A MOVÊNCIA DO LEITOR NO TEXTO LITERÁRIO: A TROCA E A TAREFA, DE LYGIA BOJUNGA

Autores

  • Rosangela Queiroz Garcia Leite Nogueira UNEMAT

DOI:

https://doi.org/10.30681/moinhos.v1i13.11626

Palavras-chave:

Leitura, Ensino, Escola, Leitor, Letramento literário

Resumo

O texto tem como propósito inicial tratar de algumas reflexões sobre o ato de ler, entrelaçado à escola. Buscamos trazer para o estudo algumas considerações sobre o texto literário como processo de formação do leitor na perspectiva do letramento literário. Recorremos à proposta metodológica de sequência básica de Rildo Cosson (2016) para o ensino da formação do leitor no texto literário. O conto A Troca e a Tarefa, de Lygia Bojunga (1987), foi apresentado em sala de aula para um grupo de alunos da Educação Fundamental com objetivo de verificar a movência do sujeito leitor com a trama do texto literário fora de seu habitual. E, para refletir o encontro do leitor com texto, evidenciamos o pensamento de Jauss, no que tange ao horizonte de expectativa do leitor.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Rosangela Queiroz Garcia Leite Nogueira, UNEMAT

    Doutoranda em Estudos Literários, na Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT. Campus de Tangará da Serra. Linha de pesquisa: Leitura, Literatura e Ensino. Orientador: prof. Dr. Epaminondas de Matos Magalhães. Mestrado Acadêmico em Ensino, pelo programa da Universidade de Cuiabá – UNIC, em parceria com o Instituto Federal de Mato Grosso – IFMT.

Referências

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Segunda versão revista. Brasília: MEC, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase/#introducao.

BOJUNGA, Lygia. Tchau. A troca e a Tarefa. Casa Lygia Bojunga: Rio de Janeiro, 2014.

COSSON, Rildo. O espaço da literatura na sala de aula. In: PAIVA, Aparecida; MACIEL, Francisca; COSSON, Rildo (Coords). Literatura: ensino fundamental. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2010.

COSSON, Rildo. Letrametno Literário, teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2016

COSSON, Rildo. Circúlo de leitura e letrametno Literário, São Paulo: Contexto, 2017.

MAZAURIC, Catherine. Les moi volatis des guerres: a leitura, construção ou desconstrução do sujeito? In: ROUXEL, Annie; LANGLADE, Gérard; REZENDE, Neide Luzia de (Org.). Leitura subjetiva e ensino de literatura. São Paulo: Alameda. 2013. p. 89-101.

SILVA, Ezequiel Theodoro da. Concepções de leitura e suas conceqüências no ensino: PERSPECTIVA. Florianópolis, v.17, n. 31, p. 11 - 19, jan./jun. 1999, Dispónivel em:

file:///C:/Users/rosan/Downloads/10708-Texto%20do%20Artigo-32345-1-10-20090602%20(2).pdf

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: Em Três Artigos que se Completam. São Paulo, Ed. Cortez 2000.

HORELLOU-LAFARGE, C.; SEGRÉ, M. Sociologia da leitura. Trad. Mauro Gama. Cotia. Ed. Ateliê Editorial, 2010. (Título original: Sociologia de La Leitura).

JAUSS, Hans Robert. A História da Literatura como Provocação à Teoria Literária. Trad. Sérgio Tellaroli. São Paulo: Editora Ática, 1994.

KLEIMAN, A. B. Juliana Alves Assis. Org. Os significados e ressignificações: desdobramentos de uma perspectiva sociocultural sobre a escrita . Campinas, SP: Mercado de Letras, 2016. Disponivel em: https://www.mercado-de-letras.com.br/resumos/pdf-15-08-16-19-55-49.pdf.

LOIS, Lena, Teoria e prática da formação do leitor: leitura e literatura na sala de aula. Porto Alegre. Ed. Artmed, 2010.

PAULINO, G. Glossário Ceale: termos de alfabetização, leitura e escrita para educadores. Org:Isabel Cristina Alves da Silva Frade, Maria da Graça Costa Val, Maria das Graças de Castro Bregunci (orgs). Belo Horizonte: UFMG/Faculdade de Educação, 2014.

REZENDE, Neide Luzia de. O ensino de literatura e a leitura literária. In Leitura de literatura na escola. Maria Amélia Dalvi, Neide Luzia Rezende, Rita Jover-Faleiros, orgs. – São Paulo, Ed. Parábola, 2013.

ROUXEL, Aninie. Apectos metodológicos do ensino da literatura. In Leitura de literatura na escola. Maria Amélia Dalvi, Neide Luzia Rezende, Rita Jover-Faleiros, orgs. – São Paulo, Ed. Parábola, 2013.

SILVA, Ezequiel Theodoro da. Entrevista com o professor Ezequiel Theodoro da Silva. Dossiê Temático Leitura e formação de professores. Revista Profissão Docente, Uberaba, MG, v. 12, n. 26, p. 115-119. jan/jun. 2012. Disponível em file:///C:/Users/rosan/Downloads/564-Texto%20do%20artigo-2072-1-10-20121228.pdf

SILVA, Vera Maria Tieztmann. Literatura infantil brasileira: um guia para professores e promotores de leitura. Goiania: Cânone Editorial, 2009.

SOUZA, Renata Junqueira de; COSSON, Rildo. Letramento literário: uma proposta para a sala de aula. In: Universidade Estadual Paulista. Caderno de Formação: Formação de professores didática dos conteúdos. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2011. Cap. 8, p. 101 – 107. V. 10.

SOUZA, Renata Junqueira; Feba, Berta Lúcia Tagliari. Orgs. Leitura literátura na escola: Reflexões na perpectiva do letramento. Campinas SP: Ed. Mercado das Letras, 2011.

YUNES, Eliane. Leituras, experiências e cidadania. In. A experiência da Leitura. Orgs. Eliane Yunes & Maria Luiza Oswald. São Paulo, SP. Ed. Loyola, 2003.

Downloads

Publicado

2023-08-28

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

A MOVÊNCIA DO LEITOR NO TEXTO LITERÁRIO: A TROCA E A TAREFA, DE LYGIA BOJUNGA. (2023). Revista Moinhos, 1(13), 101-113. https://doi.org/10.30681/moinhos.v1i13.11626

Artigos Semelhantes

1-10 de 126

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.