Literatura e identidade: formação do hábito de leitura
DOI:
https://doi.org/10.30681/moinhos.v0i8.4610Resumo
Neste artigo, refletimos sobre o papel da literatura no contexto escolar e na formação leitora dos alunos, se a ela tiverem acesso. Os dados que constituem o texto foram coletados a partir de um trabalho de inserção em sala de aula do Ensino Fundamental, em uma escola pública no estado de Mato Grosso. O projeto de intervenção teve como recorte a leitura de textos literários produzidos neste estado, com a abordagem do tema “identidade”. Utilizamos, em nossa pesquisa, obras de teóricos engajados com o processo de leitura e a formação do leitor, como Jauss (1994), Cosson (2007, 2014), Cândido (1995) e outros que também discorrem sobre a recepção da obra literária. Como recurso metodológico fizemos círculos de leitura, pesquisas bibliográficas, pesquisa de campo, produções orais e escritas. O resultado foi a publicação de livros, nos formatos físico e digital, na Plataforma ISSUU, contendo narrativas relacionadas à historicidade local. Todo o desenrolar do projeto oportunizou aos alunos o contato com a literatura, com a pesquisa, o conhecimento da História regional, de lendas e causos ficcionais do município onde residem e, sobretudo, o desenvolvimento do potencial de leitura, de interpretação e de escrita.
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