A PRODUÇÃO DE LEITURA E ESCRITA NO ENSINO FUNDAMENTAL I: COLETÂNEA DE ATIVIDADES LITERÁRIAS
DOI:
https://doi.org/10.30681/moinhos.v1i13.11633Palavras-chave:
Literatura infantil e juvenil, Leitura, Ensino, Atividades literáriasResumo
Neste relato de experiências refletimos sobre a produção de leitura e escrita, mobilizada em práticas literárias de ensino, dinamizadas nos momentos de aprendizagem e desenvolvida em um projeto interventivo no contexto de uma pesquisa-ação, no Programa de Mestrado Profissional em Letras – PROFLETRAS, com educandos do 5º Ano - 2º Ciclo do Ensino Fundamental I, de uma escola pública estadual , em 2020. No recorte apresentado selecionou-se o produto educacional elaborado em um caderno pedagógico intitulado Coletânea de Atividades Literárias para o Ensino Fundamental I, direcionado ao processo de leitura e escrita com o uso das tecnologias digitais de ensino, webaulas e metodologias ativas. Espera-se que esta reflexão, permeada pelos estudos canônicos, elucide dúvidas de professores leitores, também empenhados em discutir melhorias no âmbito do ensino literário nas escolas.
Downloads
Referências
COSSON, Rildo. Letramento literário: teoria e prática. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2019.
CYBERPOEMAS do 5o ano A. 1 vídeo (6min 31s). Publicado pelo canal Escola Gracinha. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=3gImlRMKStk. Acesso em: 25 jun. 2020.
CYBERPOEMAS do 5o ano B. 1 vídeo (5 min 17 s). Publicado pelo canal Escola Gracinha. Disponível em: https:// www.youtube.com/watch?v=KN6jwXjpCVM. Acesso em: 25 jun. 2020.
CYBERPOEMAS do 5o ano C. 1 vídeo (3 min). Publicado pelo canal Escola Gracinha. Disponível em: https:// www.youtube.com/watch?v=YWELftbifoE. Acesso em: 25 jun. 2020.
DIAS, Iraci Conceição Romagnolli. Bichos Gente Ambiente. Ilustrado por Ricardo Leite e Marcelo Cabral. Cuiabá: Editora Tanta Tinta, 2013.
FRANÇA, Durval de; CAMPOS, Cristina. Conferência no cerrado: ilustrações Ricardo Leite. Cuiabá: Tantatinta Editora, 2008.
GREVE VERDE. Eduardo Mahon. Revista Pixé, Cuiabá, n. 4, ano 1, jul. 2019. Disponível em: https://www.revistapixe.com.br. Acesso em: 03 set. 2019.
MEIRELES, Cecília. A CHÁCARA DO CHICO BOLACHA. Disponível em:
https://acessaber.com.br/atividades/interpretacao-de-texto-chacara-do-chico-bolacha-3o-ou- 4o-ano/ Acesso em:12 fev.2020
MORÁN, José. Metodologias Ativas para uma aprendizagem mais profunda. In: BACICH & MORAN (orgs.). Metodologias ativas para uma educação inovadora. Porto Alegre: Penso, 2018.
ROCHA, Generino Oliveira. Menina Pantanal e a galerinha ecológica. Salve o Planeta. Cuiabá: TantaTinta Editora, 2008.
SANTOS, Rosilane Silva dos. Narrativas Literárias Infantis e Juvenis: A produção de Leitura e Escrita no Ensino Fundamental I. Dissertação/Mestrado-Curso de Pós-graduação Stricto Sensu (Mestrado Profissional) Profletras, Faculdade de Educação e Linguagem, Câmpus de Cáceres, Universidade do Estado de Mato Grosso, 2021.186f.; 30 cm (ilustrações II. Color.
SCAFF, Ivens Cuiabano. Uma maneira simples de voar. Cuiabá: Entrelinhas, 2006.
SOUZA, Maria do Carmo Alves de. A árvore e a cidade. Cuiabá: Central de textos, 2005.
UM PLANO PARA SALVAR O PLANETA. Maurício de Sousa produções. 2011. 1 vídeo (25 min. 32 s). Publicado pelo canal Vídeos da Defesa Civil Rio. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=-VP5NEnnkyI. Acesso em: 29 fev. 2020.
VAMOS RIMAR? Aprenda a rimar de forma divertida e musical. 1 vídeo (3 min 7 s). Publicado pelo canal Roberta Paciência. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=ZjoOT4bp2AE. Acesso em: 25 jun. 2020.
VÍDEO-MINUTO Disponível em: https://novaescola.org.br/plano-de-aula/3579/conhecendo- a-estrutura-de-um-video-minuto. Acesso em: 18 jun. 2020.
VOCAROO. Disponível em: https://vocaroo.com. Acesso em: 18 jun. 2020.
WEBQUEST. Disponível em: https://sites.google.com. Acesso em: 20 jun. 2020.
ZILBERMAN, Regina. Estética da recepção e história da literatura. São Paulo: Ática, 1989.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Moinhos

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.