A ESCUTA DA CRIANÇA DE SEIS ANOS NO ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS EM GOIÂNIA

Autores

  • Sônia Santana da Costa

Palavras-chave:

criança, infância, ensino fundamental de nove anos.

Resumo

o presente artigo trata da pesquisa que resultou na tese de doutorado “Ensino fundamental de nove anos em Goiânia: o lugar da criança de seis anos, concepções e fundamentos sobre sua educação”. Investiguei o lugar da criança de seis anos no Ensino Fundamental de nove anos em uma escola da Rede Municipal de Goiânia. Desenvolvi uma pesquisa do tipo etnográfico baseada no método materialista dialético. Procurei, principalmente por meio do diálogo com a criança da primeira série, apreender qual é o seu lugar no Ensino Fundamental. A pesquisa indicou que a criança de seis anos exige uma educação diferente da que é propiciada pelo Ensino Fundamental e que ela tem buscado, de diversas formas, construir seu espaço.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. Trad. feita a partir do francês

por Maria Ermantina Galvão Gomes Pereira; revisão da trad. de Marina

Appenzeller. São Paulo: Martins Fontes, 1992a. (Coleção Ensino Superior).

__________. Marxismo e Filosofia de Linguagem. São Paulo: Hucitec, 1992

b.

LEONTIEV, Alexis N. O princípio Psicológico da brincadeira pré-escolar. In:

VIGOTSKII. L. S., LURIA, Alexander R.; LEONTIEV Alexis N. Linguagem

Desenvolvimento e Aprendizagem. Trad. de Maria da Penha Villalobos. 10.

ed. São Paulo: Ícone, 2006. (Coleção Educação Crítica).

__________. O desenvolvimento do psiquismo. Trad. de Rubens Eduardo

Frias. 2. ed. São Paulo: Centauro, 2004.

LURIA, Alexander R. O desenvolvimento da escrita da criança. In: VIGOTSKII.

L. S., LURIA, Alexander R. ; LEONTIEV Alexis N. Linguagem Desenvolvimento e Aprendizagem. Trad. de Maria da Penha Villalobos. 10. ed. São Paulo:

Ícone, 2006. (Coleção Educação Crítica).

LURIA, Alexander R.; LEONTIEV Alexis N.; VIGOTSKII. L. S. (et. al.). Psicologia

e pedagogia: bases psicológicas da aprendizagem e do desenvolvimento.

Trad. de Rubens Eduardo Frias. São Paulo: Ed. Moraes Ltda., 1991.

MARTINS, José de Souza (Org.). O Massacre dos inocentes: a criança sem

infância no Brasil. São Paulo: Hucitec, 1993.

GOIÂNIA, SME. Documentação referente à Experiência pedagógica em

Alfabetização, desenvolvida em todas as escolas da Rede Municipal de

Ensino, a partir de 1985. Goiânia, 1992. (documento xerocado, acervo da

SME).

VIGOTSKY, Lev. S.; LURIA, A. R.; LEONTIEV, A. N. Linguagem,

desenvolvimento e aprendizagem. Trad. Maria da Penha Villalobos. 10.

ed. São Paulo: Ícone, 2006. (Coleção Educação Crítica).

VYGOTSKY, Lev S. Psicologia Pedagógica. Trad. de Paulo Bezerra. São PauloSP: Martins Fontes, 2001a. (Coleção Psicologia e Pedagogia).

__________. A construção do pensamento e da linguagem. Trad. de Paulo

Bezerra. São Paulo-SP: Martins Fontes, 2001b. (Coleção Psicologia e

Pedagogia).

__________; LÚRIA, A. R.; LEONTIEV, A. Psicologia e pedagogia: bases

psicológicas da aprendizagem e do desenvolvimento. Trad. Rubens

Eduardo Frias. São Paulo: Ed. Moraes, 1991.

Downloads

Publicado

2019-09-27

Edição

Seção

ARTIGO

Como Citar

COSTA, Sônia Santana da. A ESCUTA DA CRIANÇA DE SEIS ANOS NO ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS EM GOIÂNIA. Revista da Faculdade de Educação, [S. l.], v. 15, n. 1, p. 11–27, 2019. Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3782. Acesso em: 6 mar. 2025.