SETA DESPEDIDA NÃO VOLTA AO ARCO – UMA LEITURA DE CONTOS PORTUGUESES

Autores

  • Marcio Jean Fialho de Sousa Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES
  • Alba Valéria Niza Silva Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES

DOI:

https://doi.org/10.30681/moinhos.v0i7.4101

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar algumas provocações de leitura suscitadas a partir da análise dos contos “Marido”, de Lídia Jorge, “Seta Despedida”, de Maria Judite de Carvalho e “O Golem”, de Antonio Vieira, na tentativa de identificar os aspectos da cultura tradicional nessas narrativas portuguesas. Assim, o intento foi também confrontá-los em vista da metáfora expressa no dito popular português “seta despedida não volta ao arco”. Este dito popular refere-se ao caráter irreversível dos efeitos de nossas ações frente às convenções, interditos e limitações internas, mostrando que o escritor crítico identifica os pontos de intervenção social sem, necessariamente, fazer apologia a posicionamentos ideológicos diretamente, mas conduz à reflexão, visto estarem comprometidos com os processos de formação social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcio Jean Fialho de Sousa, Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES

Doutor e Mestre em Letras, na área de Literatura Portuguesa, pela Universidade de São Paulo - USP. Pós doutorou-se em Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUCSP. É especialista em Teologia, pela UNIFAI da PUCSP, e em Língua Inglesa pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP. Atualmente é Docente na Universidade Estadual de Montes Claros, UNIMONTES; credenciado no Programa de Mestrado, e desenvolve seu segundo Pós doutorado, na área de Estudos Literários da UNIMONTES. Atuou como professor universitário em diversas IES do Estado de São Paulo e trabalhou na Secretaria de Educação de São Paulo com formação de professores em diversos projetos da Pasta, atuando nas áreas de Português, Inglês e Alfabetização. Foi responsável pela implantação do projeto piloto "Early Bird: ensino de Inglês nas séries iniciais", junto à Secretaria de Educação do Estado de São Paulo. Em 2017, recebeu o Título Professor Paulista na Câmara dos Vereadores de São Paulo. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literaturas de Língua Portuguesa, Ensino e Estudos da Linguagem, atuando, principalmente, nos seguintes temas: Literatura Portuguesa, Literaturas Africanas de Língua Portuguesa; Escrita Autobiográfica; Eça de Queirós, Teolinda Gersão, Florbela Espanca e Ensino de Língua Inglesa.

Alba Valéria Niza Silva, Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES

Doutora em Letras pela PUC Minas (2013); mestre em Letras - área Literaturas de Língua Portuguesa pela PUC Minas (2007); graduada em Letras - Português/Inglês pela Universidade Estadual de Montes Claros (1998). Atualmente, é professora da graduação e do Programa de pós-graduação em Letras/Estudos Literários da Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES, das Faculdades Integradas do Norte de Minas - FUNORTE, ocupando também o cargo de Coordenadora Didática do Curso de Letras Português/Espanhol desta e professora de Português do curso de Administração da FUNAM, de Pirapora- MG. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura, atuando principalmente nos seguintes temas: literatura brasileira, literatura infanto-juvenil, poesia e letras.

Referências

ABADALA JR., Benjamin. Literatura, História e Política - Literaturas de Língua Portuguesa no Século XX. 2ª ed. SP: Ateliê Editorial, 2007.

BLANCHOT, Maurice. O mistério nas letras. In: A parte do fogo. Trad. Ana Maria Scherer. Rio de Janeiro: Rocco, 1997.

CARVALHO, Maria Judite de. A seta despedida. Mem Martins: Europa-América, 1995

DELEUZE, G. “A literatura e a vida”. In: Crítica e clínica. São Paulo: ed. 34, 1997, p.11-16.

JORGE, Lídia. Marido e outros contos. Lisboa: Dom Quixote, 1998.

SOUSA, M. J. F. “A ruptura do mito em A casa da Cabeça de Cavalo, de Teolinda Gersão”. In: Revista Travessias. v. 4. n. 1. 2010. Acesso em: http://e-revista.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/3591 Disponível em: 07/10/2019.

VIEIRA, António. “O Golem”. In: Dissonâncias. Lisboa: & Etc, 2001.

Downloads

Publicado

2019-12-24

Como Citar

Sousa, M. J. F. de, & Silva, A. V. N. (2019). SETA DESPEDIDA NÃO VOLTA AO ARCO – UMA LEITURA DE CONTOS PORTUGUESES. Revista Moinhos, (7), 18–26. https://doi.org/10.30681/moinhos.v0i7.4101

Edição

Seção

Artigos