Sonoridade, intertextualidade e sentidos em Sabiapoca ou Canção do exilio sem sair de casa, de Aclyse de Mattos

Autores

  • Márcia Regina da Silva UNEMAT
  • Marta Helena Cocco Grupo de Pesquisa LER (UNEMAT/CNPq); Universidade do Estado de Mato Grosso

Resumo

Neste artigo, procuramos enfatizar recursos expressivos do poema narrativo Sabiapoca ou Canção do exílio sem sair de casa, de Aclyse Mattos, especificamente os elementos de sonoridade e a intertextualidade, relacionando-os com os sentidos. Apresentamos uma breve análise dos aspectos formais, com destaque para o uso de rimas e aliterações, recursos que fazem jus ao nome “canção”. Identificamos de pronto, como recurso intertextual, o procedimento de paródia que segundo Sant’Anna (2001), citando Bakhtin (1981), trata-se de um texto em que “o autor emprega a voz de um outro”, contrariando-a. Buscamos demonstrar como se dá esse processo no poema, em diálogo com” Canção do Exílio” de Gonçalves Dias, relacionando quais os sentidos de exílio se verificam nas duas obras. Entre os resultados, destacamos que o poema aborda uma temática ecológica, apontando o desmatamento como causa do êxodo de animais da natureza e consequente exílio nos ambientes urbanos.

Biografia do Autor

Marta Helena Cocco, Grupo de Pesquisa LER (UNEMAT/CNPq); Universidade do Estado de Mato Grosso

Professora de graduação e pós-graduação da UNEMAT, membro do grupo de pesquisa Ler (UNEMAT/CNPQ)

Referências

CAVALCANTE, Joana. Caminhos da Literatura infantil e juvenil: dinâmica e vivencias na ação pedagógica. São Paulo: Ed. Paulus, 2002.

MATTOS, Aclyse. Sabiapoca ou canção do exílio sem sair de casa. Cuiabá: Tanta tinta, 2018.

MATTOS, Aclyse. Entrevista. [set. 2019]. Entrevistadoras: Márcia Regina da Silva e Marta Helena Cocco. Tangará da Serra, 2019. Entrevista feita por e-mail, colocada em apêndice ao final deste artigo.

RODRIGUES, Rosana. Um sabiá exilado na literatura infantil contemporânea produzida em Mato Grosso. Revista Polifonia. Cuiabá-MT, v. 26, n.41, p. 01-188, janeiro-março, 2019.

SANT’ANNA, Affonso Romano. Paródia, Paráfrase & Cia. São Paulo: Ática, 2001.

SABIAPOCA. Wiki aves: a enciclopédia das aves do Brasil, s/d. Disponível em: http://www.wikiaves.com.br/wiki/sabia-poca. Acesso em 22/10/2019.

Downloads

Publicado

18/01/2021

Como Citar

da Silva, M. R., & Cocco, M. H. (2021). Sonoridade, intertextualidade e sentidos em Sabiapoca ou Canção do exilio sem sair de casa, de Aclyse de Mattos. REVISTA MOINHOS, (9), 47–62. Recuperado de https://periodicos.unemat.br/index.php/moinhos/article/view/5094

Edição

Seção

Artigos