O VATICANO NA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL E O FILME AMÉM: CONTRASTANDO NARRATIVAS DA PRODUÇÃO HISTORIOGRÁFICA E DA PRODUÇÃO CINEMATOGRÁFICA

Autores

  • Rogerio Makino Universidade do Estado de Mato Grosso

DOI:

https://doi.org/10.30681/moinhos.v0i7.4136

Resumo

A atuação do Vaticano – especialmente de seu líder, o Papa Pio XII – no contexto da Segunda Guerra Mundial e do Nazismo é objeto de controvérsias. O objetivo da pesquisa é comparar as narrativas da produção escrita – especialmente a historiográfica – e a cinematográfica do filme Amém, analisando como esse personagem é retratado, em suas relações com judeus e nazistas, e se é destacada a sua liderança política ou a espiritual. A pesquisa foi feita por meio de revisão bibliográfica em periódicos de livre acesso, identificando-se e analisando as obras de referência sobre esse tema, e por meio da observação e análise do filme mencionado. Identificou-se que a produção escrita é muito variada: há obras que descrevem Pio XII como “o papa de Hitler” e outras “como o salvador dos judeus”. As obras mais metódicas e de base factual parecem fazer descrições que fogem desses extremos. O filme, por sua vez, prefere usar a estratégia de apresentá-lo de forma relativamente ambígua. O ponto de convergência nas narrativas da produção escrita e do filme Amém é que elas privilegiam o aspecto da liderança política do papa e o cálculo custo-benefício de suas ações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rogerio Makino, Universidade do Estado de Mato Grosso

Doutor em Ciências Sociais

Mestre em História das Relações Internacionais

Graduado em Sociologia e Relações Internacionais

Referências

Filme e Minisséries:

AMÉM. Direção de Costa-Gavras. Alemanha, Romênia, França e Reino Unido. 2002. Filme. 1 DVD (132 minutos).

SHADES of Truth. Direção de Liana Marabini. Itália. 2015. Filme. 1 DVD (sem informação sobre a duração).

SOTTO il Cielo di Roma. Direção de Christian Duguay. Itália e Alemanha. 2010. Minissérie. 2 DVDs (2 episódios de 100 minutos cada).

Artigos:

ARRAES, Virgílio Caixeta. De Pio XII a Paulo VI: do conservadorismo à incerteza da renovação durante a Guerra Fria. Revista de Informação Legislativa, Brasília-DF, v. 42, n.165, p. 77-98, jan./mar. 2005. Disponível em: <http://www2.senado.leg.br/bdsf/item/id/239>. Acesso em: 13 de setembro de 2019.

FERRÁNDIZ, Teresa María Mayor. El silencio de las iglesias católica y protestante ante el holocausto. Revista de Clases Historia, n. 12, p. 9, 2011.

GODMAN, Peter. O Vaticano e Hitler: a condenação secreta. Martins Fontes, 2007.

MORETTIN, Eduardo Victorio. O cinema como fonte histórica na obra de Marc Ferro. História: questões & debates, v. 38, n. 1, 2003. DOI: https://doi.org/10.5380/his.v38i0.2713

NAPOLITANO, Marcos. Como usar o cinema na sala de aula. São Paulo: Editora Contexto, 2003.

PEREIRA, André Oliveira. Nazismo, Igreja Católica e Pio XII: o silêncio papal conforme a obra “O Papa de Hitler”, de Cornwell. Dissertação (Mestrado em Ciências da Religião). Vitória – ES: UNIDA - Universidade Unida de Vitória, 2019.

RIEBLING, Mark. O Papa contra Hitler. Editora Leya, 2018.

VARGAS, José Luis Ramírez. Reseña de “El mito del Papa de Hitler: como Pio XII salvo a los judios de los nazis”, de Dalin. Revista de Humanidades, n. 23, p. 219-226, 2008.

VENÂNCIO, Larissa Alcântara. Pio XII e o Holocausto: um ensaio. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2010.

Downloads

Publicado

2019-12-24

Como Citar

Makino, R. (2019). O VATICANO NA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL E O FILME AMÉM: CONTRASTANDO NARRATIVAS DA PRODUÇÃO HISTORIOGRÁFICA E DA PRODUÇÃO CINEMATOGRÁFICA. Revista Moinhos, (7), 48–60. https://doi.org/10.30681/moinhos.v0i7.4136

Edição

Seção

Artigos