E por falar em inclusão...
DOI:
https://doi.org/10.30681/moinhos.v0i9.4418Resumo
Este artigo teve como objetivo tecer reflexões acerca do discurso de inclusão tão em evidência em nosso tempo. Para nos auxiliar nesse percurso, escolhemos autores como Marx (1971), Harvey (2008), Lyra Filho (1982), Sawaia (1999), França (2005), Saramago (2015), Amartya Sen (2011), Oliveira (et. al. 2005), Foucault (1989), Freire (1987), Pellanda (2001), Silva (2009; 2015), Sousa e Menezes (2009), Santos (2009), Cavallari (2010). Trouxemos discussão sobre a organização do mundo contemporâneo ocidental capitalista, questões como a produção social e cultural de identidade e diferença, o Outro como ameaça para identidades constituídas, discursos como relações de poder. É importante tratar de inclusão como pedagogia da diferença se, de fato, quisermos contribuir na construção de consciência crítica, no contexto educacional. Concluímos que, até o momento, o discurso de inclusão educacional tem se mantido como falacioso, uma vez que não existem condições que possibilitem sua realização.Downloads
Referências
AMBIENTE BRASIL. Anvisa Aprova Mudança na Classificação de agrotóxicos. 24/07/2019. Disponível em: https://noticias.ambientebrasil.com.br/clipping/2019/07/24/153082-anvisa-aprova-mudanca-na-classificacao-de-agrotoxicos.html Acesso em dezembro de 2019.
CAVALLARI, Juliana Santana. O equívoco no discurso da inclusão: o funcionamento do conceito de diferença no depoimento de agentes educacionais. Revista RBLA. Belo Horizonte, v.10, n. 3, pp. 667-680, 2010.
D’AVILA, Alfonso Augusto (et al). Agrotóxicos ou Defensivos Agrícolas: Estudo Bibliométrico na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações. II Simpósio Internacional de Inovação em Cadeias Produtivas do Agronegócio. Universidade Caxias do Sul, RS. Realizado no período de 26 e 27 de agosto de 2016. Disponível em: http://www.ucs.br/etc/conferencias/index.php/IIsimposioinovacaoagronegocio/simposioinovacaoagronegocioucs/paper/viewFile/4653/1480 Acesso em junho de 2017.
FOUCAULT, Michel. Microfísica do Poder. 8ª edição. Rio de Janeiro: Editora Graal, 1989.
FRANÇA, Cecília de Campos. Políticas de Identidade e Estratégias Identitárias: reflexões sobre a dinâmica de relações exclusão/inclusão no contexto escolar. Tese. São Paulo. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2005.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. – 17ª. Ed. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1987.
GRIGORI, Pedro. Agrotóxico, Veneno, Defensivo? Entenda a disputa do nome destes produtos agrícolas. Repórter Brasil, 24/01/2019. Disponível em: https://reporterbrasil.org.br/2019/01/agrotoxico-veneno-defensivo-entenda-a-disputa-pelo-nome-desses-produtos-agricolas/ Acesso em março de 2019.
HARVEY, David. Para entender o Capital. vol.1. São Paulo: Editora Boitempo, 2013.
HARVEY, David. O neoliberalismo. História e Implicações. São Paulo: Edições Loyola, 2008. pp.11-48.
LYRA FILHO, Roberto. O que é Direito. 11ª edição. São Paulo: Editora Brasiliense, 1982.
MARX, Karl. O capital: crítica da economia política. Livro 1: O processo de produção capitalista. 2.ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1971.
OLIVEIRA, Admardo Serafim de (et al). Introdução ao Pensamento Filosófico. 8ª edição. São Paulo: Edições Loyola, 2005.
PELLANDA, Nize Maria Campos. À Guisa de Introdução: Reflexões sobre Neoliberalismo e Subjetividade. In: Mc LAREN, Peter. A Pedagogia da Utopia: Conferências na UNISC. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2001, pp. 7 - 28.
PROJETO BRASIL POPULAR. Website. Disponível em: http://www.frentebrasilpopular.org.br/conteudo/organizacoes-participantes/ Acesso em dezembro de 2019.
SARAMAGO, José. Este Mundo de Injustiça Globalizada. Ciberfil Literatura Digital. Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/ph000302.pdf Acesso em outubro de 2015, p.1-4.
SAWAIA, Bader. Introdução: Exclusão ou Inclusão perversa? In: SAWAIA, Bader (org.). As Artimanhas da Exclusão: Análise psicossocial e ética da desigualdade social. Petrópolis. Rio de Janeiro: Editora Vozes, 1999, p.7-13.
SEN, Amartya. A Ideia de Justiça. São Paulo: Companhia das Letras, 2011.
SILVA, Tomaz Tadeu (org). A produção Social da Identidade e da Diferença. s/d. Disponível em: http://www.diversidadeducainfantil.org.br/PDF/A%20produ%C3%A7%C3%A3o%20social%20da%20identidade%20e%20da%20diferen%C3%A7a%20-%20Tomaz%20Tadeu%20da%20Silva.pdf Acesso em setembro de 2015.
SANTOS Boaventura de Sousa; MENEZES, Maria Paula (orgs.). Epistemologias do Sul. Coimbra, Portugal: Editora Almedina, 2009.
SOUSA, Jessé. Ralé Brasileira: quem é e como vive. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2017.
THUSWOSHI, Maurício. Grupo de Seis Empresas Controla Mercado Global de Transgênicos. Jornal Repórter Brasil. Online. Edição de 12 nov.2013. Disponível em: https://reporterbrasil.org.br/2013/11/grupo-de-seis-empresas-controla-mercado-global-de-transgenicos-2/ Acesso em mar. 2016.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 REVISTA MOINHOS
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.