E por falar em inclusão...

Autores

  • Zilda de Oliveira Profa. da Educação Pública em Campos de Júlio
  • CECILIA de Campos FRANÇA Unemat Tangará da Serra

DOI:

https://doi.org/10.30681/moinhos.v0i9.4418

Resumo

Este artigo teve como objetivo tecer reflexões acerca do discurso de inclusão tão em evidência em nosso tempo. Para nos auxiliar nesse percurso, escolhemos autores como Marx (1971), Harvey (2008), Lyra Filho (1982), Sawaia (1999), França (2005), Saramago (2015), Amartya Sen (2011), Oliveira (et. al. 2005), Foucault (1989), Freire (1987), Pellanda (2001), Silva (2009; 2015), Sousa e Menezes (2009), Santos (2009), Cavallari (2010).  Trouxemos discussão sobre a organização do mundo contemporâneo ocidental capitalista, questões como a produção social e cultural de identidade e diferença, o Outro como ameaça para identidades constituídas, discursos como relações de poder. É importante tratar de inclusão como pedagogia da diferença se, de fato, quisermos contribuir na construção de consciência crítica, no contexto educacional. Concluímos que, até o momento, o discurso de inclusão educacional tem se mantido como falacioso, uma vez que não existem condições que possibilitem sua realização.

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Biografia do Autor

Zilda de Oliveira, Profa. da Educação Pública em Campos de Júlio

Licenciada em Matemática pela UFMT, mestre em Educação pela parceria Brasil - EUA com a Floria University USA. Profa. de escola pública em Campos de Júlio.

CECILIA de Campos FRANÇA, Unemat Tangará da Serra

Formação em psicologia, pedagogia, mestre e doutora em Educação, psicologia da educação pela PUC São Paulo. Pós doutorado em Educação pela Unicamp.

Profa. Adjunta da Unemat, departamento de Letras, campus Tangará da Serra - MT

Referências

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Publicado

2021-01-18

Como Citar

Oliveira, Z. de, & FRANÇA, C. de C. (2021). E por falar em inclusão. Revista Moinhos, (9), 75–92. https://doi.org/10.30681/moinhos.v0i9.4418

Edição

Seção

Artigos