A INFLUÊNCIA DO INTERNETÊS EM SALA DE AULA
COMO A ESCRITA DIGITAL VEM SE MOSTRANDO NAS PRODUÇÕES TEXTUAIS DOS ALUNOS
DOI:
https://doi.org/10.30681/moinhos.vi15.14623Palavras-chave:
linguagem, escrita, internetês, tecnologiaResumo
Busca-se com este artigo, por meio de uma pesquisa exploratória, com o auxílio de um questionário e análise de uma redação, identificar a presença do internetês (linguagem utilizada nas redes sociais) em meio às salas de aula. Se esta nova forma de se comunicar tem influenciado as habilidades de produção textual e escrita em geral nos alunos do ensino fundamental II e ensino médio, levantando hipóteses de possíveis distanciamentos das regras ortográficas e pontuando sua presença na escrita redacional dos mesmos. Com os novos meios de comunicação, as maneiras de utilizar o código da linguagem vêm se apresentando, através das redes sociais, de uma forma nova e este artigo tem o intuito de averiguar se esta forma de comunicação está presente no ambiente escolar.
Downloads
Referências
BARROS, Jussara de. O Internetês e a Ortografia; Brasil Escola. s.d. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/educacao/o-internetes-ortografia.htm. Acesso em 28 de novembro de 2024
BECHARA, Evanildo. Gramática Escolar da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2010.
BEZERRA, Antônio Ponciano. História da Língua Portuguesa. Sergipe: CESAD, 2007. Disponível em: Historia da Lingua Portuguesa.indd Acesso em: 18 jun. 2025.
COSTA, Greciely Cristina. A palavra do ano é uma imagem. Pouso Alegre, Fragmentum, 2016.
COUTO, Jorge. Língua Portuguesa: Perspectivas para o século XXI. Instituto Camões, 2001. Disponível em: jorgecoutolinguaportsecXXI.pdf Acesso em: 20 jun.
FIORIN, José Luiz. A internet vai acabar com a língua portuguesa? Texto Livre Linguagem e Tecnologia, v. 1, n. 1, p. 2–9, 2008.
FISCHER, Rachel. Internetês: nasce uma nova língua. Mídia Mundo, 2020.
KLEIMAN, Ângela B. Modelos de letramento e as práticas de sala de aula. In: SIGNORINI, Inês (Org.). Letramento e cultura escrita. Campinas: Mercado de Letras, 2008. p. 87–101.
OXFORD UNIVERSITY PRESS. Oxford Languages, 2025. Palavra do Ano 2015.
PEREIRA FILHO, José. Metodologia do Trabalho Científico: da teoria à prática. Unemat, 2024.
PERINI, Mário A. Sobre língua, linguagem e Linguística: uma entrevista com Mário A. Perini. ReVEL. Vol. 8, n. 14, 2010. ISSN 1678-8931. Disponível em: http://www.revel.inf.br/files/entrevistas/revel_14_entrevista_perini.pdf Acesso em: 18 jun. 2025.
ROJO, Roxane. Escola e letramentos digitais: múltiplos textos, múltiplas linguagens. São Paulo: Parábola Editorial, 2012.
ROJO, Roxane. Letramentos múltiplos, escola e inclusão social. São Paulo: Parábola Editorial, 2013.
SANTAELLA, Lucia. Internetês. Nasce uma nova língua. Mídia Mundo, 2020.
SANTANA, Joelson Duarte. Língua, Cultura e Identidade: A Língua Portuguesa como Espaço Simbólico de Identificação no Documentário: Língua - Vidas em português. PROLING, 2012.
XAVIER, Cristiane Dias. A linguagem da internet na escrita escolar: a ameaça é real? In: XAVIER, C. D.; DEUSDARA, B. N. (Orgs.). Escrita e cultura digital: novos desafios para o ensino. Campinas: Mercado de Letras, 2013. p. 71–90.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Moinhos

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.