TRABALHO, HISTÓRIA E SABERES TRADICIONAIS NO TERRITÓRIO CAIPIRA: FUNDAMENTOS E POSSIBILIDADES NA PERSPECTIVA DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA

Autores

  • Fábio Fernandes Villela

DOI:

https://doi.org/10.30681/2178-7476.2018.29.6380

Palavras-chave:

trabalho e educação, território rural noroeste paulista (SP), educação de jovens e adultos (EJA).

Resumo

O texto Trabalho, história e saberes tradicionais no território caipira: fundamentos e possibilidades na perspectiva da pedagogia histórico-crítica aborda a reorganização do trabalho educativo, a partir do projeto de ensino-pesquisa- -extensão intitulado: Cultura ambiental no território caipira: história e saberes tradicionais das mulheres do noroeste paulista. O objetivo geral do trabalho é a produção e sistematização de metodologias inovadoras de educação de jovens e adultos (EJA) na educação do campo. O projeto possui como objeto de estudo a história e os saberes tradicionais das mulheres do território caipira. O método de pesquisa utilizado é o qualitativo, apoiando-se na coleta de textos escritos dos participantes do projeto. Os resultados, apresentados neste artigo, são a elevação de escolaridade de jovens e adultos associada à qualificação social e profissional, possibilitando novas aprendizagens na região noroeste paulista.

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Acesso em 25 jan. 2017.

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Publicado

28/08/2019

Como Citar

Villela, F. F. (2019). TRABALHO, HISTÓRIA E SABERES TRADICIONAIS NO TERRITÓRIO CAIPIRA: FUNDAMENTOS E POSSIBILIDADES NA PERSPECTIVA DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA. Revista Da Faculdade De Educação, 29(1), 63–80. https://doi.org/10.30681/2178-7476.2018.29.6380

Edição

Seção

ARTIGO