O VATICANO NA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL E O FILME AMÉM: CONTRASTANDO NARRATIVAS DA PRODUÇÃO HISTORIOGRÁFICA E DA PRODUÇÃO CINEMATOGRÁFICA

Autores

  • Rogerio Makino Universidade do Estado de Mato Grosso

DOI:

https://doi.org/10.30681/moinhos.v0i7.4136

Resumo

A atuação do Vaticano – especialmente de seu líder, o Papa Pio XII – no contexto da Segunda Guerra Mundial e do Nazismo é objeto de controvérsias. O objetivo da pesquisa é comparar as narrativas da produção escrita – especialmente a historiográfica – e a cinematográfica do filme Amém, analisando como esse personagem é retratado, em suas relações com judeus e nazistas, e se é destacada a sua liderança política ou a espiritual. A pesquisa foi feita por meio de revisão bibliográfica em periódicos de livre acesso, identificando-se e analisando as obras de referência sobre esse tema, e por meio da observação e análise do filme mencionado. Identificou-se que a produção escrita é muito variada: há obras que descrevem Pio XII como “o papa de Hitler” e outras “como o salvador dos judeus”. As obras mais metódicas e de base factual parecem fazer descrições que fogem desses extremos. O filme, por sua vez, prefere usar a estratégia de apresentá-lo de forma relativamente ambígua. O ponto de convergência nas narrativas da produção escrita e do filme Amém é que elas privilegiam o aspecto da liderança política do papa e o cálculo custo-benefício de suas ações.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Rogerio Makino, Universidade do Estado de Mato Grosso

    Doutor em Ciências Sociais

    Mestre em História das Relações Internacionais

    Graduado em Sociologia e Relações Internacionais

Referências

Filme e Minisséries:

AMÉM. Direção de Costa-Gavras. Alemanha, Romênia, França e Reino Unido. 2002. Filme. 1 DVD (132 minutos).

SHADES of Truth. Direção de Liana Marabini. Itália. 2015. Filme. 1 DVD (sem informação sobre a duração).

SOTTO il Cielo di Roma. Direção de Christian Duguay. Itália e Alemanha. 2010. Minissérie. 2 DVDs (2 episódios de 100 minutos cada).

Artigos:

ARRAES, Virgílio Caixeta. De Pio XII a Paulo VI: do conservadorismo à incerteza da renovação durante a Guerra Fria. Revista de Informação Legislativa, Brasília-DF, v. 42, n.165, p. 77-98, jan./mar. 2005. Disponível em: <http://www2.senado.leg.br/bdsf/item/id/239>. Acesso em: 13 de setembro de 2019.

FERRÁNDIZ, Teresa María Mayor. El silencio de las iglesias católica y protestante ante el holocausto. Revista de Clases Historia, n. 12, p. 9, 2011.

GODMAN, Peter. O Vaticano e Hitler: a condenação secreta. Martins Fontes, 2007.

MORETTIN, Eduardo Victorio. O cinema como fonte histórica na obra de Marc Ferro. História: questões & debates, v. 38, n. 1, 2003.

NAPOLITANO, Marcos. Como usar o cinema na sala de aula. São Paulo: Editora Contexto, 2003.

PEREIRA, André Oliveira. Nazismo, Igreja Católica e Pio XII: o silêncio papal conforme a obra “O Papa de Hitler”, de Cornwell. Dissertação (Mestrado em Ciências da Religião). Vitória – ES: UNIDA - Universidade Unida de Vitória, 2019.

RIEBLING, Mark. O Papa contra Hitler. Editora Leya, 2018.

VARGAS, José Luis Ramírez. Reseña de “El mito del Papa de Hitler: como Pio XII salvo a los judios de los nazis”, de Dalin. Revista de Humanidades, n. 23, p. 219-226, 2008.

VENÂNCIO, Larissa Alcântara. Pio XII e o Holocausto: um ensaio. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2010.

Downloads

Publicado

2019-12-24

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

O VATICANO NA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL E O FILME AMÉM: CONTRASTANDO NARRATIVAS DA PRODUÇÃO HISTORIOGRÁFICA E DA PRODUÇÃO CINEMATOGRÁFICA. (2019). Revista Moinhos, 7, 48-60. https://doi.org/10.30681/moinhos.v0i7.4136