Literatura e identidade: formação do hábito de leitura

Autores

  • Elizete Dall´Comune Hunhoff UNEMAT - Universidade do Estado de Mato Grosso
  • Maria Aparecida Rodrigues de Sousa Voltolini SEDUC, MT.

DOI:

https://doi.org/10.30681/moinhos.v0i8.4610

Resumo

Neste artigo, refletimos sobre o papel da literatura no contexto escolar e na formação leitora dos alunos, se a ela tiverem acesso. Os dados que constituem o texto foram coletados a partir de um trabalho de inserção em sala de aula do Ensino Fundamental, em uma escola pública no estado de Mato Grosso. O projeto de intervenção teve como recorte a leitura de textos literários produzidos neste estado, com a abordagem do tema “identidade”. Utilizamos, em nossa pesquisa, obras de teóricos engajados com o processo de leitura e a formação do leitor, como Jauss (1994), Cosson (2007, 2014), Cândido (1995) e outros que também discorrem sobre a recepção da obra literária. Como recurso metodológico fizemos círculos de leitura, pesquisas bibliográficas, pesquisa de campo, produções orais e escritas. O resultado foi a publicação de livros, nos formatos físico e digital, na Plataforma ISSUU, contendo narrativas relacionadas à historicidade local. Todo o desenrolar do projeto oportunizou aos alunos o contato com a literatura, com a pesquisa, o conhecimento da História regional, de lendas e causos ficcionais do município onde residem e, sobretudo, o desenvolvimento do potencial de leitura, de interpretação e de escrita.

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Biografia do Autor

  • Elizete Dall´Comune Hunhoff, UNEMAT - Universidade do Estado de Mato Grosso
    Possui graduação em Letras Português/Inglês e Literaturas, mestrado em Letras (Estudos Comparados de Literatura de Língua Portuguesa) pela Universidade de São Paulo (2002) e doutorado em Letras (Est.Comp. de Liter. de Língua Portuguesa) pela Universidade de São Paulo-USP (2008). Atualmente é professora adjunta da Universidade do Estado de Mato Grosso. Tem experiência na área de Letras, com ênfases em Literatura e Língua Portuguesa. Lançou a obra "Tempo e e identidade - estudo da poética de Florbela Espanca e Cecília Meireles", em 2010. Possui publicações em revistas e periódicos nacionais. Coordena o Grupo de Pesquisa "Literatura infantojuvenil: poesia e prosa". Participa dos grupos de pesquisa: "Maria de Arruda Müller e Dunga Rodrigues: agentes Culcurais de Mato Grosso"; "LER - Leitura, Literatura e Ensino".
  • Maria Aparecida Rodrigues de Sousa Voltolini, SEDUC, MT.

    Professora de Língua Portuguesa, SEDUC, MT,

    Mestra em Letras.

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Publicado

2020-08-13

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Literatura e identidade: formação do hábito de leitura. (2020). Revista Moinhos, 8, 76-91. https://doi.org/10.30681/moinhos.v0i8.4610

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