Recursos Humanos, Ações Sociais e Ambientais Evidenciados Através da Contabilidade Aplicada em uma Sociedade Cooperativa

Autores

  • JANNE CHAVES NUNES unemat
  • Vandersézar Casturino UNEMAT

Palavras-chave:

Contabilidade, Contabilidade Social, Balanço Social, Cooperativismo.

Resumo

A presente proposta de pesquisa tem por objetivo a elaboração de um Balanço Social que evidencie os recursos humanos, ações sociais e ambientais em uma sociedade cooperativa de crédito demonstrando de que forma a Contabilidade pode contribuir na mensuração dos gastos e das influências recebidas e transmitidas por uma Cooperativa quanto aos aspectos citados.
Para o desenvolvimento do trabalho, foram realizadas  pesquisas em referenciais teóricos a fim de fundamentar a pesquisa empírica. Posteriormente, foi realizada coleta de dados através de documentos, entrevista, e informativos para a aplicabilidade da pesquisa que vem seguida de análise de indicadores e possibilita a verificação da postura da entidade quanto aos recursos advindos da sociedade. O cooperativismo, doutrina que visa à renovação do social pelo econômico, embora sua origem seja de caráter essencialmente social, em conjunto com a aplicação da Contabilidade Social, torna a pesquisa relevante em virtude de que a postura de transparência possibilita a otimização de resultados, como o aumento do número de associados e consequentemente o número de benefícios, não apenas para estes que encontrarão no sistema cooperativo de crédito vantagens significativas, pois os ganhos serão percebidos por toda a sociedade. Nesse contexto, cabe destacar o Balanço Social como subsídio ao planejamento estratégico de uma sociedade cooperativa de crédito, agregando
valor à imagem institucional e compondo o rol de relatórios fornecidos pela Contabilidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

CRÚZIO, H. O. Como organizar e administrar uma cooperativa. 2. ed. Rio de janeiro: FGV, 2001.

GAWLAK, A.; RATZKE, F. Cooperativismo: primeiras lições. Brasília: Sescoop, 2004.

KROETZ, C. E. S.. Balanço social teoria e prática. São Paulo: Atlas, 2000.

MAIA, I. Cooperativa e prática democrática. São Paulo: Cortez, 1985.

Modelo de Balanço Social aplicado em Cooperativas Disponível em:<http://www.ibase.com.br>. Acesso em: 05 set. 2007.

NOBRE, S. L. C. Terceiro Setor: os recursos da solidariedade. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2004.

OLIVEIRA, D. P. R. Manual de gestão das cooperativas: uma abordagem prática. São Paulo: Atlas, 2001.

PADOVEZE, C. L. Controladoria estratégica e operacional: conceitos, estruturas, aplicação. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2003.

PAIVA, P. R.. Contabilidade Ambiental: evidenciação dos gastos ambientais com transparência focada na prevenção. São Paulo: Atlas, 2003.

RIBEIRO, M. S.. Contabilidade Ambiental. São Paulo: Saraiva, 2006.

SILVA, B. A.. Contabilidade e meio ambiente: considerações teóricas e práticas sobre o controle dos gastos ambientais. São Paulo: Annablume/Fapesp, 2003.

TINOCO, J. E. P.. Balanço social: uma abordagem da transparência e da responsabilidade pública das organizações. São Paulo: Atlas, 2001.

Downloads

Publicado

13/09/2012

Como Citar

NUNES, J. C., & Casturino, V. (2012). Recursos Humanos, Ações Sociais e Ambientais Evidenciados Através da Contabilidade Aplicada em uma Sociedade Cooperativa. Revista Contabilidade & Amazônia, 1(1). Recuperado de https://periodicos.unemat.br/index.php/rca/article/view/6598

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)