ÊXITO ESCOLAR NO ENSINO MÉDIO: UM ESTUDO DE CASO

Autores

  • César Fernando Meurer
  • Paulo Fossatti

Palavras-chave:

êxito escolar, ensino médio, estudo de caso.

Resumo

No presente trabalho investiga-se o êxito escolar de estudantes de 3º ano do ensino médio de uma escola particular no interior do Rio Grande do Sul, Brasil. Caracteriza-se por um estudo de caso, pautado numa metodologia em que se utilizou questionário, entrevista semi-estruturada e análise documental. A análise dos dados segue a Análise de Conteúdo proposta por Bardin. Os resultados encontrados para o êxito escolar centram-se em quatro categorias, a saber: (a) o querer pessoal dos estudantes; (b) a cultura institucional com profissionalismo docente; (c) a cultura familiar e local e (d) a dinâmica interna do grupo de estudantes.

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Publicado

2019-09-27

Edição

Seção

ARTIGO

Como Citar

MEURER, César Fernando; FOSSATTI, Paulo. ÊXITO ESCOLAR NO ENSINO MÉDIO: UM ESTUDO DE CASO. Revista da Faculdade de Educação, [S. l.], v. 12, n. 2, p. 133–151, 2019. Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3646. Acesso em: 24 dez. 2025.