POLÍTICAS PÚBLICAS X REALIDADE SOCIAL: A (RE) CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE ENTRE OS ALUNOS DO PROEJA

Autores

  • Roberval Emerson Pizano
  • Josiane Magalhães

Palavras-chave:

PROEJA, identidade, políticas públicas

Resumo

O presente trabalho procura analisar algumas políticas públicas voltadas para a educação do trabalhador construindo uma discussão acerca das potencialidades de tais políticas, particularmente na constituição de identidades individuais. A pesquisa teve como sujeitos 61 alunos do Proeja do Instituto Federal de Mato Grosso - Campus Cáceres. Buscou-se identificar quem eram esses indivíduos, onde viviam, como construíam suas realidades e quais eram os aspectos sociais que definiam suas identidades. Verificou-se que as identidades se (re) constroem em um processo de exclusão social, onde as situações de ausência de oportunidades concretas para vivenciar trajetórias de sucesso contribuem para mais uma história de fracasso.

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Referências

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Publicado

2019-09-27

Como Citar

PIZANO, Roberval Emerson; MAGALHÃES, Josiane. POLÍTICAS PÚBLICAS X REALIDADE SOCIAL: A (RE) CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE ENTRE OS ALUNOS DO PROEJA. Revista da Faculdade de Educação, [S. l.], v. 22, n. 2, p. 139–152, 2019. Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3967. Acesso em: 27 fev. 2024.

Edição

Seção

ARTIGO