O Ensino remoto na educação básica na comunidade indígena Feijoal – Amazonas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30681/21787476.2022.37.8592

Palavras-chave:

Ensino, Ensino Remoto , Aprendizagem

Resumo

Este trabalho tem como objetivo averiguar como foi o atendimento aos alunos da comunidade Indígena Feijoal do município de Benjamin Constant – Amazonas, durante o período em que a escola foi obrigada a paralisar as suas atividades de ensino normal e adotou o ensino remoto, devido a pandemia da Covid-19. A modalidade escolhida pela secretaria de educação foi o atendimento através do Projeto Aula Via Rádio, desenvolvido a partir do ano de 2020, sendo que os alunos ouviam as aulas via rádio e acompanhavam com apostilas preparadas pela Secretaria de Educação. Buscamos através desta pesquisa compreender como foi a reação dos professores e das famílias diante de uma metodologia nunca antes praticada em uma escola indígena. Entre as principais dificuldades elencadas para a efetivação destas aulas está diretamente ligada as condições estruturais de acesso destas comunidades às tecnologias.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Franckson Carneiro Félix, Universidade do Estado de Mato Grosso

    Franckson Carneiro Felix

    Graduado em Geografia pela UEA. Especialista em História e Geografia pela FACIBRA. Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Ensino em Contexto Intercultural Indígena (PPGECII/UNEMAT)

  • Alceu Zoia, Universidade do Estado de Mato Grosso

    Alceu Zoia

    Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)

    Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEduUNEMAT)

     Programa de Pós-Graduação em Ensino em Contexto Intercultural Indígena (PPGECII/UNEMAT)

Referências

BRITO, Sávio Breno Pires et al. Pandemia da COVID-19: o maior desafio do século XXI. Vigilância Sanitária em Debate: Sociedade, Ciência & Tecnologia, v. 8, n. 2, p. 54-63, 2020.

CHARCZUK, Simone Bicca. Sustentar a Transferência no Ensino Remoto: docência em tempos de pandemia Educação & Realidade, Porto Alegre, v 45, 2020.

DE SÁ, Adrielle Lourenço; DO CARMO NARCISO, Ana Lucia; DO CARMO NARCISO, Luciana. Ensino Remoto em tempos de pandemia: os desafios enfrentados pelos professores. In: Anais do Encontro Virtual de Documentação em Software Livre e Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia Online. 2020.

OLIVEIRA, Edinaldo Aguiar de. Ensino remoto: o desafio na prática docente frente ao contexto da pandemia. Revista Educação Pública, v. 21, nº 28, 27 de julho de 2021. Disponível em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/21/28/ensino-remoto-o-desafio-na-pratica-docente-frente-ao-contexto-da-pandemia

ZOIA, A.; MENDES, M. Alguns aspectos da luta pela efetivação do direito à autodeterminação do povo indígena Paiter Suruí: a educação, a cultura e a terra. Revista da Faculdade de Educação, [S. l.], v. 33, n. 1, p. 247–268, 2020. DOI: 10.30681/21787476.2020.33.247268. Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/4794. Acesso em: 20 out. 2022.

Downloads

Publicado

2022-11-25

Edição

Seção

ARTIGO

Como Citar

CARNEIRO FÉLIX, Franckson; ZOIA, Alceu. O Ensino remoto na educação básica na comunidade indígena Feijoal – Amazonas. Revista da Faculdade de Educação, [S. l.], v. 37, n. 1, p. 85–92, 2022. DOI: 10.30681/21787476.2022.37.8592. Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/6584. Acesso em: 6 mar. 2025.