LEITURA LITERÁRIA COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO EM AULAS REMOTAS

Autores

  • Neuza Silva da Cruz SEDUC/MT; UNEMAT
  • Elizete Dall’Comune Hunnhoff UNEMAT

DOI:

https://doi.org/10.30681/moinhos.v1i13.11631

Palavras-chave:

Leitura, Escrita, Leitura literária, Prática pedagógica

Resumo

Neste artigo explanam-se reflexões referentes à importância da leitura literária para o desenvolvimento intelectual dos educandos quanto à sua formação leitora, em aulas remotas. Tem-se como base teórica os escritos de Hans Robert Jauss (1994), Zilberman (1989), Jouve (2002), Coelho (2000), Colomer (2007) e outros que discorrem sobre propostas de incentivos à leitura e estratégias para vencer o desafiador papel de formar alunos leitores. Reflete-se sobre como se pode e deve fazer para inspirá-los e lhes apresentar o valor da leitura. A literatura infantojuvenil, ao gerar a aprendizagem, contribui para o desenvolvimento do indivíduo, proporcionando o seu aprimoramento cidadão. A metodologia para a realização da pesquisa qualitativa baseou-se nas propostas da pesquisa-ação e metodologias ativas em período de isolamento, devido a pandemia do COVID 19, com aulas assíncronas de cunho interventivo. Portanto, neste trabalho visou-se a discutir as concepções de leitura que nortearam as práticas pedagógicas no Ensino Fundamental, da segunda fase do terceiro ciclo em uma escola pública: Escola Estadual Irmã Miguelina Corso, do município de São Pedro da Cipa, MT, onde procurou-se, destarte, desenvolver a habilidade de formar alunos leitores e com produção autoral.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Neuza Silva da Cruz, SEDUC/MT; UNEMAT

    Mestra em Letras, professora da rede pública municipal e estadual de Mato Grosso-SEDUC. Grupo de Pesquisa: LIPP-Literatura Infantojuvenil: Poesia e Prosa.

  • Elizete Dall’Comune Hunnhoff, UNEMAT

    Doutora em Letras, USP-SP. Professora Adjunta da UNEMAT-PROFLETRAS-Cáceres, MT.

Referências

BRAGA, Denise Bértoli. Práticas letradas digitais: considerações sobre possibilidades de ensino e de reflexão social critica. In: RODRIGUES-JÚNIOR, Adail Sebastião et al Internet & ensino - novos gêneros, outros desafios.2 ed. Rio de Janeiro: Singular, 2009.

BRASIL, Secretaria de educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: introdução aos parâmetros curriculares nacionais. Brasília: MEC/SEF, 1998.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: Língua portuguesa/Secretaria de Educação Fundamental. Brasília :MEC/SEF, 1998.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_20dez_site.pdf. Acesso em: 22 de dezembro de 2017.

BRAIT, Beth. A personagem.São Paulo, Ática, 1985.

COELHO, Nelly Novaes. Literatura infantil: teoria, análise,didática. São Paula, Moderna, 2000.

COLOMER, Teresa. Andar entre livros: a leitura literária na escola. Tradução de Laura Sandroni. São Paulo: Global, 2007.

COLOMER, Teresa. La enseñanza de la literatura como construcción del sentido. Lectura y vida –Revista Latino-Americana de Lectura, Buenos Aires, ano 22, n. 1, p. 6 a 23mar. 2001. Disponível em: http://www.lecturayvida.org.ar/pdf/colomer.pdf. Acesso em: 6 set. 2008.

CORDEIRO, Maria Luiza Tucci. O racismo na História do Brasil - Mito e realidade. Ática, São Paulo, 1996.

COSTA, Luciana Raimunda de Lana; HUNHOFF, Elizete Dall’ Comune. A leitura – um ato experiencial na construção de sentidos. In. SILVEIRA, Éderson Luís; SANTANA, Wilder Kleber Fernandes de (Orgs.) Educação, linguagens e ensino: saberes interconstitutivos. Vol. 3. São Carlos: Pedro & João Editores. 2021.

FIGURELLI, Roberto. Hans Robert Jauss e a estética da recepção. Letras, Curitiba, v. 37, 1988, pp. 265-285.

HOFFMANN, J. Avaliar: respeitar primeiro, educar depois. – 4ª ed. –Porto Alegre: Mediação, 2013.

HUNHOFF, E. D.; CONCEICAO, M. F. O letramento literário no Ensino Fundamental - uma proposta para a formação do aluno leitor. Revista Ecos, v. 28, p. 104-134, 2020.

HUNHOFF, E. D. A dicotomia autor-personagem: a imagem de autoria na literatura. Revista Ecos (Cáceres), v. 8, p. 17-21, 2010.

JAUSS, Hans Robert. A história da literatura como provocação à teoria literária. Trad. Sérgio Tellaroli. São Paulo: Ática, 1994. Disponível em: https://ufprbrasileiraluis.files.wordpress.com/2015/02/jauss-arquivo-melhor.pdf. Acesso em: 01 set. 2018.

JAUSS, H. R. O texto poético na mudança de horizonte da leitura. In: LIMA, Luiz Costa. Teoria da literatura em suas fontes. 2. ed. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1983.

JOUVE, Vincent. A leitura. Vincent Jouve; tradução Brigitte Hervot. São Paulo, UNESP, 2002.

JUNG, Carl Gustav. Os doze arquétipos comuns. 12 de maio de 2016.

Psicologias do Brasil. Disponível em: https://www.psicologiasdobrasil.com.br/carl-gustav- jung-os-doze-arquetipos-comuns/Acesso. 12 de maio de 2016.

JUNG, Os arquétipos e o inconsciente coletivo. 5.ed. [tradução Maria Luiza Appy, Dora Mariana R. Ferreira. Petrópolis, RJ: Vozes, 2007.

JUNG, C. G. Os arquétipos e o inconsciente coletivo. Petrópolis: Vozes, 2014.

LIMA, Luiz Costa. “O leitor demanda (d) a literatura”. In: JAUSS, Hans Robert et al.. A Literatura e o leitor; coordenação e tradução Luiz Costa Lima. Rio de Janeiro: Terra e Paz, 1979.

LOBATO, Monteiro. Negrinha.14 ed. São Paulo: Brasiliense, 1968.

PALFREY, John e GASSER, Urs. Nascidos na era digital: entendendo a primeira geração de nativos digitais. Porto Alegre: Artmed, 2011.

PEIRCE, Charles Sanders. Semiótica. 2ª ed. São Paulo: Perspectiva, 1995.

SOLÉ, I. Estratégias de leitura. Porto alegre: Artes médicas, 1998.

ZILBERMAN, Regina. Estética da recepção e história da literatura. São Paulo: Ática, 2004. A literatura infantil na escola. São Paulo: Global, 2003.

Downloads

Publicado

2023-08-28

Edição

Seção

Relatos de Experiências

Como Citar

LEITURA LITERÁRIA COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO EM AULAS REMOTAS. (2023). Revista Moinhos, 1(13), 136-150. https://doi.org/10.30681/moinhos.v1i13.11631

Artigos Semelhantes

1-10 de 109

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.