ENTRE HISTÓRIAS E ESTÓRIAS: A ESCRITA LITERÁRIA MIACOUTIANA

Autores

  • Ana Claudia Servilha Martins UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO.

DOI:

https://doi.org/10.30681/moinhos.v0i7.3832

Resumo

Este artigo visa propor uma reflexão sobre a escrita da história de Moçambique, na literatura do escritor moçambicano Mia Couto. A literatura como processo histórico, de natureza estética, possibilita ao autor, “reinventar” uma nação, um lócus. O cidadão de um mundo de fronteiras dissolvidas e de continuidades rompidas perpassa o viés literário da escrita miacoutiana. Nessa vertente, é imprescindível dar significação a uma nação que luta pelo direito à diferença. Para o estudo das análises propostas, temos como objeto de estudo as obras Terra Sonâmbula (1992) e Antes de Nascer o Mundo (2009), ambas do respectivo autor. Para o desenvolvimento das análises recorremos às leituras de Antonio Candido em Literatura e sociedade (2008), Ana Mafalda Leite em Oralidades e Escritas pós-coloniais: estudos sobre literaturas africanas (2012), Benjamin Abdala Jr. em Margens da cultura: mestiçagem, hibridismo & outras misturas (2004) entre outros referenciais pertinentes aos diálogos propostos. O propósito deste trabalho é ampliar análises em torno da nação multicultural moçambicana, pretendendo-se, assim, lançar um novo olhar sobre a produção cultural na qual se insere a literatura realizada por Mia Couto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Claudia Servilha Martins, UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO.

Possui graduação em Língua Portuguesa e Inglesa e respectivas Literaturas pela Universidade do Estado de Mato Grosso (2013). Possui Mestrado em Estudos Literários, com pesquisa na área de Literatura e vida social em países de língua portuguesa, pela Universidade do Estado de Mato Grosso (2017). Doutoranda em Estudos Literários, com pesquisa na área de Literatura e vida social em países de língua portuguesa, pela Universidade do Estado de Mato Grosso (2018). Atualmente é docente na Universidade do Estado de Mato Grosso, trabalhando com as disciplinas de Literaturas de Língua Portuguesa e Produção de Textos e Leitura.

Referências

ABDALA JR. Benjamin (Org.). Margens da cultura: mestiçagem, hibridismo e outras misturas. São Paulo: Boitempo, 2004.

. Fronteiras múltiplas, identidades plurais - um ensaio sobre mestiçagem e hibridismo cultural. Portugal: Editorial Caminho, 2002.

AGAMBEM, Giorgio. O que é o contemporâneo? e outros ensaios. Chapecó, SC: Argos, 2009.

AUERBACH, Erich. Mimesis. 4. ed. São Paulo: Perspectiva, 2013.

BAKHTIN, Mikhail. Questões de Literatura e de Estética. A Teoria do Romance. Editora Hucitec Ltda. 5. ed. São Paulo: Annablume, 2002.

BONNICI, Thomas. O pós-colonialismo e a literatura. Maringá: EDUEM, 2000.

BOSI, Alfredo. História Concisa da Literatura Brasileira. 43 ed. São Paulo: Cultrix, 2006.

______. A dialética da colonização. São Paulo: Companhia das letras, 1992.

BURKE, Peter. A escrita da história: novas perspectivas. São Paulo: Unesp, 1992.

CAMPOS, Maria do Carmo Sepúlveda. África & Brasil: letras em laços. Maria Teresa Salgado. São Caetano do Sul: Yedis Editora, 2006.

CAVACAS, Fernanda. Mia Couto: Pensatempos e improvérbios. Lisboa: Mar Além; Instituto Camões, 2000.

COUTO, Mia. Terra Sonâmbula. São Paulo: Companhia das Letras 1992.

_____. Antes de Nascer o Mundo. São Paulo: Companhia das Letras 2009.

CANDIDO, Antonio. A formação da literatura brasileira. São Paulo: Cultrix, 1985.

DALCASTAGNÈ, Regina. Literatura brasileira contemporânea: um território contestado. Vinhedo: Horizonte, 2012.

HALBWACHS, M. A memória coletiva. Trad. de Beatriz Sidou. São Paulo: Centauro, 2006.

HALL, Stuart. Identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A Editora, 2003.

. A identidade cultural na pós-modernidade. Tradução de Tomaz Tadeu da Silva e Guacira Lopes Lauro. 11. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2006.

LEITE, Ana Mafalda. Oralidades e Escritas pós-coloniais: estudos sobre literaturas africanas. Rio de Janeiro: UERJ, 2012.

MACÊDO, Tania; MAQUÊA, Vera. Literaturas de língua portuguesa: marcos e marcas. Moçambique. São Paulo: Arte e Ciência, 2007.

OLIVEIRA, Ana Maria Abrahão dos Santos. As impermanências da paisagem em Terra Sonâmbula: Sonho e Resistência. Disponível em: http://www.uff.br/revistaabril/revista-02/009_ana%20maria%20oliveira.pdf. Acesso em: 16/01/2019 às 13h30min.

SAID, Edward. W. Cultura e Imperialismo. Tradução Denise Bottman. São Paulo: Companhia das letras, 1995.

SELIGMANN, Silva. História, memória, literatura: o testemunho na era das catástrofes. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2005.

SCHOLHAMMER, Karl Eric. Ficção brasileira contemporânea. São Paulo: Civilização Brasileira, 2009.

TORRES, Léia da Silva Gomes. Entre literatura e opinião: Vida Intelectual de Mia Couto pelas obras Antes de Nascer o Mundo e Pensatempos, 2014, 92fl. Dissertação (Mestrado em Estudos Literários) – Programa de Pós-graduação em Estudos Literários da Universidade do Estado de Mato Grosso, Tangará da Serra/MT.

Downloads

Publicado

2019-12-24

Como Citar

Servilha Martins, A. C. (2019). ENTRE HISTÓRIAS E ESTÓRIAS: A ESCRITA LITERÁRIA MIACOUTIANA. Revista Moinhos, (7), 27–36. https://doi.org/10.30681/moinhos.v0i7.3832

Edição

Seção

Artigos