O tratamento da diacronia em atividades didáticas

Autores

  • Milena Borges de Moraes UNEMAT
  • Leticia Corsino Galbero Universidade do Estado de Mato Grosso
  • Queila de Oliveira Miranda Universidade do Estado de Mato Grosso

DOI:

https://doi.org/10.30681/moinhos.v0i8.4448

Resumo

O presente texto aborda o conhecimento linguístico histórico no ensino básico. Selecionamos duas atividades dispostas em um livro didático de língua portuguesa, indicado pelo Programa Nacional do Livro Didático, para realizar uma análise a respeito de como a variação linguística histórica é tratada nesse suporte didático. O ponto de vista teórico adotado para a análise é o da diacronia e variação mobilizado por Bagno (2007, 2013), Basso e Gonçalves (2014), Cardeira (2006), Silva e Silva (2014), entre outros. Acreditamos que o modo como a diacronia foi abordada nas atividades selecionadas possibilita parcialmente o olhar histórico sobre a linguagem, por parte do aluno, deixando de realizar um ensino e aprendizagem de língua crítico, democrático, que vá além do binômio certo e errado, e desmistifique a essência normativa da língua e enfatize as suas diversidades.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Milena Borges de Moraes, UNEMAT

Graduação em licenciatura em Letras, mestrado em Linguística e doutorado em Filologia e Língua Portuguesa.

Leticia Corsino Galbero, Universidade do Estado de Mato Grosso

Graduanda em Licienciatura em Letras da Universidade do Estado de Mato Grosso, Câmpus de Tangará da Serra

Queila de Oliveira Miranda, Universidade do Estado de Mato Grosso

Graduanda em Licienciatura em Letras da Universidade do Estado de Mato Grosso, Câmpus de Tangará da Serra

Referências

BAGNO, Marcos. Gramática de bolso do português brasileiro. São Paulo: Parábola Editorial, 2013. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.1808-1150.v0i19p1-3

BAGNO, Marcos. Nada na língua é por acaso: por uma pedagogia da variação linguística. São Paulo: Parábola Editorial, 2007.

BASSO, Renato Miguel; GONÇALVES, Rodrigo Tadeu. História concisa da língua portuguesa. Petrópolis (RJ): Vozes, 2014.

BLUTEAU, Raphael. Vocabulario português & latino: aulico, anatomico, architectonicco... Coimbra: Collegio das Artes da Companhia de Jesus, 1712-1728. 8v. Disponível em: http://dicionarios.bbm.usp.br/pt-br/dicionario/edicao/1.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Parte II. Linguagens, Código e suas Tecnologias. Brasília: MEC, 2000b. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/14_24.pdf>. Acesso em: 24 out. 2019.

CAGLIARI, Luiz Carlos. Algumas reflexões sobre o início da ortografia da língua portuguesa. In: Caderno de Estudos Lingüísticos. Campinas, (27):103-111, Jul./Dez. 1994. Disponível em: http://espea.iel.unicamp.br/revista/index.php/cel/article/view/1642/1216. Acesso em: 01/06/2020.

CARDEIRA, Esperança. O essencial sobre a história do português. Lisboa: Editorial Caminho, 2006.

COSTA, C. L. et al. Para viver juntos: português, 6º ano: ensino fundamental. 4 ed. São Paulo: Edições SM, 2015. PNLD 2017, 2018, 2019.

HOUAISS, Antonio. Dicionário Houaiss eletrônico da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva, 2009. 1 CD-ROM.

PINTO, Luiz Maria da Silva. Diccionario da Lingua Brasileira. Na Typographia de Silva, 1832.

SAUSSURE, Ferdinand. Curso de linguística geral. São Paulo: Editora Cultrix, 2000.

SILVA, A. S. e SILVA, L. H. O. A variação histórica da língua no ensino de português: análise de livro didático. In: ENTRELETRAS, Araguaína/TO, v. 5, n. 2, p. 83-101, ago./dez. 2014 (ISSN 2179-3948 – online). Disponível em: <https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/entreletras/article/view/1320/8133>.

Downloads

Publicado

2020-08-13

Como Citar

de Moraes, M. B., Galbero, L. C., & Miranda, Q. de O. (2020). O tratamento da diacronia em atividades didáticas. Revista Moinhos, (8), 62–75. https://doi.org/10.30681/moinhos.v0i8.4448

Edição

Seção

Artigos