A LIDERANÇA DO PROFESSOR: UMA ABORDAGEM SITUACIONAL

Autores

  • Lafayette Correa de Oliveira Junior
  • Fábio Luiz da Silva

Palavras-chave:

liderança situacional, gestão da sala de aula, formação de professores.

Resumo

Este artigo descreve os resultados de uma pesquisa que objetivou demonstrar a aplicabilidade do conceito de liderança situacional, buscando evidências de que sua utilização no contexto educacional possa facilitar as relações entre professores e alunos. Utilizou-se os conceitos de liderança situacional de Hersey e Blanchard (1986) e de gestão do comportamento e relacionamento de Bill Rogers (2008) que, associados a outros autores, permitiu analisar os dados obtidos na pesquisa. A pesquisa de campo configurou-se por meio da aplicação de questionário a 76 professores do ensino superior. Entre os resultados obtidos podemos destacar a posição da maioria dos professores pesquisados, para quem a liderança situacional pode ser um importante elemento para aperfeiçoar a gestão da sala de aula. Com os resultados obtidos pela pesquisa é possível indicar que será frutífero o uso do conceito de liderança situacional em outros estudos sobre o tema da gestão da sala de aula, em seus aspectos comportamentais e de relacionamento.

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Publicado

2019-09-27

Como Citar

JUNIOR, Lafayette Correa de Oliveira; SILVA, Fábio Luiz da. A LIDERANÇA DO PROFESSOR: UMA ABORDAGEM SITUACIONAL. Revista da Faculdade de Educação, [S. l.], v. 26, n. 2, p. 31–50, 2019. Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3929. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

ARTIGO