SALA DE RECURSO MULTIFUNCIONAL: DESAFIOS E PERSPECTIVAS DESTE TRABALHO PEDAGÓGICO FRENTE AO PROCESSO DE INCLUSÃO E APRENDIZAGEM

Autores

  • Clairton José Weber Universidade do Estado de Mato Grosso; Programa de Pós-graduação em Estudos Literários
  • Valmir Lopes Lima Universidade Federal de Mato Grosso; UNEMAT; Associação Juinense de Ensino Superior do Vale do Juruen; Centro Universitário Barão de Mauá.

DOI:

https://doi.org/10.30681/moinhos.v0i6.3201

Resumo

Este artigo tem como objetivo compreender a operacionalização e eficiência da Sala de Recursos Multifuncionais enquanto um dos elementos responsáveis pela inclusão escolar de alunos com necessidades especiais na Rede Estadual de Educação no Estado do Mato Grosso e também analisar como as determinações legais são implementadas no espaço escolar. A reflexão se deu a partir de pesquisas documentais, bibliográficas e de campo, com questionário aberto apresentado a uma professora da sala de Recursos Multifuncionais da Escola Estadual Jonas Lopes da Silva, localizada em um bairro periférico do município de Tangará da Serra – MT.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Clairton José Weber, Universidade do Estado de Mato Grosso; Programa de Pós-graduação em Estudos Literários

Graduado em Letras pela UNEMAT – Universidade do Estado de Mato Grosso. Mestre em Estudos Literários pelo PPGEL.

Valmir Lopes Lima, Universidade Federal de Mato Grosso; UNEMAT; Associação Juinense de Ensino Superior do Vale do Juruen; Centro Universitário Barão de Mauá.

Graduação em Pedagogia pela UFMT- Universidade Federal do Estado  de Mato Grosso, Graduado em Geografia pela UNEMAT – Universidade do Estado de Mato Grosso Especialização em Educação Interdisciplinar e Metodologia do Ensino Fundamental pela AJES: Associação Juinense de Ensino Superior do Vale do Juruena e  Educação Inclusiva pelo Centro Universitário Barão de Mauá, Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil.

Referências

ALVES, D. de O. Sala de recursos multifuncionais: espaço para atendimento educacional especializado. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Especial, 2006. Disponível em: <http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/me002991.pdf>. Acesso em 16 de outubro 2018.

BAPTISTA, C. R. Ação pedagógica e Educação Especial: a sala de recursos como prioridade na oferta de serviços especializados. Revista Brasileira de Educação Especial, Marília-SP, v. 17, edição especial, p. 59-76, maio/ago. 2011. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rbee/v17nspe1/06.pdf>. Acesso em 16 de outubro 2018. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-65382011000400006

MANTOAN, M. T. E. Inclusão escolar: o que é? Por quê? Como fazer? São Paulo: Moderna, 2003.

MATO GROSSO. Escola Ciclada de Mato Grosso. Cuiabá: Secretaria de Estado de Educação, 2000.

MATO GROSSO.PPP: Projeto Político Pedagógico.Tangará da Serra:EE “Jonas Lopes da Silva”, 2012/13.

MATO GROSSO. Organizações Curriculares de. Cuiabá: Secretaria de Estado de Educação, 2012.

MAZZOTA, M. J. S. Educação Especial no Brasil: história e políticas públicas. São Paulo: Cortez, 1996.

Downloads

Publicado

2019-05-10

Como Citar

Weber, C. J., & Lima, V. L. (2019). SALA DE RECURSO MULTIFUNCIONAL: DESAFIOS E PERSPECTIVAS DESTE TRABALHO PEDAGÓGICO FRENTE AO PROCESSO DE INCLUSÃO E APRENDIZAGEM. Revista Moinhos, (6), 33–42. https://doi.org/10.30681/moinhos.v0i6.3201

Edição

Seção

Artigos