O teatro em cena: formação e prática docente
DOI:
https://doi.org/10.30681/moinhos.vi14.13897Palavras-chave:
teatro; formação e atuação docente; extensão universitária.Resumo
O presente texto trata-se de uma narrativa reflexiva sobre o atravessamento da prática teatral tanto na minha formação, quanto na minha atuação docente. Esta reflexão foi apresentada oralmente na mesa temática: O corpo em cena, música para meus ouvidos – experiências pedagógicas no 3º Encontro Corpo e Escrita realizado em outubro de 2019, pela Universidade do Estado de Mato Grosso – Campus de Tangará da Serra. A partir dos relatos descritivos e autobiográficos faço uso da primeira pessoa no texto, que é costurado pela palavra “atravessamento”, pois é assim que sinto o fazer teatral em minha vida, ele me transpassou, tornando-se uma parte de mim. Trago no texto dois momentos distintos: o primeiro é o atravessamento do teatro na minha formação docente enquanto estudante do curso de Letras, nesta parte do texto trago os relatos dos projetos de extensão que participei no período de 2003 a 2007; o segundo atravessamento é referente ao teatro presente na minha prática docente nos cursos de Letras que atuei desde 2014 até os dias atuais. Como pano de fundo dessa trajetória está a importância da Extensão Universitária no processo de formação e atuação docente, construindo a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. O teatro, além de ser uma expressão artístico-cultural de grande relevância para a sociedade ocidental, pode tornar-se também um recurso pedagógico valioso para as diversas áreas do conhecimento e diferentes espaços de educação. A partir desses atravessamentos pelo teatro, busco proporcionar essa possibilidade na vida dos meus alunos e alunas e na daqueles e daquelas que se permitam ser atravessados por essas experiências.
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