ESCOLA DEMOCRÁTICA: UMA CULTURA EM CONSTRUÇÃO
Palavras-chave:
mulheres, educação, participação e democracia.Resumo
O artigo é o resultado de uma pesquisa realizada em escolas municipais de Cuiabá, sobre o impacto produzido nas atitudes e ações das mães, coartisentes da Universidade Popular Comunitária, a partir de uma educação democrática e dialógica. Entre os impactos produzidos, está o conflito entre mães e escolas, em função da falta de gestão democrática nas escolas onde estudam seus filhos(as). Embora haja uma Política Estadual de Educação Democrática, na prática as escolas ainda não possuem um espaço democrático de fato. Para compreender a participação das mães e/ou ausência dela, nas escolas, fez-se um breve passeio pela história da educação, pela construção cultural e pela política do Brasil.Downloads
Referências
ARROYO, Miguel G. Educação e cidadania na América Latina. 2004.
BERGER, Peter L. Perspectivas Sociológicas: Uma visão Humanística. Tradução de Donaldson M. Garschagen. Petrópolis: Vozes, 1986.
_______. A construção Social da Realidade: Tratado de Sociologia do Conhecimento. Thomas Luckmann; Tradução de Floriano de Souza Fernandes. Petrópolis: Vozes, 1985.
BOBBIO, Norberto. O futuro da Democracia. Tradução de Marco Aurélio Nogueira. São Paulo: Paz e Terra, 2000.
BORDENAVE, Juan Díaz. O que é participação. 8. ed. São Paulo: Brasiliense, 1994.
DEMO, Pedro. Participação é Conquista. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2000.
FAUNDEZ, Antonio. O Poder da Participação. Tradução Lígia Chiappini e Eliana Martins. São Paulo: Cortez, 1993.
GADOTTI, Moacir. Concepção dialética da Educação. 8. ed. São Paulo: Cortez e Autores Associados, 1992.
GHIRALDELLI JUNIOR, Paulo. História da Educação. 2. ed. São Paulo: Cortez, 1994.
LIB NEO, José C. Democratização da Escola Pública: a pedagogia crítico-social dos conteúdos. 15. ed. Loyola. Coleção Educar, 1998.
LUCAS, Jhon R. Democracia e Participação. Tradução de Cairo Paranhos Rocha. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 1985.
MORIN, Edgar. Os Setes saberes necessários à educação do futuro. Tradução de Catarina Eleonora F. da Silva e Jeanne Sawaya. 8. ed., São Paulo: Cortez, 2003.
MENDONÇA, Erastos F. Estado Patrimonial e Gestão Democrática no Brasil: Educação e Sociedade. Campinas: v. 22. p. 84-108, 2001.
PARO, Vitor H. Gestão Democrática da Escola pública. 3 ed. São Paulo: Ática, 2004.
REVISTA DE EDUCAÇÃO PÚBLICA. Programa de Pósgraduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso. Cuiabá: Editora da UFMT, v. 11, n. 19, jan. jun. 2002. 202p.
VASCONCELOS, Paulo Alexandre. http://siter .uol.com.br/paulo-v/textos/img11.htm
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Licença CC-BY-NC
"Revista da Faculdade de Educação adota a licença Creative Commons BY-NC do tipo "Atribuição Não Comercial". Essa licença permite, exceto onde está identificado, que o usuário final remixe, adapte e crie a partir do seu trabalho para fins não comerciais, sob a condição de atribuir o devido crédito e da forma especificada pelo autor ou licenciante".