Sonoridade, intertextualidade e sentidos em Sabiapoca ou Canção do exilio sem sair de casa, de Aclyse de Mattos
DOI:
https://doi.org/10.30681/moinhos.v0i9.5094Resumo
Neste artigo, procuramos enfatizar recursos expressivos do poema narrativo Sabiapoca ou Canção do exílio sem sair de casa, de Aclyse Mattos, especificamente os elementos de sonoridade e a intertextualidade, relacionando-os com os sentidos. Apresentamos uma breve análise dos aspectos formais, com destaque para o uso de rimas e aliterações, recursos que fazem jus ao nome “canção”. Identificamos de pronto, como recurso intertextual, o procedimento de paródia que segundo Sant’Anna (2001), citando Bakhtin (1981), trata-se de um texto em que “o autor emprega a voz de um outro”, contrariando-a. Buscamos demonstrar como se dá esse processo no poema, em diálogo com” Canção do Exílio” de Gonçalves Dias, relacionando quais os sentidos de exílio se verificam nas duas obras. Entre os resultados, destacamos que o poema aborda uma temática ecológica, apontando o desmatamento como causa do êxodo de animais da natureza e consequente exílio nos ambientes urbanos.
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Referências
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