Notas sobre el cuerpo en la escritura de Alejandra Pizarnik
DOI:
https://doi.org/10.30681/moinhos.vi14.13889Palavras-chave:
corpo; escrita; problema musical.Resumo
A partir da revisão de diários e textos poéticos de Alejandra Pizarnik (1936-1972), principalmente seus poemas El infierno musical e Árbol de Diana, este escrito aborda questões do corpo relacionadas à experiência corporal da poetisa que podem ser traçadas no vínculo entrelaçado com a escrita em diferentes momentos de sua criação. Pizarnik leva-nos a um espaço onde mergulhamos na união entre a escrita e o erotismo. O seu sonho era poder “fazer com o seu corpo o corpo do poema” (Becciú, 2016, p. 269) e nesse esforço profundo o cruzamento do seu ofício de poeta deu lugar a uma aliança entre a vida e a escrita que durante algum tempo lhe permitiu somar a sua existência a um espaço criativo que continuamente lhe proporcionava um ritmo, um tempo, uma decisão que lhe permitia abraçar a experiência do seu corpo escrita no papel, mesmo quando no seu dia-a-dia experimentava uma ruptura no seu corpo que chamava de “problema musical." Por um tempo a poeta tenta resolver seu problema musical com o desejo de criar um ritmo em sua escrita; porém, o poema não poderia ter o rumo que ela esperava, ela colocou as “palavras na ausência de amor, na ausência” (Becciú, 2016, p. 398) para que seu desejo de fusão e unidade entre corpo e escrita resultasse em uma descoberta da qual Alejandra não poderia voltar.
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Referências
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