Produção de leitura: a cada página uma descoberta

Autores

  • Franciele da Costa Souza graduada no curso de Letras UNEMAT;
  • Everton Almeida Barbosa UNEMAT

Resumo

Este relato visa a comunicar a experiência de um trabalho de caráter qualitativo e subjetivo que foi desenvolvido com um aluno de 6ºano, ao qual deu-se o nome fictício de Pedro, na Escola Estadual Vereador Bento Muniz, na cidade de Tangará da Serra - Mato Grosso. O objetivo era acompanhar, no contraturno da escola, um aluno com dificuldades em leitura e interpretação de textos e propor atividades que propiciassem alguma melhora nesses aspectos. A observação de seu possível progresso e os pontos sobre os quais esse progresso se daria constituíram a face investigativa da proposta. O trabalho foi realizado no decorrer de julho a novembro de 2015, em dezoito encontros, com trinta e seis horas de apoio, divididas em duas horas a cada encontro. Como resultado, percebemos melhora na autoestima do aluno, o que interferiu diretamente em seu interesse pela leitura e em sua participação em sala. Percebeu-se como é importante estabelecer-se confiança entre professor e aluno para que a recepção do trabalho por parte deste seja mais eficaz, principalmente os que apresentam mais dificuldades.

Referências

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. Paz e terra: São Paulo. 1996.

RIBEIRO, Vera Masaga?o. Analfabetismo e alfabetismo no Brasil. Boletim INAF. Sa?o Paulo: Instituto Paulo Montenegro, jul./ago. 2006. Disponi?vel em: http://www.faccamp.br/letramento/GERAIS/analfabetismo.pdf.

Bibliografia consultada

CORRÊA, Hércules Tolêdo. Adolescentes leitores: Eles ainda existem. p. 51-73. (Orgs) PAIVA, A.; MARTINS, A.; PAULINO G.; VERSIANI Z. In: Literatura e letramento: espaços, suportes e interfaces. Autêntica: Belo Horizonte. 2003.

DUTRA, Daniel Iturvides. Literatura e leitura no mundo atual: Apontamentos sobre a influência das novas tecnologias no processo de leitura e produção de sentido. p. 65-74. Porto Alegre, 2009.

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. Autores associados: Cortez. São Paulo, 1989.

KLEIMAN, Angela B. Preciso “ensinar” o letramento? Não basta ensinar a ler e escrever? Unicamp, 2005.

PERINI, Mário A. A leitura funcional e a dupla função do texto didático. p. 78-86. (org) ZILBERMAN R. SILVA E. T. In: Leitura: perspectivas interdisciplinares. Ática: São Paulo, 2004.

SILVA, Ezequiel Theodoro; ZILBERMAN, Regina. Pedagogia da leitura: movimento e história, p.111-115 (org) Zilberman R. SILVA E. T. In: Leitura: perspectivas interdisciplinares. Ática: São Paulo, 2004.

SOARES, Magda Becker. As condições sociais: uma reflexão em contraponto, p. 18-29. (org) Zilberman R. SILVA E. T. In: Leitura: perspectivas interdisciplinares. Ática: São Paulo, 2004.

Downloads

Publicado

18/01/2021

Como Citar

Souza, F. da C., & Barbosa, E. A. (2021). Produção de leitura: a cada página uma descoberta. REVISTA MOINHOS, (9), 94–103. Recuperado de https://periodicos.unemat.br/index.php/moinhos/article/view/5186

Edição

Seção

Relatos de Experiências