PROJETO IDENTIDADE: LEITURAS E SENTIDOS NA ESCOLA PÚBLICA DE MATO GROSSO

Autores

  • Luciana Raimunda de Lana Costa SEDUC/MT; UNEMAT

DOI:

https://doi.org/10.30681/moinhos.v1i13.11632

Palavras-chave:

Letramento, Método recepcional, Projeto educacional

Resumo

Neste texto mostramos os resultados de uma pesquisa em nível de mestrado no Programa de Pós-Graduação Profissional PROFLETRAS, que foi desenvolvida na Escola Dona Rosa Frigger Piovezan, em Comodoro, MT, com alunos do Nono Ano do Ensino Fundamental. A metodologia reúne pesquisa referencial, pesquisa-ação e análise de dados, cujo objetivo central foi ampliar os horizontes de leitura, de interpretação e de produção textual discente, com obras literárias juvenis, que têm em seu bojo a temática da “identidade” em diferentes perspectivas, tais como: Você lembra pai? (2003), de Daniel Munduruku; Flicts (1984), de Ziraldo; Menina bonita do laço de fita (2005), de Ana Maria Machado; A cor da vida (2008), de Semíramis Paterno e Cada um com seu jeito, cada jeito é de um (2012), de Lucimar Rosa Dias, em associação ao letramento literário de autores engajados nessa área, como Cosson (2009, 2014, 2021), Jauss (1994), Jouve (2002, Woodward (1975), dentre outros. Esperamos que este estudo possa elucidar dúvidas e contribuir para possíveis mudanças de paradigmas no ensino de leitura e literatura no ambiente escolar.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Luciana Raimunda de Lana Costa, SEDUC/MT; UNEMAT

    Doutoranda em Estudos Literários pela UNEMAT - Tangará da Serra / MT. Mestra em Letras - PROFLETRAS pela UNEMAT / Cáceres / MT.

Referências

AGUIAR, Vera Teixeira; BORDINI, Maria da Glória. Literatura: a formação do leitor, alternativas metodológicas. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1988.

BAKHTIN, Mikhail Estética da criação verbal. 6. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2011.

BARBOSA, Jacqueline P; ROJO, Roxane. Hipermodernidade, multiletramentos e gêneros discursivos. 1. Ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2015.

BASEIO, Maria Auxiliadora Fontana, COELHO, Nelly Novaes; CUNHA, Maria Zilda da; (Org.) Tecendo Literatura: entre vozes e olhares. 1. Ed. São Paulo, 2013.

COELHO, Nelly Novaes. Literatura infantil: teoria, análise, didática. São Paulo: Moderna, 1991.

COELHO, Nelly Novaes. Literatura: arte, conhecimento e vida. São Paulo: Peirópolis, 2000b.

COSSON, Rildo. Letramento literário: teoria e prática. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2009.

COSTA, Luciana Raimunda de Lana. Letramento Literário: a identidade do ser-autor. 2019. 190f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Letras – PROFLETRAS, Universidade do Estado de Mato Grosso, Cáceres, 2019.

DIAS, Lucimar Rosa. Cada um com seu jeito, cada jeito é de um! Editora Alvorada, 2012.

COENGA, Rosemar. Leitura e Literatura Infantojuvenil: Redes de Sentido. Rosemar Coenga (Org.) – Cuiabá, MT: Carlini & Caniato, 2010.

JAUSS, Hans Robert. A história da literatura como provocação à teoria literária. Tradução de Sérgio Tellaroli. (Série Temas, v. 360. São Paulo: Ática, 1994.

JOUVE, Vincent. A Leitura. Tradução Brigitte Hervot. São Paulo: Editora UNESP, 2002.

JOUVE, Vincent. Por que estudar literatura? São Paulo: Parábola, 2012.

KRENAK, Ailton Alves Lacerda. Os índios não estão preparados para votar, para trabalhar, para existir... Revista Lua Nova, vol 1, nº 1, Cede, São Paulo. 1984. P.86-91. https://www.scielo.br/j/ln/a/gz8z5jg7mhGxPXNbcdsL3vH/?lang=pt&format=pdf

MACHADO, Ana Maria. Menina Bonita do Laço de Fita. 7. ed. São Paulo: Ática, 2005.

MUNDURUKU, Daniel. Abordagem da cultura indígena nas obras de Daniel Munduruku. 13 de fevereiro de 2013. Disponível em: http://danielmunduruku.blogspot.com/2013/02/abordagem-da-cultura-indigena-nas-obras.html. Acesso em: 27 ago, 2018.

MUNDURUKU, Daniel. Você lembra pai? Ilustrações de Rogério Borges. 1. Ed. São Paulo: Global, 2003.

ONG, Walter J. Oralidade e cultura escrita: A tecnologização da palavra/ Tradução Enid Abreu Dobranszky. Campinas, SP: Papinus, 1998.

PATERNO, Semíramis. A Cor da vida. Belo Horizonte,MG: Lê, 2008.

PINTO, Ziraldo Alves. Flicts. São Paulo: Melhoramentos, 1984.

SCHWARZ, Roberto. Pressupostos salvo engano de Dialética da Malandragem. In:

SCHWARZ, Roberto. Que horas são?: ensaios. São Paulo: Companhia das Letras, 2002.

VALÉRY, Paul. O Pensamento Vivo de Descartes: apresentado por Paul Valéry. São Paulo: Livraria Martins Editora, 1975.

WOODWARD, Kathryn. Identidade e diferença: uma introdução teórica e conceitual. In SILVA, Tomaz Tadeu da (org). Identidade e diferença: A perspectiva dos Estudos Culturais. Petrópolis: Vozes, 2000.

Downloads

Publicado

2023-08-28

Edição

Seção

Relatos de Experiências

Como Citar

PROJETO IDENTIDADE: LEITURAS E SENTIDOS NA ESCOLA PÚBLICA DE MATO GROSSO. (2023). Revista Moinhos, 1(13), 151-170. https://doi.org/10.30681/moinhos.v1i13.11632

Artigos Semelhantes

1-10 de 37

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)