Submissão

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Diretrizes para Autores

Os trabalhos a serem aceitos pela REVISTA DE CIÊNCIA POLÍTICA,  DIREITO  E   POLÍTICAS PÚBLICAS -  POLITI(K)CON abrangem as seguintes categorias:

 

Artigos: com até 20 (Quinze) laudas, devem resultar de pesquisa teórica (bibliográfica ou documental), de pesquisa de natureza empírica e relatos de experiência. Devem debater ou fazer indicações para o aprofundamento e reflexão de questões relacionadas ao dossiê temático de cada número da POLITI(K)CON ou de outros temas atinentes ao campo das Humanidades.

 

Ensaios:  textos, com até 15 (quinze) laudas, de caráter opinativo ou que apresentem reflexão para aprofundamento de questões afetas ao dossiê temático do volume correspondente da REVISTA DE CIÊNCIA POLÍTICA,  DIREITO  E   POLÍTICAS PÚBLICAS -  POLITI(K)CON e fluxo contínuo

 •Relatos de experiência: devem conter até 10 laudas – consiste na exposição de experiências acadêmicas, técnicas, profissionais e/ou mesmo pessoais sobre os temas tratados pela Revista, que tratam alguma forma de troca de experiências. Por exemplo: Relatos de pesquisa de campo, de ensino, de extensão, de pós-doutoramento, de intercâmbios etc;  

  • · Resenhas: texto comentado e crítico, de até 5 (cinco) laudas, de livro relacionado ao dossiê temático e/ou fluxo contínuo do volume correspondente da REVISTA DE CIÊNCIA POLÍTICA,  DIREITO  E   POLÍTICAS PÚBLICAS -  POLITI(K)CON com orientações quanto ao conteúdo e contribuições potenciais da obra;
  • · Entrevistas: livre  (Modelo do template. Consiste na abordagem de especialistas reconhecidos local, regional, nacional e/ou internacional com contribuição científica, técnica e acadêmica nas áreas da Revista;
  • · Conferências. Livre (Modelo do template). Trata-se da transcrição de Conferências realizadas no âmbito dos grupos de pesquisas sobre as áreas temáticas destes, com especialistas reconhecidos em seus campos de estudos.
  • · Biografias:  trata-se de homenagem feitas pela revista aos especialistas que influenciaram para o fortalecimento da Ciência Política, do Direito e das Políticas Públicas em nível regional, nacional e internacional.

Todos os trabalhos devem ser cadastrados e submetidos à REVISTA DE CIÊNCIA POLÍTICA,  DIREITO  E   POLÍTICAS PÚBLICAS -  POLITI(K)CON acompanhados de Declaração de Responsabilidade (modelo disponível no site).

 

Os trabalhos devem ser apresentados em papel formato A-4 e digitados com utilização de editores

Word for Windows Versão 6.0 ou 7.0, com uso de:

 a) Fonte Century Gothic, corpo 12, para o texto e corpo, 10 para o resumo, abstract, citações de mais de três linhas e notas;

b) Espaçamento entre linhas 1,15 (um e meio) para o texto, excetuando-se as citações de mais de três linhas, notas de rodapé, referências, resumo e abstract que devem ser digitados em espaço simples;

c) Utilizar margens esquerda e superior de 3 cm; direita e inferior de 2 cm,

d) Utilizar recuo de 2 cm da margem esquerda para parágrafos e 4 cm para citações de mais de três linhas.

 

Os artigos e ensaios não deverão ultrapassar 20 laudas, trazendo, na primeira página, as seguintes informações:

 a) Como garantia de anonimato no processo de avaliação, os artigos devem ser apresentados da seguinte maneira: ter uma folha de rosto, separada das demais, onde deverá constar o título, nome do autor, profissão, vínculo institucional e título acadêmico, endereço, telefone e e-mail;

b) Na primeira página do texto, deve conter o TÍTULO do trabalho em maiúscula, negrito e alinhado à esquerda e RESUMO de, até 500 caracteres palavras em português, acompanhado das PALAVRAS- CHAVE que identifiquem o conteúdo do trabalho. Em seguida, deve vir o título em inglês, em versão (maiúscula), negrito e justificado, o ABSTRACT e as KEYWORDS. Os textos do Resumo e do Abstract devem ser ajustados a margem, sem parágrafos.

O subtítulo, se houver, deve vir em redondo (minúscula), sem negrito;

 c) O corpo do trabalho deve começar com a INTRODUÇÃO, seguida das demais seções que constituem, a METODOLOGIA, o DESENVOLIMENTO, enunciadas por títulos digitados em versal (maiúsculas), em negrito e com numeração, ajustados à margem esquerda. As CONSIDERAÇÕES FINAIS também devem ser antecedidas por um indicativo (algarismo) ajustado à margem esquerda. Por fim, devem vir as REFERÊNCIAS

 

d) Os títulos das seções secundárias, também ajustados à margem esquerda, deverão ser digitados com letras minúsculas, em negrito, com o mesmo corpo do texto, exceto a inicial e os nomes

próprios que devem ser maiúsculas; 

e) Os títulos das demais seções (terciárias, quaternárias etc.) deverão ser digitados utilizando outros recursos, tais como: redondo (minúsculas) ou itálico, em corpo menor que o do texto. 

Deve-se deixar um espaço duplo entre os parágrafos que se seguem aos títulos das seções. No caso de os trabalhos conterem tabelas, gráficos e ilustrações, as mesmas devem ser numeradas consecutivamente, em algarismos arábicos, conforme o tipo específico das mesmas (quadros, fotos, plantas etc.).

As tabelas devem ser encimadas pelo título antecedido da palavra “Tabela” seguida do número correspondente. As ilustrações (quadros, fotos, plantas, organogramas etc.) devem ter o título antecedido da palavra indicativa do tipo de ilustração e o número dela, colocados, entretanto, abaixo da ilustração.

Cabe à REVISTA DE CIÊNCIA POLÍTICA,  DIREITO  E   POLÍTICAS PÚBLICAS -  POLITI(K)CON garantir a padronização de tabelas, gráficos e ilustrações. Quando a tabela e/ou ilustração for transcrita de alguma obra, dever-se-á, abaixo da mesma, indicar a fonte.

O sistema de chamada deverá ser o autor-data, devendo-se no texto indicar junto a cada citação, direta ou indireta, o sobrenome de cada autor pessoal ou nome de entidade responsável, seguido do ano da publicação do documento e da (s) página (s) da citação, separados entre si, por vírgula, podendo estar tudo entre parênteses ou, caso o sobrenome do autor faça parte da sentença, deve ficar fora deles. Neste último caso, o sobrenome do autor deverá estar só com a inicial em letras maiúsculas, e quando estiver dentro dos parênteses deverá estar em caixa alta.

Tratando-se de dois autores, quando fora dos parênteses, deverão ser ligados pela conjunção “e”, mas estando dentro dos parênteses serão separados entre si, por ponto e vírgula, como na referência.

Quando houver três autores, é semelhante. No caso de mais de três, fora dos parênteses, deverá colocar-se o sobrenome do 1º, seguido da expressão “e outros”. Estando dentro dos parênteses, dever-se-á, após o sobrenome do 1º, utilizar-se a expressão latina “et al”.

As citações indicadas nos trabalhos devem ser pelo sobrenome do autor, seguido da data da publicação e da página consultada, de modo que, quando o nome do autor fizer parte da sentença, somente a data e a página aparecem entre parênteses. Ex.: Silva (1997, p. 32). Quando o nome do autor não estiver incluído na sentença, este é indicado no final da frase entre parênteses. Ex: (SILVA, 1997, p. 78). Quando o trabalho citado pertencer a dois autores, o sobrenome dos dois é indicado separadamente, utilizando o ponto e vírgula. Ex.: (SILVA; COSTA, 1997, p. 34).

Quando se tratar de trabalho de mais de três autores, o sobrenome do primeiro é indicado seguido da expressão et al. (Ex.: FERNANDES et al., 1998, p. 3).

Quando se tratar de trabalho sem autoria, a chamada é feita pela primeira palavra do título, em maiúsculas, seguida de reticências, data e página. Ex.: (COMUNIDADE..., 1997, p. 89).

As citações e referências devem ser elaboradas de conformidade com o disposto na ABNT, devendo todo autor citado no texto, constar das REFERÊNCIAS, dispostos em ordem alfabética, pelo sobrenome do primeiro autor.

Figuras, tabelas e fotos devem ser bem nítidas, apresentadas em alta definição, somente em preto e branco, devendo constar do original.

 

DOSSIÊ TEMÁTICO E FLUXO CONTÍNUO

A REVISTA DE CIÊNCIA POLÍTICA,  DIREITO  E   POLÍTICAS PÚBLICAS -  POLITI(K)CON dos Grupos de Pesquisa: Constitucionalismos, Democracias e Políticas Públicas da Universidade do Estado do Mato Grosso (UNEMAT), Observatório de Políticas Públicas (UFMT/CNPq) e Estudos Políticos e Democracia (UFAC/CNPq) mantêm duas chamadas:

a) Dossiê Temático, com período e tema previamente definidos;

b) Fluxo Contínuo para recebimento de artigos e ensaios situados no campo temático das Políticas Públicas. Em ambos os casos, os trabalhos submetidos devem ser inéditos, atender às normas de publicação e serem avaliados por pareceristas ad hoc, com base nos termos e critérios definidos na Política Editorial da REVISTA DE CIÊNCIA POLÍTICA,  DIREITO  E   POLÍTICAS PÚBLICAS -  POLITI(K)CON

Os trabalhos deverão ser submetidos mediante cadastro no item “Submissão de Trabalhos” constante do menu desta página.

 

Condições para submissão

Todas as submissões devem atender aos seguintes requisitos.

  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
  • Revisão textual da Língua Portuguesa realizada por especialista, preferencialmente com Declaração de Revisão de profissional habilitado.

ARTIGOS

Política padrão de seção

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.