Análise sobre a presença da literatura em um livro didático de língua portuguesa do ensino fundamental - anos finais: contribuições para o letramento literário
DOI:
https://doi.org/10.30681/moinhos.v0i8.4513Resumo
Este artigo aborda a presença da literatura em um livro didático da coleção Projeto Teláris, especificamente a Unidade 2 - Capítulo 3, páginas 82 a 94, sendo o volume do 6º ano do Ensino Fundamental - Anos Finais, da disciplina de Língua Portuguesa, distribuída pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) 2017-2019, pelo fato de ter sido a mais escolhida pelas instituições de ensino no estado de Mato Grosso. O objetivo central é refletir sobre o modo como o texto literário é abordado no livro didático, se sua presença tem potencial para o letramento literário dos alunos (no sentido de despertar para o gosto da leitura e de desenvolver suas competências progressivamente) e cumpre a função de seu papel humanizador. Também mencionaremos o papel dos professores como incentivadores da leitura literária no contexto intra e extraescolar e como eles podem trabalhar o texto literário para sensibilizar o aluno a sentir e a pensar sobre os textos. O referencial teórico está pautado em Cosson (2012), Bardin (2011), Paulino (2004), entre outros. O resultado aponta que são importantes, para além da utilização dos textos literários presentes no livro didático, o incentivo do professor e a organização dos momentos da leitura de textos literários com os alunos.
Downloads
Referências
BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. 2ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 1992.
BORGHATO, A.M.T; BERTIN, T.C.H.; MARCCHEZI, V. L. de C. Projeto Teláris: português 6° ano - Ensino fundamental anos finais, 2ª ed. São Paulo: Ática, 2015.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Tradução Luís Antero Reto, Augusto Pinheiro. São Paulo: Edições 70, 2011.
COSSON, Rildo. Letramento literário: educação para vida. Vida e Educação, Fortaleza, v. 10, 2006.
COSSON, R; SOUZA, R. J. Letramento literário: uma proposta para a sala de aula. Caderno de Formação: formação de professores, didática de conteúdos. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2011, v. 2.
Letramento literário. In: Glossário Ceale. 2014. Disponível em:
http://ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/glossarioceale/verbetes/letramento-literario. Acesso em 1/01/2020.
GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6ª ed. São Paulo: Atlas, 2008.
LAJOLO, M.; ZILBERMAN, R. A formação da leitura no Brasil. 3ª ed. São Paulo: Ática, 2009.
MARCUSCHI, Luiz Antônio. Gêneros Textuais: o que são e como se classificam. Recife: Universidade Federal de Pernambuco, 2000.
MORAES, Roque. Análise de conteúdo. Revista Educação, Porto Alegre, v. 22, n. 37, 1999.
PAULINO, G.; COSSON, R. Letramento literário: para viver a literatura dentro e fora da escola. In: R. ZILBERMAN; T. RÖSING (Orgs.). Escola e leitura: velha crise; novas alternativas. São Paulo: Global, 2009.
PAULINO, Graça. Das leituras ao letramento literário. Belo Horizonte: FaE/UFMG e Pelotas: EDUFPel, 2004.
PELLEGRINI, T.; FERREIRA, M. Português: palavra e arte. São Paulo: Atual, 1996.
SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. 2ª ed., 3ª reimpr., Belo Horizonte: Autêntica, 2001.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 REVISTA MOINHOS
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.