Análise sobre a presença da literatura em um livro didático de língua portuguesa do ensino fundamental - anos finais: contribuições para o letramento literário

Autores

  • Izana Néia Zanardo Mestrado Profissional em Letras, UNEMAT - Sinop; SEDUC-MT.
  • Cláudia Zanata de Oliveira Vasconcelos Mestrado Profissional em Letras, UNEMAT - Sinop/MT; SEDUC-MT.
  • Marta Helena Cocco UNEMAT - Tangará da Serra; Mestrado Profissional em Letras UNEMAT-Sinop/MT.

DOI:

https://doi.org/10.30681/moinhos.v0i8.4513

Resumo

Este artigo aborda a presença da literatura em um livro didático da coleção Projeto Teláris, especificamente a Unidade 2 - Capítulo 3, páginas 82 a 94, sendo o volume do 6º ano do Ensino Fundamental - Anos Finais, da disciplina de Língua Portuguesa, distribuída pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) 2017-2019, pelo fato de ter sido a mais escolhida pelas instituições de ensino no estado de Mato Grosso. O objetivo central é refletir sobre o modo como o texto literário é abordado no livro didático, se sua presença tem potencial para o letramento literário dos alunos (no sentido de despertar para o gosto da leitura e de desenvolver suas competências progressivamente) e cumpre a função de seu papel humanizador. Também mencionaremos o papel dos professores como incentivadores da leitura literária no contexto intra e extraescolar e como eles podem trabalhar o texto literário para sensibilizar o aluno a sentir e a pensar sobre os textos. O referencial teórico está pautado em Cosson (2012), Bardin (2011), Paulino (2004), entre outros. O resultado aponta que são importantes, para além da utilização dos textos literários presentes no livro didático, o incentivo do professor e a organização dos momentos da leitura de textos literários com os alunos.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. 2ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 1992.

BORGHATO, A.M.T; BERTIN, T.C.H.; MARCCHEZI, V. L. de C. Projeto Teláris: português 6° ano - Ensino fundamental anos finais, 2ª ed. São Paulo: Ática, 2015.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Tradução Luís Antero Reto, Augusto Pinheiro. São Paulo: Edições 70, 2011.

COSSON, Rildo. Letramento literário: educação para vida. Vida e Educação, Fortaleza, v. 10, 2006.

COSSON, R; SOUZA, R. J. Letramento literário: uma proposta para a sala de aula. Caderno de Formação: formação de professores, didática de conteúdos. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2011, v. 2.

Letramento literário. In: Glossário Ceale. 2014. Disponível em:

http://ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/glossarioceale/verbetes/letramento-literario. Acesso em 1/01/2020.

GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6ª ed. São Paulo: Atlas, 2008.

LAJOLO, M.; ZILBERMAN, R. A formação da leitura no Brasil. 3ª ed. São Paulo: Ática, 2009.

MARCUSCHI, Luiz Antônio. Gêneros Textuais: o que são e como se classificam. Recife: Universidade Federal de Pernambuco, 2000.

MORAES, Roque. Análise de conteúdo. Revista Educação, Porto Alegre, v. 22, n. 37, 1999.

PAULINO, G.; COSSON, R. Letramento literário: para viver a literatura dentro e fora da escola. In: R. ZILBERMAN; T. RÖSING (Orgs.). Escola e leitura: velha crise; novas alternativas. São Paulo: Global, 2009.

PAULINO, Graça. Das leituras ao letramento literário. Belo Horizonte: FaE/UFMG e Pelotas: EDUFPel, 2004.

PELLEGRINI, T.; FERREIRA, M. Português: palavra e arte. São Paulo: Atual, 1996.

SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. 2ª ed., 3ª reimpr., Belo Horizonte: Autêntica, 2001.

Downloads

Publicado

2020-08-13

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Análise sobre a presença da literatura em um livro didático de língua portuguesa do ensino fundamental - anos finais: contribuições para o letramento literário. (2020). Revista Moinhos, 8, 48-61. https://doi.org/10.30681/moinhos.v0i8.4513