O SABER LOCAL E PROCESSO EDUCATIVO ENTRE OS PESCADORES PANTANEIROS DE CÁCERES - MATO GROSSO: A EDUCAÇÃO REVISITADA

Autores

  • Aguinel Messias de Lima

Palavras-chave:

Educação e ambiente, Pescadores, Rio Paraguai.

Resumo

Este  artigo  foi  escrito  a  partir  de  uma  dissertação  de  mestrado  em  educação  defendida  na  Universidade  Federal  de  Mato  Grosso. O objetivo da pesquisa consistiu em utilizar o conhecimento  dos pescadores sobre a pesca e sobre o Rio Paraguai como elementos  de  análise  para  elaboração  de  posterior  proposta  de  Educação  Ambiental.  Utilizou-se  como  metodologia,  entrevistas  semiestruturadas com 20 pescadores pantaneiros residentes na cidade  de  Cáceres-MT,  entre  maio  de  2002  a  julho  de  2003.  Os  pescadores  informantes possuem entre 20 e 40 anos de experiência de pescaria.  Eles dominam um saber tradicional adquirido na prática da educação  não-escolarizada, no rio e com os pais. Este saber local do pescador  adquirido  na  vivência  pode  ser  utilizado  na  educação  escolar.  Partindo  do  saber  do  pescador,  pode-se  refletir  e  buscar  ações  educativas voltadas especificamente para o Rio Paraguai tendo como  parceiro a comunidade local.

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Publicado

2019-09-26

Edição

Seção

ARTIGO

Como Citar

LIMA, Aguinel Messias de. O SABER LOCAL E PROCESSO EDUCATIVO ENTRE OS PESCADORES PANTANEIROS DE CÁCERES - MATO GROSSO: A EDUCAÇÃO REVISITADA. Revista da Faculdade de Educação, [S. l.], v. 4, n. 2, p. 11–25, 2019. Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3555. Acesso em: 6 mar. 2025.