.pdf

SILVA, Vera Maria Tieztmann. Literatura infantil brasileira: um guia para professores e promotores de leitura. Goiania: Cânone Editorial, 2009.

SOUZA, Renata Junqueira de; COSSON, Rildo. Letramento literário: uma proposta para a sala de aula. In: Universidade Estadual Paulista. Caderno de Formação: Formação de professores didática dos conteúdos. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2011. Cap. 8, p. 101 – 107. V. 10.

SOUZA, Renata Junqueira; Feba, Berta Lúcia Tagliari. Orgs. Leitura literátura na escola: Reflexões na perpectiva do letramento. Campinas SP: Ed. Mercado das Letras, 2011.

YUNES, Eliane. Leituras, experiências e cidadania. In. A experiência da Leitura. Orgs. Eliane Yunes & Maria Luiza Oswald. São Paulo, SP. Ed. Loyola, 2003.

Downloads

Publicado

2023-08-28

Como Citar

Nogueira, R. Q. G. L. (2023). A MOVÊNCIA DO LEITOR NO TEXTO LITERÁRIO: A TROCA E A TAREFA, DE LYGIA BOJUNGA. Revista Moinhos, 1(13), 101–113. https://doi.org/10.30681/moinhos.v1i13.11626

Edição

Seção

Artigos