ESCOLA DEMOCRÁTICA: UMA CULTURA EM CONSTRUÇÃO

Autores

  • Ana Maria de Souza Lima UNEMAT

Palavras-chave:

mulheres, educação, participação e democracia.

Resumo

O  artigo  é  o  resultado  de  uma  pesquisa  realizada  em  escolas municipais de Cuiabá, sobre o impacto produzido nas atitudes  e ações das mães, coartisentes da Universidade Popular Comunitária,  a partir de uma educação democrática e dialógica. Entre os impactos  produzidos, está o conflito entre mães e escolas, em função da falta  de  gestão  democrática  nas  escolas  onde  estudam  seus  filhos(as).  Embora  haja  uma  Política  Estadual  de  Educação  Democrática,  na  prática as escolas ainda não possuem um espaço democrático de fato.  Para  compreender  a  participação  das  mães  e/ou  ausência  dela,  nas  escolas,  fez-se  um  breve  passeio  pela  história  da  educação,  pela  construção cultural e pela política do Brasil.

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Publicado

2019-09-26

Edição

Seção

ARTIGO

Como Citar

LIMA, Ana Maria de Souza. ESCOLA DEMOCRÁTICA: UMA CULTURA EM CONSTRUÇÃO. Revista da Faculdade de Educação, [S. l.], v. 4, n. 2, p. 26–52, 2019. Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3556. Acesso em: 6 mar. 2025.