OS PCN E AS CONCEPÇÕES DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA NA REDE MUNICIPAL DO RECIFE
Palavras-chave:
concepção, transposição didática, aprendizagem, construtivista.Resumo
Investiga-se os PCN de Matemática têm influenciado as concepções de ensino-aprendizagem dos professores de 3º e 4º ciclo de Matemática, das escolas públicas de ensino fundamental da rede municipal do Recife. O aporte teórico está fundamentado nas concepções de ensinoaprendizagem proposta por Weisz e na Teoria da Transposição Didática de Chevallard. A pesquisa foi realizada na aplicação de um questionário durante um encontro de formação continuada, promovido pela secretaria de educação municipal, e na análise de dois instrumentos presentes no cotidiano profissional dos professores: o livro didático e o diário de classe. As informações analisadas indicam que os PCN de Matemática têm influenciado suas práticas, ainda que de uma forma indireta, e que os instrumentos utilizados pelo professor em seu cotidiano são importantes mediadores nessa construção.Downloads
Referências
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática / Secretaria de
Educação Fundamental. Brasília: MEC/ SEF, 1998. 148p.
_______. Guia de livros didáticos PNLD 2008: Matemática / Ministério da
Educação. — Anos Finais do Ensino Fundamental. Brasília: MEC, 2007. 148p.
DANTE, Luiz Roberto. Tudo é Matemática: Ensino Fundamental: Livro do
Professor. São Paulo: Ática, 2006. 320p.
HAIDT, Regina. Curso de Didática Geral. São Paulo: Editora Ática, 2002.
p.
PAIS, Luiz Carlos. Didática da Matemática: uma análise da influência francesa. Belo Horizonte: Autêntica, 2002. 125p.
ROSA NETO, E. Didática da Matemática. São Paulo: Editora Ática, 2005.
p.
THOMPSON, A. Teachers Beliefs and Conceptions: a Systhesis of the Researsh. In GROUWS, D. A. Handbook of Researh in Mathematics Teaching
and Learning. New York: Macmillan, 1992. p.127-146.
WEISZ, T. O Diálogo entre o Ensino e a Aprendizagem. São Paulo: Editora
Ática, 2000.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Licença CC-BY-NC
"Revista da Faculdade de Educação adota a licença Creative Commons BY-NC do tipo "Atribuição Não Comercial". Essa licença permite, exceto onde está identificado, que o usuário final remixe, adapte e crie a partir do seu trabalho para fins não comerciais, sob a condição de atribuir o devido crédito e da forma especificada pelo autor ou licenciante".