A ESCUTA DA CRIANÇA DE SEIS ANOS NO ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS EM GOIÂNIA
Palavras-chave:
criança, infância, ensino fundamental de nove anos.Resumo
o presente artigo trata da pesquisa que resultou na tese de doutorado “Ensino fundamental de nove anos em Goiânia: o lugar da criança de seis anos, concepções e fundamentos sobre sua educação”. Investiguei o lugar da criança de seis anos no Ensino Fundamental de nove anos em uma escola da Rede Municipal de Goiânia. Desenvolvi uma pesquisa do tipo etnográfico baseada no método materialista dialético. Procurei, principalmente por meio do diálogo com a criança da primeira série, apreender qual é o seu lugar no Ensino Fundamental. A pesquisa indicou que a criança de seis anos exige uma educação diferente da que é propiciada pelo Ensino Fundamental e que ela tem buscado, de diversas formas, construir seu espaço.Downloads
Referências
BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. Trad. feita a partir do francês
por Maria Ermantina Galvão Gomes Pereira; revisão da trad. de Marina
Appenzeller. São Paulo: Martins Fontes, 1992a. (Coleção Ensino Superior).
__________. Marxismo e Filosofia de Linguagem. São Paulo: Hucitec, 1992
b.
LEONTIEV, Alexis N. O princípio Psicológico da brincadeira pré-escolar. In:
VIGOTSKII. L. S., LURIA, Alexander R.; LEONTIEV Alexis N. Linguagem
Desenvolvimento e Aprendizagem. Trad. de Maria da Penha Villalobos. 10.
ed. São Paulo: Ícone, 2006. (Coleção Educação Crítica).
__________. O desenvolvimento do psiquismo. Trad. de Rubens Eduardo
Frias. 2. ed. São Paulo: Centauro, 2004.
LURIA, Alexander R. O desenvolvimento da escrita da criança. In: VIGOTSKII.
L. S., LURIA, Alexander R. ; LEONTIEV Alexis N. Linguagem Desenvolvimento e Aprendizagem. Trad. de Maria da Penha Villalobos. 10. ed. São Paulo:
Ícone, 2006. (Coleção Educação Crítica).
LURIA, Alexander R.; LEONTIEV Alexis N.; VIGOTSKII. L. S. (et. al.). Psicologia
e pedagogia: bases psicológicas da aprendizagem e do desenvolvimento.
Trad. de Rubens Eduardo Frias. São Paulo: Ed. Moraes Ltda., 1991.
MARTINS, José de Souza (Org.). O Massacre dos inocentes: a criança sem
infância no Brasil. São Paulo: Hucitec, 1993.
GOIÂNIA, SME. Documentação referente à Experiência pedagógica em
Alfabetização, desenvolvida em todas as escolas da Rede Municipal de
Ensino, a partir de 1985. Goiânia, 1992. (documento xerocado, acervo da
SME).
VIGOTSKY, Lev. S.; LURIA, A. R.; LEONTIEV, A. N. Linguagem,
desenvolvimento e aprendizagem. Trad. Maria da Penha Villalobos. 10.
ed. São Paulo: Ícone, 2006. (Coleção Educação Crítica).
VYGOTSKY, Lev S. Psicologia Pedagógica. Trad. de Paulo Bezerra. São PauloSP: Martins Fontes, 2001a. (Coleção Psicologia e Pedagogia).
__________. A construção do pensamento e da linguagem. Trad. de Paulo
Bezerra. São Paulo-SP: Martins Fontes, 2001b. (Coleção Psicologia e
Pedagogia).
__________; LÚRIA, A. R.; LEONTIEV, A. Psicologia e pedagogia: bases
psicológicas da aprendizagem e do desenvolvimento. Trad. Rubens
Eduardo Frias. São Paulo: Ed. Moraes, 1991.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Licença CC-BY-NC
"Revista da Faculdade de Educação adota a licença Creative Commons BY-NC do tipo "Atribuição Não Comercial". Essa licença permite, exceto onde está identificado, que o usuário final remixe, adapte e crie a partir do seu trabalho para fins não comerciais, sob a condição de atribuir o devido crédito e da forma especificada pelo autor ou licenciante".