O CAMPO DE ESTUDOS SOBRE A CONTABILIDADE NA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO EM SINOP

Autores

  • Fernanda Josende Coan Unemat
  • Larissa Cubar UNEMAT
  • Thalysson Renan Bitencourt Machado UNEMAT

Palavras-chave:

Campo de estudos. Contabilidade. Ciências Contábeis.

Resumo

Em razão de o mercado de trabalho estar cada vez mais competitivo e tendo em vista a necessidade de uma boa formação profissional, o curso de Ciências Contábeis oferecido pela Universidade do Estado de Mato Grosso – Campus Universitário de Sinop, viu a necessidade de conhecer o campo de estudos do referido curso, possibilitando o conhecimento das disciplinas e as ferramentas nele exploradas. Esta pesquisa possibilitou conhecer o cenário da contabilidade na UNEMAT em Sinop/MT, tendo como objetivo de estudo a identificação e a análise da produção sobre a contabilidade no período de 2001 a 2011. Foi analisado 339 trabalhos de conclusão de curso nos quais foram identificadas as abordagens das disciplinas, ferramentas, metodologia e o tratamento dos dados de cada trabalho. Finalizou-se com a elaboração da agenda de pesquisa como sugestões de disciplinas e ferramentas nelas utilizadas, possibilitando que novas pesquisas em áreas pouco exploradas, baseadas nos trabalhos defendidos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, a qual é que mais se destacou no ENADE e possui disponível seu acervo digital, além de possuir uma revista científica conceituada. Com os resultados obtidos verifica-se a evolução do tratamento da contabilidade na UNEMAT em Sinop/MT e a variedade de assuntos ligados ao tema.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernanda Josende Coan, Unemat

Graduada em Ciencias Contábeis pela UFMT, mestre em Ciências Sociais pela UNISINOS, atua no departamento de ciências contábeis da UNEMAT.

Downloads

Publicado

28/02/2013

Como Citar

Coan, F. J., Cubar, L., & Machado, T. R. B. (2013). O CAMPO DE ESTUDOS SOBRE A CONTABILIDADE NA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO EM SINOP. Revista Contabilidade & Amazônia, 4(1), 19–33. Recuperado de https://periodicos.unemat.br/index.php/rca/article/view/6637