O ATENEU : A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO
Palavras-chave:
formação de professor, literatura, prática pedagógica, ensino superior, organização do trabalho escolar.Resumo
O presente estudo faz a análise da organização pedagógica que se encontra representada no romance O Ateneu de Raul Pompéia, tencionamos perceber as contradições e as determinações sociais aludidas pelo romancista, a fim de provocar reflexões sobre uma prática pedagógica alternativa para o ensino superior a partir de dois pontos: a) salientar os pressupostos que embasam a proposta pedagógica; b) relacionar a metodologia do professor à posição assumida diante de sua compreensão e explicação do contexto social. N esse texto analisamos o contexto sócio-histórico-cultural por meio de uma experiência apresentada pelo texto literário e os elementos pedagógicos das práticas ali representadas, tais como: a organização do trabalho, a concepção de ensino, de aprendizagem, de currículo e de conhecimento escolar, de relação pedagógica, de metodologia, avaliação e de profissão docente. N o O Ateneu, a instituição escolar incorporou a divisão social do trabalho, a fragmentação, o controle burocrático da sociedade capitalista. N o entanto, acreditamos que a organização do trabalho pedagógico pode propiciar o rompimento com essa realidade, quando assentada em princípios socializantes e democráticos. N esse sentido, a opção do professor deve ser quanto ao tipo de organização de sociedade que ele pretende participar da construção e, como decorrência necessária, ajudar na elaboração de um projeto pedagógico que vá contribuir na construção do tipo de sociedade pretendida. C om esse entendimento, a metodologia pode possibilitar a construção de novas formas do trabalho pedagógico em suas conexões com a organização social. N o processo ensinoaprendizagem professores e alunos devem ser agentes críticos que interajam de forma a favorecer a produção do conhecimento alicerçada no diálogo propiciando a autonomia, independência e criatividade.Downloads
Referências
COTRIM , Gilberto; PARISI, Mário. História e filosofia da educação. 6. ed. São Paulo: Saraiva, 1982.
FLORIDO , Janice. Vida e obra de Raul Pompéia. Encarte da Coleção Obras Primas. São Paulo: Nova Cultural, 2003.
LUCKESI, Cipriano Carlos. Filosofia da educação. Coleção Magistério. São Paulo: Cortez, 1990.
LUZURIAG A, Lorenzo. História da educação e da pedagogia. Tradução de Luiz Damasco Penna e J. B. Damasco Penna. 17. ed. São Paulo: Nacional, 1987.
MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti. Ensino: as abordagens do processo. São Paulo: EPU, 1986.
POMPÉIA, Raul. O Ateneu. Coleção Obras Primas. São Paulo: Nova Cultural, 2003.
Revista do Instituto Geographico e Histórico da Bahia – 1925- 1º semestre nº 50. Número especial dedicado ao barão de Macahubas. Disponível em < www.medicina.ufba.br/historia_med/ hist_med_art09.htm> , acessado em 30/ 04/04.
RIBEIRO , Maria Luiza Santos. História da educação brasileira. A organização escolar. 2. ed. rev. São Paulo: Cortez & Moraes, 1979.(Coleção universitária).
RO M AN ELLI. O taíza Oliveira. História da educação no Brasil. 3. ed. Petrópolis:Vozes, 1982.
RO RTY, Richard. Heidegger, kundera y Dickens. In: Ensayos sobre Heidegger y otros pensadores contemporáneo. Trad. Jorge Vigil Rubio. Barcelona, Paidós, 1993.
SAVIAN I, Dermeval. Escola e democracia. São Paulo: Cortez/ Autores Associados, 1987. SNYDERS, G . Pedagogia progressista. Coimbra, Almedina, 1974.
VASC O N C ELO S, C elso dos Santos. Avaliação: concepção dialética libertadora do processo de avaliação escolar. São Paulo: Libertad, 1995.
VEIG A, Ilma Passos Alencastro. A construção da didática numa perspectiva histórico-crítica da educação: uma introdução. In: OLIVEIRA, M . Rita S. N. (Org.) Didática, ruptura, compromisso e pesquisa. Campinas: Papirus,1993.
VEIG A, Ilma Passos Alencastro. M etodologia do ensino no contexto da organização do trabalho pedagógico. In: LEITE, Denise, MOROSINI, Marília. (O rgs.) Universidade futurante: produção do ensino e inovação. 2. ed. Campinas: Papirus, 2002. (Coleção Magistério: formação e trabalho pedagógico
XAVIER, Maria Elizabete Sampaio Prado; RIBEIRO , Maria Luiza Santos; N O RO N HA, Olinda Maria. História da educação: a escola no Brasil.. São Paulo: FTD, 1994 (Coleção aprender & ensinar).
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Licença CC-BY-NC
"Revista da Faculdade de Educação adota a licença Creative Commons BY-NC do tipo "Atribuição Não Comercial". Essa licença permite, exceto onde está identificado, que o usuário final remixe, adapte e crie a partir do seu trabalho para fins não comerciais, sob a condição de atribuir o devido crédito e da forma especificada pelo autor ou licenciante".