DESAFIOS POSTOS PARA A AVALIAÇÃO DE ENSINO
Palavras-chave:
avaliação de ensino, avaliação formativa e criterial, organização do trabalho pedagógico.Resumo
No meio acadêmico, professores e alunos manifestam uma grande preocupação com a avaliação de ensino, caracterizando-a como um processo carregado de desafios, diante do qual se vêem, muitas vezes, confusos, sem saber como agir. Este texto, fruto de meus estudos e de minhas vivências como educadora, procura instigar o debate e, ao mesmo tempo, trazer algumas contribuições para o entendimento dessa questão.Downloads
Referências
FREITAS, Luiz Carlos de. Crítica da organização do trabalho pedagógico e da didática. Campinas: Papirus, 1995.
GALEANO , Eduardo. Nós dizemos não. Rio de J aneiro: Revan, 1990.
LUKÁCS, G ..O trabalho - por uma ontologia do ser social (tradução de Ivo Tonet). Universidade Federal de Alagoas, 1981.
MANACORDA, M . Marx e a pedagogia moderna. São Paulo: Cortez e Autores Associados, 1991.
PERRENOUD, P. Das diferenças culturais às desigualdades escolares: a avaliação e a norma num ensino diferenciado. In: Allal, L; Cardinet, J.. A avaliação formativa num ensino diferenciado. Coimbra: Almedina, 1986.
PISTRAK, M . M .. Fundamentos da escola do trabalho. 2. ed. São Paulo: Expressão Popular, 2002
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Licença CC-BY-NC
"Revista da Faculdade de Educação adota a licença Creative Commons BY-NC do tipo "Atribuição Não Comercial". Essa licença permite, exceto onde está identificado, que o usuário final remixe, adapte e crie a partir do seu trabalho para fins não comerciais, sob a condição de atribuir o devido crédito e da forma especificada pelo autor ou licenciante".