O tratamento da diacronia em atividades didáticas

Autores

  • Milena Borges de Moraes UNEMAT
  • Leticia Corsino Galbero Universidade do Estado de Mato Grosso
  • Queila de Oliveira Miranda Universidade do Estado de Mato Grosso

DOI:

https://doi.org/10.30681/moinhos.v0i8.4448

Resumo

O presente texto aborda o conhecimento linguístico histórico no ensino básico. Selecionamos duas atividades dispostas em um livro didático de língua portuguesa, indicado pelo Programa Nacional do Livro Didático, para realizar uma análise a respeito de como a variação linguística histórica é tratada nesse suporte didático. O ponto de vista teórico adotado para a análise é o da diacronia e variação mobilizado por Bagno (2007, 2013), Basso e Gonçalves (2014), Cardeira (2006), Silva e Silva (2014), entre outros. Acreditamos que o modo como a diacronia foi abordada nas atividades selecionadas possibilita parcialmente o olhar histórico sobre a linguagem, por parte do aluno, deixando de realizar um ensino e aprendizagem de língua crítico, democrático, que vá além do binômio certo e errado, e desmistifique a essência normativa da língua e enfatize as suas diversidades.

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Biografia do Autor

  • Milena Borges de Moraes, UNEMAT
    Graduação em licenciatura em Letras, mestrado em Linguística e doutorado em Filologia e Língua Portuguesa.
  • Leticia Corsino Galbero, Universidade do Estado de Mato Grosso
    Graduanda em Licienciatura em Letras da Universidade do Estado de Mato Grosso, Câmpus de Tangará da Serra
  • Queila de Oliveira Miranda, Universidade do Estado de Mato Grosso
    Graduanda em Licienciatura em Letras da Universidade do Estado de Mato Grosso, Câmpus de Tangará da Serra

Referências

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Publicado

2020-08-13

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

O tratamento da diacronia em atividades didáticas. (2020). Revista Moinhos, 8, 62-75. https://doi.org/10.30681/moinhos.v0i8.4448