“UM ELOGIO À POESIA” NO PROJETO PIPOESIA, DO CEPAE – UFG

Autores

  • Klleber Moreira de Mendonça Júnior
  • Fábio Júlio de Paula Borges

Palavras-chave:

Pipoesia, Poesia, Ensino, Manoel Bandeira

Resumo

A presente pesquisa pretende apresentar e analisar o trabalho do projeto intitulado Pipoesia, realizado no colégio CEPAE-UFG. Para tanto, a discussão em torno do projeto, neste trabalho, foi feita em três etapas, considerando, no primeiro ponto, a reflexão teórica e crítica sobre ensino de poesia e mediação de leitura em sala de aula; no segundo, sobre a história, metodologias e estratégias do projeto em específico; e por último, a apresentação de uma proposta de leitura, mediação e interpretação de poema em sala de aula de aula com o poema “Testamento”, de Manuel Bandeira, além da sugestão de uma produção textual a partir da leitura e reflexão sobre o poema supracitado. Nesse sentido, averiguou-se, dentro da análise das metodologias de mediação de leitura de poesia em sala de aula, aliada à estratégia do uso da pipa como instrumento lúdico e das atividades de extensão dentro do colégio, que o projeto é uma referência sobre o trabalho com poesia em sala de aula e apresenta uma tradição dentro da instituição, entre as suas atividades no âmbito do ensino, da pesquisa e da extensão, como uma ação que abrange positivamente a escola e a sociedade.

Referências

ARRIGUCI JÚNIOR, David. Humildade, Morte e Paixão: A Poesia de Manuel Bandeira. São Paulo: Companhia da letras, 1990.

BANDEIRA, Manuel. Lira dos cinquent'anos. Poesia completa e prosa. Rio de Janeiro: Aguilar, 1967.

BENJAMIN, Walter. A obra de arte na época de sua reprodutibilidade técnica. Apresentação, Tradução e Notas: Francisco De Ambrosis Pinheiro Machado, 1ª Reimpressão, Porto Alegre, RS: Zouk, 2012.

CAMARGO, Goiandira Ortiz. Leitura vocalizada de poesia. In: Olhar o poema: Teoria e prática do letramento poético. Orgs. Débora Cristina Santos e Silva; Goiandira Ortiz de Camargo; Maria Severina Batista Guimarães. Goiânia: Cânone Editorial, 2012.

_______. GUIMARÃES, M. S. B. O difícil elogio à poesia. In: Leitura Literária, Crítica e Ensino. Orgs. Goiândira Ortiz de Camargo; Nismária Alvez David. Campinas, SP: Editora Pontes, 2009.

CANDIDO, Antônio. O direito à literatura. In: Vários escritos. 4ª ed. São Paulo/Rio de Janeiro: Duas Cidades/Ouro sobre Azul, 2004, p. 169-191.

COSSON, Rildo. Letramento Literário: teoria e prática. 2ª ed. São Paulo: Contexto, 2012

ECO, Umberto. Os limites da interpretação. São Paulo: Perspectiva, 1999.

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. São Paulo: Autores Associados: Cortez, 1989.

GUIMARÃES, Maria Severina Batista. Leitura de poesia: conhecimento e fruição. In: Olhar o poema: Teoria e prática do letramento poético. Orgs. Débora Cristina Santos e Silva; Goiandira Ortiz de Camargo; Maria Severina Batista Guimarães. Goiânia: Cânone Editorial, 2012.

MENDONÇA JÚNIOR, Klleber Moreira de. Mário Quintana, Resistência e Mediação de leitura na escola. Revista Athena: Vol. 15, nº 2, 2018.

MOISÉS, Massaud. A criação literária: introdução à problemática da literatura. São Paulo: Cultrix, 1975.

OCTÁVIO, Paz. A outra voz. Trad. Wladimir Dupont. São Paulo: Siciliano, 1993.

_______. O Arco e a Lira. Trad. Olga Salvary. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1982.

PÉTIT, Michèle. Tudo começa com uma recepção. In: A arte de ler. São Paulo, Ed, 34, 2009.

SILVA, Célia Sebastiana. Festival do Projeto Pipoesia. Goiânia: Universidade Federal de Goiás: Centro de Ensino e Pesquisa Aplicado à Educação, 2017.

STAIGER, Emil. Conceitos Fundamentais de Poética. Trad. Celeste Aída Galeão. Rio de Janeiro: Tempos Brasileiros, 1975.

ZUMTHOR, Paul. A letra e a voz. Tradução de Amálio Pinheiro e Jerusa Pires Ferreira. São Paulo: Companhia das Letras, 1993.

Downloads

Publicado

19/05/2022

Como Citar

Moreira de Mendonça Júnior, K., & Júlio de Paula Borges, F. (2022). “UM ELOGIO À POESIA” NO PROJETO PIPOESIA, DO CEPAE – UFG. Revista Moinhos, 1(10), 77–92. Recuperado de https://periodicos.unemat.br/index.php/moinhos/article/view/6026

Edição

Seção

Relatos de Experiências