LEITURA LITERÁRIA COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO EM AULAS REMOTAS
DOI:
https://doi.org/10.30681/moinhos.v1i13.11631Palavras-chave:
Leitura, Escrita, Leitura literária, Prática pedagógicaResumo
Neste artigo explanam-se reflexões referentes à importância da leitura literária para o desenvolvimento intelectual dos educandos quanto à sua formação leitora, em aulas remotas. Tem-se como base teórica os escritos de Hans Robert Jauss (1994), Zilberman (1989), Jouve (2002), Coelho (2000), Colomer (2007) e outros que discorrem sobre propostas de incentivos à leitura e estratégias para vencer o desafiador papel de formar alunos leitores. Reflete-se sobre como se pode e deve fazer para inspirá-los e lhes apresentar o valor da leitura. A literatura infantojuvenil, ao gerar a aprendizagem, contribui para o desenvolvimento do indivíduo, proporcionando o seu aprimoramento cidadão. A metodologia para a realização da pesquisa qualitativa baseou-se nas propostas da pesquisa-ação e metodologias ativas em período de isolamento, devido a pandemia do COVID 19, com aulas assíncronas de cunho interventivo. Portanto, neste trabalho visou-se a discutir as concepções de leitura que nortearam as práticas pedagógicas no Ensino Fundamental, da segunda fase do terceiro ciclo em uma escola pública: Escola Estadual Irmã Miguelina Corso, do município de São Pedro da Cipa, MT, onde procurou-se, destarte, desenvolver a habilidade de formar alunos leitores e com produção autoral.
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