Literatura e identidade: formação do hábito de leitura

Autores

  • Elizete Dall´Comune Hunhoff UNEMAT - Universidade do Estado de Mato Grosso
  • Maria Aparecida Rodrigues de Sousa Voltolini SEDUC, MT.

DOI:

https://doi.org/10.30681/moinhos.v0i8.4610

Resumo

Neste artigo, refletimos sobre o papel da literatura no contexto escolar e na formação leitora dos alunos, se a ela tiverem acesso. Os dados que constituem o texto foram coletados a partir de um trabalho de inserção em sala de aula do Ensino Fundamental, em uma escola pública no estado de Mato Grosso. O projeto de intervenção teve como recorte a leitura de textos literários produzidos neste estado, com a abordagem do tema “identidade”. Utilizamos, em nossa pesquisa, obras de teóricos engajados com o processo de leitura e a formação do leitor, como Jauss (1994), Cosson (2007, 2014), Cândido (1995) e outros que também discorrem sobre a recepção da obra literária. Como recurso metodológico fizemos círculos de leitura, pesquisas bibliográficas, pesquisa de campo, produções orais e escritas. O resultado foi a publicação de livros, nos formatos físico e digital, na Plataforma ISSUU, contendo narrativas relacionadas à historicidade local. Todo o desenrolar do projeto oportunizou aos alunos o contato com a literatura, com a pesquisa, o conhecimento da História regional, de lendas e causos ficcionais do município onde residem e, sobretudo, o desenvolvimento do potencial de leitura, de interpretação e de escrita.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elizete Dall´Comune Hunhoff, UNEMAT - Universidade do Estado de Mato Grosso

Possui graduação em Letras Português/Inglês e Literaturas, mestrado em Letras (Estudos Comparados de Literatura de Língua Portuguesa) pela Universidade de São Paulo (2002) e doutorado em Letras (Est.Comp. de Liter. de Língua Portuguesa) pela Universidade de São Paulo-USP (2008). Atualmente é professora adjunta da Universidade do Estado de Mato Grosso. Tem experiência na área de Letras, com ênfases em Literatura e Língua Portuguesa. Lançou a obra "Tempo e e identidade - estudo da poética de Florbela Espanca e Cecília Meireles", em 2010. Possui publicações em revistas e periódicos nacionais. Coordena o Grupo de Pesquisa "Literatura infantojuvenil: poesia e prosa". Participa dos grupos de pesquisa: "Maria de Arruda Müller e Dunga Rodrigues: agentes Culcurais de Mato Grosso"; "LER - Leitura, Literatura e Ensino".

Maria Aparecida Rodrigues de Sousa Voltolini, SEDUC, MT.

Professora de Língua Portuguesa, SEDUC, MT,

Mestra em Letras.

Referências

BARZOTTO, Valdir Heitor. Leitura, escrita e relação com o conhecimento. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2016.

CANDAU, V. M. F. A didática em questão e a formação de educadores-exaltação à negação: a busca da relevância. In: CANDAU, V. M. F. (org). A didática em questão. Petrópolis: Vozes, 1986, p. 12-22.

CANDIDO, Antônio. Vários Escritos. O Direito à Literatura. 3ª Edição. São Paulo: Duas Cidades, 2004.

COELHO, Nelly Novaes. Literatura: arte, conhecimento e vida. São Paulo: Peirópolis, 2000.

COSSON, Rildo. Círculos de leitura e letramento literário. São Paulo: Contexto, 2014.

COSSON, Rildo. Letramento Literário: teoria e prática. 1ª Edição. São Paulo: Contexto, 2006.

HALL, S. A identidade cultural na pós-modernidade. 12. Ed. Tradução de Tomaz Tadeu da Silva & Guacira Lopes Louro. Rio de Janeiro: Lamparina, 2015.

HUNHOFF, Elizete Dall’Comune. Literatura e Leitura – Concepções sobre o Ensino de Literatura e a Formação do Leitor. Revista Ecos, V-11, No.02, 2011. Disponível em http://www.unemat.br/revistas/ecos.

JAUSS, Hans Robert. A história da literatura como provocação à teoria literária. Trad. De Sérgio Tellaroli. São Paulo: Ática, 1994.

MARCUSCHI, L.A. Da fala para a escrita. São Paulo, Cortez, 2008.

MORTATTI, Maria do Rosário Longo. Na história do ensino da literatura no Brasil: problemas e possibilidades para o século XXI. Educar em Revista, Curitiba, Brasil, n. 52, p. 23-43, abr./jun. 2014. Editora UFPR. DOI: https://doi.org/10.1590/0104-4060.36317

ROSSETO, Robson. A estética da recepção: o horizonte de expectativas para a formação do aluno espectador. In Anais / Encontro do Grupo de Pesquisa Arte, Educação e Formação Continuada, 2 de dezembro de 2010. – Curitiba: Faculdade de Artes do Paraná, 2010.

SCAFF, Ivens Cuiabano. A fábula do quase frito. 2.ed. Cuiabá: Tempo Presente, 1997.

SEDUC/MT. Orientações Curriculares para a Educação Básica do Estado de Mato Grosso. Área de Linguagens. Cuiabá, 2012.

Lista de livros trabalhados em sala

ANTUNES, Wander. Isso é coisa de pirata. Cuiabá: Tempo presente, 1996.

COCCO, Marta Helena. Não presta pra nada. Cuiabá: Carlini & Caniato, 2016.

SCAFF, Ivens Cuiabano. Uma maneira simples de voar. 2ª ed. Cuiabá: Tempo Presente, 1997.

SCAFF, Ivens Cuiabano. A fábula do quase frito. 2.ed. Cuiabá: Tempo Presente, 1997.

SILVA, Antônio de Pádua e. Guerra no Pantanal. São Paulo: Atual, 17ª ed. 2009.

SOUZA, Maria do Carmo Alves de. A árvore e a cidade. Cuiabá. Central de textos, 2005.

SOUZA, Maria do Carmo Alves de. O rio. São Paulo: Paulus, 2008.

Downloads

Publicado

2020-08-13

Como Citar

Hunhoff, E. D., & Rodrigues de Sousa Voltolini, M. A. (2020). Literatura e identidade: formação do hábito de leitura. Revista Moinhos, (8), 76–91. https://doi.org/10.30681/moinhos.v0i8.4610

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)