A PRODUÇÃO DE LEITURA E ESCRITA NO ENSINO FUNDAMENTAL I: COLETÂNEA DE ATIVIDADES LITERÁRIAS

Autores

  • Rosilane Silva dos Santos SEDUC/MT; UNEMAT
  • Elizete Dall´Comune Hunhoff UNEMAT

DOI:

https://doi.org/10.30681/moinhos.v1i13.11633

Palavras-chave:

Literatura infantil e juvenil, Leitura, Ensino, Atividades literárias

Resumo

Neste relato de experiências refletimos sobre a produção de leitura e escrita, mobilizada em práticas literárias de ensino, dinamizadas nos momentos de aprendizagem e desenvolvida em um projeto interventivo no contexto de uma pesquisa-ação, no Programa de Mestrado Profissional em Letras – PROFLETRAS, com educandos do 5º Ano - 2º Ciclo do Ensino Fundamental I, de uma escola pública estadual , em 2020. No recorte apresentado selecionou-se o produto educacional elaborado em um caderno pedagógico intitulado Coletânea de Atividades Literárias para o Ensino Fundamental I, direcionado ao processo de leitura e escrita com o uso das tecnologias digitais de ensino, webaulas e metodologias ativas. Espera-se que esta reflexão, permeada pelos estudos canônicos, elucide dúvidas de professores leitores, também empenhados em discutir melhorias no âmbito do ensino literário nas escolas.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Rosilane Silva dos Santos, SEDUC/MT; UNEMAT

    Mestra em Letras - Universidade do Estado de Mato Grosso-UNEMAT. Professora efetiva de Educação Básica na SEDUC-MT. Grupo de Pesquisa: LIPP-Literatura Infantojuvenil: Poesia e Prosa.

  • Elizete Dall´Comune Hunhoff, UNEMAT

    Doutora em Letras pela USP-SP. Profa. Adjunta da UNEMAT, do Programa de Mestrado Profissional em Letras-UNEMAT/Cáceres, MT. Grupo de Pesquisa: LIPP-Literatura Infantojuvenil: Poesia e Prosa.

Referências

COSSON, Rildo. Letramento literário: teoria e prática. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2019.

CYBERPOEMAS do 5o ano A. 1 vídeo (6min 31s). Publicado pelo canal Escola Gracinha. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=3gImlRMKStk. Acesso em: 25 jun. 2020.

CYBERPOEMAS do 5o ano B. 1 vídeo (5 min 17 s). Publicado pelo canal Escola Gracinha. Disponível em: https:// www.youtube.com/watch?v=KN6jwXjpCVM. Acesso em: 25 jun. 2020.

CYBERPOEMAS do 5o ano C. 1 vídeo (3 min). Publicado pelo canal Escola Gracinha. Disponível em: https:// www.youtube.com/watch?v=YWELftbifoE. Acesso em: 25 jun. 2020.

DIAS, Iraci Conceição Romagnolli. Bichos Gente Ambiente. Ilustrado por Ricardo Leite e Marcelo Cabral. Cuiabá: Editora Tanta Tinta, 2013.

FRANÇA, Durval de; CAMPOS, Cristina. Conferência no cerrado: ilustrações Ricardo Leite. Cuiabá: Tantatinta Editora, 2008.

GREVE VERDE. Eduardo Mahon. Revista Pixé, Cuiabá, n. 4, ano 1, jul. 2019. Disponível em: https://www.revistapixe.com.br. Acesso em: 03 set. 2019.

MEIRELES, Cecília. A CHÁCARA DO CHICO BOLACHA. Disponível em:

https://acessaber.com.br/atividades/interpretacao-de-texto-chacara-do-chico-bolacha-3o-ou- 4o-ano/ Acesso em:12 fev.2020

MORÁN, José. Metodologias Ativas para uma aprendizagem mais profunda. In: BACICH & MORAN (orgs.). Metodologias ativas para uma educação inovadora. Porto Alegre: Penso, 2018.

ROCHA, Generino Oliveira. Menina Pantanal e a galerinha ecológica. Salve o Planeta. Cuiabá: TantaTinta Editora, 2008.

SANTOS, Rosilane Silva dos. Narrativas Literárias Infantis e Juvenis: A produção de Leitura e Escrita no Ensino Fundamental I. Dissertação/Mestrado-Curso de Pós-graduação Stricto Sensu (Mestrado Profissional) Profletras, Faculdade de Educação e Linguagem, Câmpus de Cáceres, Universidade do Estado de Mato Grosso, 2021.186f.; 30 cm (ilustrações II. Color.

SCAFF, Ivens Cuiabano. Uma maneira simples de voar. Cuiabá: Entrelinhas, 2006.

SOUZA, Maria do Carmo Alves de. A árvore e a cidade. Cuiabá: Central de textos, 2005.

UM PLANO PARA SALVAR O PLANETA. Maurício de Sousa produções. 2011. 1 vídeo (25 min. 32 s). Publicado pelo canal Vídeos da Defesa Civil Rio. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=-VP5NEnnkyI. Acesso em: 29 fev. 2020.

VAMOS RIMAR? Aprenda a rimar de forma divertida e musical. 1 vídeo (3 min 7 s). Publicado pelo canal Roberta Paciência. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=ZjoOT4bp2AE. Acesso em: 25 jun. 2020.

VÍDEO-MINUTO Disponível em: https://novaescola.org.br/plano-de-aula/3579/conhecendo- a-estrutura-de-um-video-minuto. Acesso em: 18 jun. 2020.

VOCAROO. Disponível em: https://vocaroo.com. Acesso em: 18 jun. 2020.

WEBQUEST. Disponível em: https://sites.google.com. Acesso em: 20 jun. 2020.

ZILBERMAN, Regina. Estética da recepção e história da literatura. São Paulo: Ática, 1989.

Downloads

Publicado

2023-08-28

Edição

Seção

Relatos de Experiências

Como Citar

Santos, R. S. dos, & Hunhoff, E. D. (2023). A PRODUÇÃO DE LEITURA E ESCRITA NO ENSINO FUNDAMENTAL I: COLETÂNEA DE ATIVIDADES LITERÁRIAS. Revista Moinhos, 1(13), 171-180. https://doi.org/10.30681/moinhos.v1i13.11633