DESAFIOS POSTOS PARA A AVALIAÇÃO DE ENSINO

Autores

  • Ilma Ferreira Machado

Palavras-chave:

avaliação de ensino, avaliação formativa e criterial, organização do trabalho pedagógico.

Resumo

No meio acadêmico, professores e alunos manifestam uma grande preocupação com a avaliação de ensino, caracterizando-a como um processo carregado de desafios, diante do qual se vêem, muitas vezes, confusos, sem saber como agir. Este texto, fruto de meus estudos e de minhas vivências como educadora, procura instigar o debate e, ao mesmo tempo, trazer algumas contribuições para o entendimento dessa questão.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

FREITAS, Luiz Carlos de. Crítica da organização do trabalho pedagógico e da didática. Campinas: Papirus, 1995.

GALEANO , Eduardo. Nós dizemos não. Rio de J aneiro: Revan, 1990.

LUKÁCS, G ..O trabalho - por uma ontologia do ser social (tradução de Ivo Tonet). Universidade Federal de Alagoas, 1981.

MANACORDA, M . Marx e a pedagogia moderna. São Paulo: Cortez e Autores Associados, 1991.

PERRENOUD, P. Das diferenças culturais às desigualdades escolares: a avaliação e a norma num ensino diferenciado. In: Allal, L; Cardinet, J.. A avaliação formativa num ensino diferenciado. Coimbra: Almedina, 1986.

PISTRAK, M . M .. Fundamentos da escola do trabalho. 2. ed. São Paulo: Expressão Popular, 2002

Downloads

Publicado

2019-09-26

Edição

Seção

ARTIGO

Como Citar

MACHADO, Ilma Ferreira. DESAFIOS POSTOS PARA A AVALIAÇÃO DE ENSINO. Revista da Faculdade de Educação, [S. l.], v. 3, n. 1, p. 55–61, 2019. Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3474. Acesso em: 18 mar. 2025.