O teatro em cena: formação e prática docente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30681/moinhos.vi14.13897

Palavras-chave:

teatro; formação e atuação docente; extensão universitária.

Resumo

O presente texto trata-se de uma narrativa reflexiva sobre o atravessamento da prática teatral tanto na minha formação, quanto na minha atuação docente. Esta reflexão foi apresentada oralmente na mesa temática: O corpo em cena, música para meus ouvidos – experiências pedagógicas no 3º Encontro Corpo e Escrita realizado em outubro de 2019, pela Universidade do Estado de Mato Grosso – Campus de Tangará da Serra. A partir dos relatos descritivos e autobiográficos faço uso da primeira pessoa no texto, que é costurado pela palavra “atravessamento”, pois é assim que sinto o fazer teatral em minha vida, ele me transpassou, tornando-se uma parte de mim. Trago no texto dois momentos distintos: o primeiro é o atravessamento do teatro na minha formação docente enquanto estudante do curso de Letras, nesta parte do texto trago os relatos dos projetos de extensão que participei no período de 2003 a 2007; o segundo atravessamento é referente ao teatro presente na minha prática docente nos cursos de Letras que atuei desde 2014 até os dias atuais. Como pano de fundo dessa trajetória está a importância da Extensão Universitária no processo de formação e atuação docente, construindo a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. O teatro, além de ser uma expressão artístico-cultural de grande relevância para a sociedade ocidental, pode tornar-se também um recurso pedagógico valioso para as diversas áreas do conhecimento e diferentes espaços de educação. A partir desses atravessamentos pelo teatro, busco proporcionar essa possibilidade na vida dos meus alunos e alunas e na daqueles e daquelas que se permitam ser atravessados por essas experiências.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Leandro Faustino Polastrini, Universidade do Estado de Mato Grosso

    Professor Adjunto na área de Língua Espanhola no curso de Letras da UNEMAT - Campus de Alto Araguaia. Atua como professor na Faculdade Indígena Intercultural na UNEMAT Campus de Barra do Bugres, na área de Línguas, Artes e Literaturas do Curso de Licenciatura Intercultural Indígena e está credenciado no Programa de Pós-Graduação em Ensino em Contexto Indígena Intercultural a nível de Mestrado (PPGECII).

Referências

AZEVEDO, S. M. de. O papel do corpo no corpo do ator. São Paulo: Perspectiva, 2004.

BLANCO, S.V. N. Encenações nas aulas de língua espanhola: contribuições para o desenvolvimento da oralidade. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Acre, Programa de Pós-Graduação em Letras: Linguagem e Identidade. Rio Branco, 2018.

POLÍTICA NACIONAL EXENSÃO UNIVERSITÁRIA. Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras – FORPROEX. Manaus, 2012.

SANTOS, A. L. F. dos; AZEVEDO, J. M. L. de. A pós-graduação no Brasil, a pesquisa em educação e os estudos sobre a política educacional: os contornos da constituição de um campo acadêmico. In. Revista Brasileira de Educação, v. 14, n. 42 set./dez. 2009.

SILVA, A. R. O teatro mato-grossense: história, crítica e textos. Cáceres: Abrali Edições/ Ed. UNEMAT, 2010.

Downloads

Publicado

2025-08-06

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Polastrini, L. F. (2025). O teatro em cena: formação e prática docente. Revista Moinhos, 14. https://doi.org/10.30681/moinhos.vi14.13897